Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BIZINOTO, José Henrique | - |
dc.creator.ID | 63009870604 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3535212211301964 | por |
dc.contributor.advisor1 | MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira | - |
dc.contributor.advisor1ID | 27223568801 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6625047361725116 | por |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T18:50:48Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-04 | - |
dc.identifier.citation | BIZINOTO, José Henrique. Resolução de problemas de geometria métrica espacial com utilização da tecnologia da informação e comunicação. 2016. 87f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 . | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/888 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo propor uma atividade direcionada aos alunos do segundo ano do Ensino Médio, com a nalidade de ensinar alguns conceitos de Geometria Métrica Espacial, especi camente, calcular áreas e volumes de sólidos geométricos como as do cone, do cilindro, da esfera, da pirâmide e do prisma, com o auxílio das tecnologias, por meio do software GeoGebra. Para elaborarmos esta atividade, abordamos algumas tendências de ensinoaprendizagem da Matemática, com o enfoque, principalmente, na Resolução de Problemas e na Tecnologia da Informação e Comunicação. | por |
dc.description.abstract | This research has the goal of o ering an activity to second year high school pupils, aiming at teaching some Space Metric Geometry, and more speci cally, at calculating areas and volumes of geometric solids such as cones , cylinders, spheres, pyramids and prisms, with the aid of technologies, with the GeoGebra software. In order to perform the activity, some trends in Maths teaching were approached, with emphasis mainly on Problem Resolution and on Information technology and Communication. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/5998/Dissert%20Jos%c3%a9%20H%20Bizinoto.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | ALLEVATO, N. S. G. Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência, instituto de geociências e ciências exatas, Rio Claro, 2005. ARAÚJO, J. L.; PINTO, M. M. F.; LUZ, C. R. da; RIBEIRO, A. R. Efemeridades dos cenários para investigação em um episódio de sala de aula de Matemática com tecnologias. Zetetiké, Campinas, v. 16 n. 29, jan/jun. 2008, p. 7 - 40. ARAÚJO, P. B. Situações de aprendizagem: a circunferência, a mediatriz e uma abordagem com o GeoGebra. São Paulo, 2010 BASSANEZI, R. C. Modelagem matemática - Uma disciplina emergente nos programas de formação de professores. In: XXII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1999, Santos. Biomatemática IX. Campinas: IMECC, 1999. v. 9. p. 9-22. BORBA, M. C. Informática trará mudanças na educação brasileira? Zetetiké, Campinas, v. 4, n. 6, jul/dez. 1996, p. 123 - 134. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais - Matemática: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998, 148p. COSTA, F. J. M. da. Etnomatemática: metodologia, ferramenta ou, simplesmente, etnorrevolução? Zetetiké, Campinas, v. 22, n. 42, jul/dez. 2014, p. 181 - 196. DAMACENO, D. S. A Resolução de Problemas e os aspectos signi cativos da sua prática nas aulas de Matemática, VI EPCT, Campo Mourão, 2011. UFTM PROFMAT DAVID, M. M. M. S. As possibilidades de inovação no ensino-aprendizagem da Matemática elementar. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, jan./fev. 1995, p.56 - 66. FIORENTINI, D. e MIORIM, M. A. Uma re exão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Publicado no Boletim SBEM-SP, Ano 4, n. 7, 1996, p. 1 - 4. FLEMMING, D. M.; LUZ, E. F.; MELLO, A. C. C. de. Tendência em Educação Matemática: Disciplina na modalidade à distância. 2a edição - Palhoça: UnisulVirtual, 2005, 87 p. FREDERICO, F. T.; GIANOTO, D. E. P. Ensino de ciências e Matemática: utilização da informática e formação de professores. Zetetiké, Campinas, v. 22, n. 42, jul/dez. 2014, p. 63 - 88. GOMES, T. de A.; RODRIGUES, C. K. A Evolução das Tendências da Educação Matemática e o Enfoque da História da Matemática no Ensino. Revista de Educação, Ciências e Matemática v.4 n.3, set/dez. 2014, p. 57-67. MENDES, I. A. Matemática em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Natal: Flecha do tempo, 2006, 120 p. MIGUEL, A. As potencialidade pedagógicas da História da Matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké, Campinas, v. 5, n. 8, p. 73-105, jul./dez. 1997 MISKULIN, R. G. S. Re exões sobre as tendências atuais da Educação Matemática e da informática, cempem. unicamp, tese de doutorado. 1999, 32 p. MISKULIN, R. G. S. Identi cação e análise das dimensões que permeiam a tilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Matemática no contexto da formação de professores. Bolema, Rio Claro, v. 19, n. 26, 2006, p. 103 - 123. MURARI, C. Experienciando materiais manipulativos para o ensino a aprendizagem de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, dez. 2011, p. 187 - 211. NUNES, C.B. O Processo Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Geometria através da Resolução de Problemas: perspectivas didático-matemáticas na formação inicial de professores de Matemática. Rio Claro, 2010. 337 p. UFTM PROFMAT ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas re exões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004, p. 213 - 231. ONUCHIC, L. de la R. A resolução de problemas na Educação Matemática: onde estamos? E para onde iremos? Espaço pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, Jan/jun 2013, p.88 - 104. PENTEADO, M. G. Redes de Trabalhos: Expansão das Possibilidades da Informática na Educação Matemática da Escola Básica. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004, p. 283 - 295. PEREIRA, G. H. A. A Etnomatemática como valorização dos conhecimentos discentes: contexto e signi cação na Educação Matemática. 2008. 60 f. Monogra a (Licenciatura em Matemática)- Faculdade de Filoso a, Ciências e Letras do Alto São Francisco, Luz, 2008. PINTO, N. B. Marcas históricas da Matemática moderna no Brasil. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.5, n.16, 2005. POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspécto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araujo. Rio de Janeiro: interciência, 1995, 196 p. SEEMG, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais ? Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Conteúdo Básico Comum (CBC) de Matemática do Ensino Médio ? Exames Supletivos 2013 SKOSVMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia, Campinas, Papirus 2001, 160 p. SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001, 121 p. SIQUEIRA. R. A. N. de. Tendências da Educação Matemática na Formação de Professores. Ponta Grossa, 2007, 50 p. SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. Campinas, SP. Papirus, 2001. 148 p. UFTM PROFMAT SOARES. D. A. Educação Matemática Crítica: Contribuições para o Debate Teórico e seus Re exos nos Trabalhos Acadêmicos. São Paulo: PUC 2008, 157 p. VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação. Campinas, SP. Grá ca Central da UNICAMP, 1993 p. 1 - 23. ZORZAN, A. S. L. Ensino-aprendizagem: algumas tendências na Educação Matemática. R. Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 8, n. 10, Jun 2007, p. 77 - 93. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Resolução de problemas. | por |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação. | por |
dc.subject | Geometria métrica espacial. | por |
dc.subject | Problem resolution. | eng |
dc.subject | Information resolution and communication. | eng |
dc.subject | Space metric geometry. | eng |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.title | Resolução de problemas de geometria métrica espacial com utilização da tecnologia da informação e comunicação | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert José H Bizinoto.pdf | Dissert José H Bizinoto | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons