Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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dc.creatorLIMA, Giselle Marcelino de-
dc.creator.ID07171922618por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1675520425043475por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Kássia Graciele dos-
dc.contributor.advisor1ID05897528660por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9680475824447820por
dc.date.accessioned2019-10-31T13:23:52Z-
dc.date.issued2019-07-19-
dc.identifier.citationLIMA, Giselle Marcelino de. Desenvolvimento de um aplicativo híbrido para projetar equipamentos de separação sólido-fluido no campo gravitacional e no campo centrífugo. 2019. 171f . Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/891-
dc.description.resumoNos últimos anos, têm crescido os debates em torno da inclusão de novas tecnologias à educação, em especial, os dispositivos móveis. Esta tecnologia, quando incluída no processo de ensino-aprendizagem permite o acesso ao conhecimento independentemente do ambiente educacional físico e torna uma ferramenta interessante para a compreensão de conteúdos disciplinares. No contexto das operações unitárias, em especial as separações sólido-fluido, os acadêmicos de engenharias, apresentam barreiras devido aos conceitos e expressões matemáticas envolvidos nos métodos de projetos de equipamentos, impedindo o desenvolvimento da capacidade crítica do profissional. Em busca por alternativas, o presente trabalho propôs desenvolver um aplicativo móvel com o intuito de projetar câmaras de poeiras, centrífugas tubulares, ciclones, elutriadores, hidrociclones e sedimentadores contínuos. A fim de definir métodos e equações utilizados nos estudos desses equipamentos foram consultadas as literaturas mais empregadas no ensino de operações unitárias. A validação do aplicativo considerou 17 estudos de casos, obtendo um desvio médio em torno de 1,3%. Conclui-se que a inclusão desta tecnologia agrega valores ao ambiente universitário e possibilitar aos graduandos maior construção de conhecimento individual, além de proporcionar aos profissionais da área uma ferramenta ágil para a execução do seu trabalho.por
dc.description.abstractRecently, there has been growing discussion about the inclusion of new technologies in the education, especially of the mobile devices. This technology, when included in teachinglearning process allows access to knowledge regardless of the physical educational environment and makes it na interesting tool for understanding disciplinary contents. In the context of the unit operations of solid-fluid separations, engenieering students have dificulties in mathematical concepts and assimilation of the equipament design methods preventing the development of the critical capacity of profissional. In the search for alternatives, a mobile aplication is proposed to design dust chambers, tubular centrifuges, cyclones, elutriators, hydrocyclones and settlers. The metods and equations of these devices were based on the most used literatures in the teaching of unit operations. To validate the application, we considered 17 case obtaining an average error of around 1.3%. It’s concluded that the inclusion of this technology would increase values to the school environment and enables students to build more individual knowledge, while besides allowing area profissionals to use the tool to assist in the execution of their job.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6047/Dissert%20Giselle%20M%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAplicativos móveis.por
dc.subjectAprendizagem móvel.por
dc.subjectProjeto de produto.por
dc.subjectEngenharia-estudo.por
dc.subjectEnsino.por
dc.subjectMobile apps.eng
dc.subjectMobile learning.eng
dc.subjectProduct design.eng
dc.subjectEngineering-study.eng
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpor
dc.titleDesenvolvimento de um aplicativo híbrido para projetar equipamentos de separação sólido-fluido no campo gravitacional e no campo centrífugopor
dc.typeDissertaçãopor
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