Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Elenice Israel da-
dc.creator.ID92169201653por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5058616411823378por
dc.contributor.advisor1FREIRE, Deolinda de Jesus-
dc.contributor.advisor1ID11677261897por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702107768835683por
dc.date.accessioned2019-11-01T16:33:06Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Elenice Israel da. Leitura literária e produção de texto no ambiente da biblioteca escolar. 2019. 159f . Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/894-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo apresentar e discutir o desenvolvimento de um caderno de atividades de intervenção com práticas de leitura, interpretação e produção de texto a partir da abordagem de gêneros literários no ambiente da biblioteca escolar. Para isso, inicialmente, elaboramos um questionário para avaliar o uso da biblioteca. A análise dos resultados foi o ponto de partida para a produção do caderno de atividades literárias no ambiente da biblioteca escolar, bem como para o início de um processo de valorização desse espaço a partir da conscientização dos alunos acerca de sua importância e da estruturação de seu espaço. O caderno de atividades destinou-se aos alunos do 7ª ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual de Uberaba-MG e teve como ponto de partida a leitura das obras literárias: “Chapeuzinho Vermelho”, nas versões de Charles Perrault e Irmãos Grimm; Chapeuzinho Vermelho – uma aventura borbulhante, de Lynn Roberts; “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe; e O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry. O estudo do corpus foi dividido, didaticamente, em três etapas. Na primeira, lemos as três versões do conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho” e abordamos a presença do maravilhoso nas narrativas e o conceito de ficção, além de discutirmos sobre assuntos delicados como abuso sexual e machismo. A produção escrita indicou que os alunos identificaram as principais diferenças entre as diferentes versões do conto, bem como estabeleceram relações temporais e culturais. Na segunda etapa, lemos o conto “O Gato Preto”. Nessa narrativa, foram discutidos temas como o alcoolismo e a violência. Na produção escrita, os alunos escreveram uma carta à personagem condenada à morte, em que expuseram seus argumentos sobre os crimes cometidos e sua condenação. Na última etapa, lemos O Pequeno Príncipe, uma obra que apresenta conteúdo profundo e filosófico, refletindo sobre o sentido da vida a partir das coisas simples. Além da leitura, dividida em capítulos, foram realizadas discussões, atividades de interpretação, produção de um livro pop-up, bem como atividades artísticas. O resultado foi satisfatório, pois os alunos se envolveram com as leituras, as atividades e principalmente com as ações de valorização da biblioteca, como reorganização do acervo e criação do cantinho da leitura. Ademais, a literatura nos permitiu discutir assuntos delicados e polêmicos presentes nas obras ficcionais levando-nos a refletir sobre nossa própria realidade.por
dc.description.abstractLa presente disertación tiene el objetivo de presentar y discutir el desarrollo de un cuaderno de actividades de intervención con prácticas de lectura, interpretación y producción de texto a partir del abordaje de géneros literarios en el ambiente de la biblioteca escolar. Para que eso sea posible, inicialmente, elaboramos un cuestionario para evaluar el uso de la biblioteca. El análisis de los resultados fue el punto de partida para la producción del cuaderno de actividades literarias en el ambiente de la biblioteca escolar, como también para el inicio de un proceso de valorización de este espacio a partir de la concientización de los alumnos acerca de su importancia y su restructuración. El cuaderno de actividades se destinó a los alumnos del 7º año de la Enseñanza Fundamental II de una escuela estadual de Uberaba-MG y se inició con la lectura de las obras literarias: “Caperucita Roja”, en las versiones de Charles Perrault y Hermanos Grimm; Caperucita Roja – una aventura burbujeante, de Lynn Roberts; “El Gato Negro”, de Edgar Allan Poe; y El Pequeño Príncipe, de Saint-Exupéry. El estudio del corpus fue dividido didácticamente en tres etapas. En la primera, leímos las tres versiones del cuento de hadas “Caperucita Roja” y abordamos la presencia de lo maravilloso en las narrativas y el concepto de ficción, además de discutir acerca de asuntos delicados como el abuso sexual y el machismo. La producción escrita indicó que los alumnos identificaron las principales diferencias entre las diferentes versiones del cuento y establecieron relaciones temporales y culturales. En la segunda etapa, leímos el cuento “El Gato Negro”. En esta narrativa fueron discutidos temas como el alcoholismo y la violencia. En la producción escrita los alumnos escribieron una carta al personaje condenado a la muerte para exponer sus argumentos sobre los crímenes cometidos y su condena. En la última etapa, leímos El Pequeño Príncipe, una obra que presenta tema profundo y filosófico, reflexionando sobre el sentido de la vida a partir de las cosas sencillas. Además de la lectura dividida en capítulos, fueron realizadas discusiones, actividades de interpretación, producción de un libro pop-up y actividades artísticas. El resultado fue satisfactorio, ya que los alumnos se involucraron con las lecturas, con las actividades y principalmente con las acciones de valorización de la biblioteca como reorganización del acervo y la creación del rincón de la lectura. Esta práctica literaria nos permitió discutir asuntos delicados y polémicos presentes en las obras ficcionales levándonos a reflexionar sobre nuestra propia realidad.spa
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6072/Dissert%20Elenice%20I%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGêneros literários.por
dc.subjectBiblioteca.por
dc.subjectLeitura.por
dc.subjectEscrita.por
dc.subjectProdução de textos.por
dc.subjectGéneros literarios.spa
dc.subjectBiblioteca.spa
dc.subjectLectura.spa
dc.subjectEscrita.por
dc.subjectProducción de textos.spa
dc.subject.cnpqLíngua Portuguesapor
dc.titleLeitura literária e produção de texto no ambiente da biblioteca escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
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