Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAMARAL, Elivana Aparecida do-
dc.creator.ID06200668655por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7195114387789833por
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Marinalva Vieira-
dc.contributor.advisor1ID38641020225por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8103443442362053por
dc.date.accessioned2019-10-31T13:26:08Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationAMARAL, Elivana Aparecida do. O ensino-aprendizagem da escrita-reescrita no 6. ano do ensino fundamental: estratégias de ação e reflexão. 2019. 108f . Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/892-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca desenvolver uma reflexão, a partir da realização de uma intervenção didática com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, sobre os significados da escrita reescrita na escola e das posições que o sujeito aluno pode assumir, quando impelido a produzir um texto. Delimitamos como focos específicos: ampliar os conhecimentos linguísticos dos alunos; mostrar as formas de adesão (ou não) dos alunos a uma proposta que tem a reescrita como condição necessária para realizar a escrita; identificar e analisar as ações linguísticas e produzir uma reflexão sobre as posições (de autoria ou não) assumidas pelos alunos. Importa esclarecer que esta pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado “Práticas de leitura e escrita de alunos do Brasil, Angola, Chile e Colômbia: produção de conhecimento e formação no ensino superior”, 1 que tem como objetivo, analisar a leitura e a escrita acadêmica de alunos de diferentes áreas, inseridos em contextos culturais diversos, com vistas a verificar traços definidores dessas produções e problematizar a universidade contemporânea, tanto como espaço de formação de sujeito produtor de conhecimento, quanto, consequentemente, como espaço de produção de conhecimento (BARBOSA, 2016). Para a fundamentação teórica buscamos as contribuições de Bakhtin (2006) sobre língua, linguagem e sujeito; as concepções d e texto, escrita e reescrita adotados por Geraldi (2008, 2013) e Fiad (2006) e as concepções de escrita e narrativa, tal como proposto por Belintane (2006). Nesta pesquisa, adotamos as concepções metodológicas do paradigma indiciário, de Ginzburg (1999), que permite interpretar os dados, não de maneira isolada, mas estabelecendo uma relação com outros dados. Este estudo foi desenvolvido em um contexto educacional, que envolve fatos ligados aos sujeitos e a linguagem que estão em constantes transformações, sendo assim, optamos por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo de natureza intervencionista, já que o pesquisador realiza uma intervenção no ambiente em que trabalha com intuito de melhorar a prática, constituindo se numa pesquisa ação. Ao desenvolver o trabalho, escolhemos como procedimento a aplicação de uma sequência de atividades baseada na proposta de Geraldi (2008) que seguiu as seguintes etapas: leitura e interpretação de textos, produção textual, análise das produções e reescrita do texto realizada pelos alunos. As atividades foram feitas em dois blocos: o primeiro consistiu nas atividades de leitura e interpretação textual do gênero conto popular seguido de uma proposta de produção textual. A partir daí, foram analisados os problemas que comprometiam a compreensão do texto para depois passarmos para o segundo bloco no qual realizamos atividades de análise s linguísticas. Após essas atividades os alunos reescreveram seus textos refletindo sobre os problemas ancorados nas produções.por
dc.description.abstractEsta investigación busca desarrollar una reflexión, a partir de la realización de una intervención didáctica con alumnos del 6º año de la Enseñanza Fundamental, sobre los significados de la escritura-reescritura en la escuela y de las posiciones que el sujeto-alumno puede asumir, cuando impulsado a producir un texto. Delimitamos como focos específicos: ampliar los conocimientos lingüísticos de los alumnos; mostrar las formas de adhesión (o no) de los alumnos a una propuesta que tiene la reescritura como condición necesaria para realizar la escritura; identificar y analizar las acciones lingüísticas y producir una reflexión sobre las posiciones (de autoría o no) asumidas por los alumnos. Es importante aclarar que esta investigación forma parte de un proyecto mayor titulado "Prácticas de lectura y escritura de alumnos de Brasil, Angola, Chile y Colombia: producción de conocimiento y formación en la enseñanza superior",1 que tiene como objetivo, analizar la lectura y la escritura académica de alumnos de diferentes áreas, insertados en contextos culturales diversos, con vistas a verificar trazos definidores de esas producciones y problematizar la universidad contemporánea, tanto como espacio de formación de sujeto productor de conocimiento, como, consecuentemente, como espacio de producción de conocimiento (BARBOSA, 2016). Para la fundamentación teórica buscamos las contribuciones de Bakhtin (2006) sobre lengua, lenguaje y sujeto; las concepciones de texto, escritura y reescritura adoptadas por Geraldi (2008, 2013) y Fiad (2006) y las concepciones de escritura y narrativa, tal como propuso Belintane (2006). En esta investigación, adoptamos las concepciones metodológicas del paradigma indiciario, de Ginzburg (1999), que permite interpretar los datos, no de manera aislada, sino estableciendo una relación con otros datos. Este estudio fue desarrollado en un contexto educativo, que involucra hechos vinculados a los sujetos y el lenguaje que están en constantes transformaciones, siendo así, optamos por realizar una investigación de cuño cualitativo de naturaleza intervencionista, ya que el investigador realiza una intervención en el ambiente en que se trabaja con el propósito de mejorar la práctica, constituyéndose en una investigación-acción. Al desarrollar el trabajo, elegimos como procedimiento la aplicación de una secuencia de actividades basada en la propuesta de Geraldi (2008) que siguió las siguientes etapas: lectura e interpretación de textos, producción textual, análisis de las producciones y reescritura del texto realizada por los alumnos. Las actividades se realizaron en dos bloques: el primero consistió en las actividades de lectura e interpretación textual del género cuento popular seguido de una propuesta de producción textual. A partir de ahí, se analizaron los problemas que comprometían la comprensión del texto para luego pasar al segundo bloque en el que realizamos actividades de análisis lingüístico. Después de esas actividades, los alumnos reescribieron sus textos reflexionando sobre los problemas anclados en las producciones.spa
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6049/Dissert%20Elivana%20A%20Amaral.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesAMORIM, Hortência Clara de. Mecanismos de textualização: abordagem no ensino e na avaliação. Belo Horizonte, 2015. Dissertação (Mestrado em Textualidade e Textualização da Língua Portuguesa) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2016. _________. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2013. BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal . Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins fontes, 2003. _________.(VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2009. BELINTANE, C. Oralidade e alfabetização: uma nova abordagem da alfabetização e do letramento. São Paulo: Editora Cortez, 2013. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 2010. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundame ntal. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB 11/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. CASCUDO, Luís Câmara. Contos tradicionais do Brasil . São Paulo: G lobal, 2014. CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto . São Paulo: Contexto, DE LA TORRE, Jorge Renón. Contos de Assombração, 4ª. ed. Coedição Latino-americana. São Paulo: Ática, 1988. DUARTE, Cristiane. Uma análise de procedimentos de l eitura baseada no paradigma indiciário. 1998, 167f. Dissertação de Mestrado em estudos da linguagem , Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, Campinas, 1998 ESTEBAN, M.P.S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Artmed , FIAD, Raquel Salek. Escrever é reescrever. Caderno do Professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. FRANCHI, Carlos. Criatividade e gramática . In: São Paulo. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP, 1991. GERALDI, João Wanderley. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Curricular. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul. dez. 2015. Disponível em: < http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/587> Acesso em: 13 jan. 2019. __________ __________. O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2008. __________ __________..Portos de passagemPortos de passagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013. GINZBURG, Carlo. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e históriaMitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia . São Paulo: Companhia das Letras, 1999. das Letras, 1999. GUIMARÃES, Maria Flora. O conto popular. In: CHIAPPINI, Lígia. GUIMARÃES, Maria Flora. O conto popular. In: CHIAPPINI, Lígia. Gêneros do discurso Gêneros do discurso na escola:na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação cienmito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, tífica. São Paulo: Cortez, 2003, p. 852003, p. 85--115. 115. HIGOUNET, Charles. História concisa da escrita. 10. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. JESUS, Conceição Aparecida de. Reescrita: para além da higienização. Campinas, 1995. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp. KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. MENDONÇA, Maria. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In:In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 199-226. POSSENTI, Sírio. Indícios de autoria. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 105-124, jan. 2002. ISSN 2175-795X. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10411>. Acesso em: 28 jul. 2019. ROJO, Roxane (org). A prática de linguagem em sala de aula: Praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000. RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2015. SANTOS, Tatiane Castro dos. O “novo” para o ensino da língua portuguesa na década de 1980: a constituição da disciplina escolar português. Letras & Letras, [S.l.], v. 29, n. 2, fev. 2014. ISSN 1981-5239. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25984/14270>. Acesso em: 21 out. 2018. SAVIANI, Demerval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores associados, 2007. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Conteúdo Básico Comum – Português (2014). Educação Básica - Ensino Fundamental (5a a 8a séries). SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002, p. 155-177. SILVA, Alexsandro; MORAIS, Artur Gomes de SILVA, Alexsandro; MORAIS, Artur Gomes de. . Ensinando ortografia na escola. In: Ensinando ortografia na escola. In: SILVA, A.; MORAIS, A. G. MELO, Kátia L. R. (orgs.). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscrita.por
dc.subjectReescrita.por
dc.subjectNarrativas.por
dc.subjectAlunos do ensino fundamental.por
dc.subjectEscrita.spa
dc.subjectReescritura.spa
dc.subjectNarrativas.spa
dc.subjectLos alumnos de la enseñanza fundamental.spa
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqLíngua-Portuguesapor
dc.titleO ensino-aprendizagem da escrita-reescrita no 6. ano do ensino fundamental: estratégias de ação e reflexãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Elivana A Amaral.pdfDissert Elivana A Amaral2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons