Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/890
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de ensino diferente do conceito de limite |
Autor(es): | MIRANDA, Warlisson Inácio de |
Primeiro Orientador: | SILVA, Flávio Molina da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | OTTOBONI, Rafael Rodrigo |
Resumo: | O presente trabalho retrata uma forma diferenciada de abordar o conceito de limites e suas propriedades, tendo em vista que muitos alunos tem dificuldades para assimilar cada conceito e aplica-los na resolução de exercícios ou em problemas práticos do dia-a- dia. Para que o objetivo deste trabalho fosse alcançado, utilizamos exemplos ludicos e que estao presentes no nosso cotidiano com o intuito de facilitar a compreensão dos conceitos e das propriedades de limites e para auxiliar no entendimento de conceitos mais abstratos. A geometria foi uma ferramenta primordial neste cenario, pois existem conceitos que geometricamente sao mais faceis de serem compreendidos quando comparado com o uso da algebra, por exemplo, o emprego de epsilon e delta na definição de limites. Mostramos tambem formas alternativas de abordar cada propriedade de limites sem fugir do rigor matematico e levando sempre a ideia de que o conceito de limite nao deve ser memorizado, ou ainda, as tecnicas de resolucao de limites nao sao necessarias quando se compreende todos os termos e propriedades que estao associadas a definicao. |
Abstract: | The present work presents a differentiated way of approaching the concept of limits and their properties, considering that many students have di culties assimilating each concept and apply them in the resolution of exercises or practical problems of the day to day. For the purpose of this work to be achieved, we use playful examples that are present in our daily life in order to facilitate the understanding of the concepts and properties of boundaries and to aid in the understanding of more abstract concepts, geometry was a primordial tool in this scenario, since there are concepts that are geometrically easier to understand when compared to the use of algebra, for example, the use of epsilon and delta in the de nition of limits. We also show alternative ways of approaching each boundary property without departing from mathematical rigor and always assuming that the boundary concept should not be memorized, or that limiting techniques are not necessary when one understands all terms and Properties that are associated with the setting. |
Palavras-chave: | Funções. Gráficos. Limites, Propriedades de limites. Functions. Graphs. Limits. Properties of limits. |
CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | MIRANDA, Warlisson Inácio de. Uma proposta de ensino diferente do conceito de limite. 2017. 94f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017 . |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/890 |
Data do documento: | 13-Jan-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Warlisson I Miranda.pdf | Dissert Warlisson I Miranda | 2,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons