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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/894
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SILVA, Elenice Israel da | - |
dc.creator.ID | 92169201653 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5058616411823378 | por |
dc.contributor.advisor1 | FREIRE, Deolinda de Jesus | - |
dc.contributor.advisor1ID | 11677261897 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3702107768835683 | por |
dc.date.accessioned | 2019-11-01T16:33:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elenice Israel da. Leitura literária e produção de texto no ambiente da biblioteca escolar. 2019. 159f . Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 . | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/894 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objetivo apresentar e discutir o desenvolvimento de um caderno de atividades de intervenção com práticas de leitura, interpretação e produção de texto a partir da abordagem de gêneros literários no ambiente da biblioteca escolar. Para isso, inicialmente, elaboramos um questionário para avaliar o uso da biblioteca. A análise dos resultados foi o ponto de partida para a produção do caderno de atividades literárias no ambiente da biblioteca escolar, bem como para o início de um processo de valorização desse espaço a partir da conscientização dos alunos acerca de sua importância e da estruturação de seu espaço. O caderno de atividades destinou-se aos alunos do 7ª ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual de Uberaba-MG e teve como ponto de partida a leitura das obras literárias: “Chapeuzinho Vermelho”, nas versões de Charles Perrault e Irmãos Grimm; Chapeuzinho Vermelho – uma aventura borbulhante, de Lynn Roberts; “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe; e O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry. O estudo do corpus foi dividido, didaticamente, em três etapas. Na primeira, lemos as três versões do conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho” e abordamos a presença do maravilhoso nas narrativas e o conceito de ficção, além de discutirmos sobre assuntos delicados como abuso sexual e machismo. A produção escrita indicou que os alunos identificaram as principais diferenças entre as diferentes versões do conto, bem como estabeleceram relações temporais e culturais. Na segunda etapa, lemos o conto “O Gato Preto”. Nessa narrativa, foram discutidos temas como o alcoolismo e a violência. Na produção escrita, os alunos escreveram uma carta à personagem condenada à morte, em que expuseram seus argumentos sobre os crimes cometidos e sua condenação. Na última etapa, lemos O Pequeno Príncipe, uma obra que apresenta conteúdo profundo e filosófico, refletindo sobre o sentido da vida a partir das coisas simples. Além da leitura, dividida em capítulos, foram realizadas discussões, atividades de interpretação, produção de um livro pop-up, bem como atividades artísticas. O resultado foi satisfatório, pois os alunos se envolveram com as leituras, as atividades e principalmente com as ações de valorização da biblioteca, como reorganização do acervo e criação do cantinho da leitura. Ademais, a literatura nos permitiu discutir assuntos delicados e polêmicos presentes nas obras ficcionais levando-nos a refletir sobre nossa própria realidade. | por |
dc.description.abstract | La presente disertación tiene el objetivo de presentar y discutir el desarrollo de un cuaderno de actividades de intervención con prácticas de lectura, interpretación y producción de texto a partir del abordaje de géneros literarios en el ambiente de la biblioteca escolar. Para que eso sea posible, inicialmente, elaboramos un cuestionario para evaluar el uso de la biblioteca. El análisis de los resultados fue el punto de partida para la producción del cuaderno de actividades literarias en el ambiente de la biblioteca escolar, como también para el inicio de un proceso de valorización de este espacio a partir de la concientización de los alumnos acerca de su importancia y su restructuración. El cuaderno de actividades se destinó a los alumnos del 7º año de la Enseñanza Fundamental II de una escuela estadual de Uberaba-MG y se inició con la lectura de las obras literarias: “Caperucita Roja”, en las versiones de Charles Perrault y Hermanos Grimm; Caperucita Roja – una aventura burbujeante, de Lynn Roberts; “El Gato Negro”, de Edgar Allan Poe; y El Pequeño Príncipe, de Saint-Exupéry. El estudio del corpus fue dividido didácticamente en tres etapas. En la primera, leímos las tres versiones del cuento de hadas “Caperucita Roja” y abordamos la presencia de lo maravilloso en las narrativas y el concepto de ficción, además de discutir acerca de asuntos delicados como el abuso sexual y el machismo. La producción escrita indicó que los alumnos identificaron las principales diferencias entre las diferentes versiones del cuento y establecieron relaciones temporales y culturales. En la segunda etapa, leímos el cuento “El Gato Negro”. En esta narrativa fueron discutidos temas como el alcoholismo y la violencia. En la producción escrita los alumnos escribieron una carta al personaje condenado a la muerte para exponer sus argumentos sobre los crímenes cometidos y su condena. En la última etapa, leímos El Pequeño Príncipe, una obra que presenta tema profundo y filosófico, reflexionando sobre el sentido de la vida a partir de las cosas sencillas. Además de la lectura dividida en capítulos, fueron realizadas discusiones, actividades de interpretación, producción de un libro pop-up y actividades artísticas. El resultado fue satisfactorio, ya que los alumnos se involucraron con las lecturas, con las actividades y principalmente con las acciones de valorización de la biblioteca como reorganización del acervo y la creación del rincón de la lectura. Esta práctica literaria nos permitió discutir asuntos delicados y polémicos presentes en las obras ficcionales levándonos a reflexionar sobre nuestra propia realidad. | spa |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6072/Dissert%20Elenice%20I%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. BENJAMIN, W. Escavando e recordando. In: ______. Rua de mão única. 5. Ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995. p.239-40. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC _publicacao.pdf>. Acesso em: 07 out. 2017. BOSI, A. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1974. CAMPELLO, B (Org.). Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. CANDIDO, A. Vários escritos. 2.ed. rev. amp. São Paulo: Duas Cidades, 1995. _______. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 8.ed. Belo Horizonte; Rio de Janeiro: Itatiaia 1997. v.II. CASTRO, M. C. P. S. A biblioteca na escola plural. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, 1998, Belo Horizonte. Anais ...Belo Horizonte: UFMG, 1998. CHARTIER, R. A Leitura: entre a falta e o excesso. In: A aventura do livro: do leitor ao navegador - conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP, 1998. DIDO. J. C. Teoría de la Fábula. Espéculo: Revista de Estudios Literários. 2009 SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro, Editora Agir, 2009. Aquarelas do autor. 48ª edição / 49ª reimpressão. Tradução por Dom Marcos Barbosa. 93 páginas. FAILLA, Z. (Org.) Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Instituto Pró- Livro/Sextante, 2016. Disponível em: Acesso em: 26 de agosto 2017. FOUCAULT, M. O que é um autor? In: ______. Ditos e escritos III: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução de Inês Barbosa. Rio de Janeiro: Forense, 2011. GRIMM, Jacob & GRIMM, Wilhelm. Contos de Grimm. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 1999. KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002 LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística.Porto Alegre: Sagra, 1996. LEFFA, V. J. Fatores da compreensão na leitura. Cadernos do IL, 15(15),143-159. (2005 LISPECTOR. C. O Crime do Professor de Matemática. In Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro, Rocco, 1998. LOVECRAFT, H P. O horror sobrenatural na literatura. Tradução João Guilherme Linke. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987. MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003. MENDES, Mariza B. T. Em busca dos contos perdidos. O significado das funções femininas nos contos de Perrault. São Paulo: UNESP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000. MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 1994. MORO, E. L. S. (Org.). CONTEXTOS formativos e operacionais das bibliotecas escolares e públicas brasileiras. Brasília: Conselho Federal de Biblioteconomia, 2015. Disponível em: .http://repositorio.cfb.org.br/bitstream/123456789/587/3/LIVRO%20BIBLIOTECAS%20ESCOLARES.pdf Acesso em: 05 de ago. 2017 PERRAULT, Charles. Contos de Mamãe Gansa. Porto Alegre: Paraula, 1994. _____Contos de fadas. Trad. Monteiro Lobato. São Paulo: Editora Nacional, 2002 PIGLIA, R. Tesis sobre el cuento. In: ______. Formas breves. Barcelona: Anagrama, 2004. p. 73-86. POE, E. A. “O gato preto”. In _____. Histórias extraordinárias. Trad. Breno da Silveira e outros. São Paulo: Abril Cultural, p.39-51 ______. A filosofia da composição. In:______. Poemas e Ensaios, 2. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011. p. 20-32. SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro, Editora Agir, 2009. SILVA, E T. Biblioteca Escolar: da gênese à gestão. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 9. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto,1988. Página 133 - 145. SILVA, W.C. Miséria da biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2003. SOUZA, C. E. L. Entre as linhas do texto e o brilho da tela, uma rede e o leitor. 2009. xx f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Brasília, DF, 2009. ZAPPONE, M. H. Y. Modelos de letramento literário e ensino da literatura: problemas e perspectivas. Teoria e Prática da Educação, v. 03, p. 47-62, 2007. ZILBERMAM, Regina. Leitura Literária e outras leituras. Belo Horizonte CEALE; Autentica, 1999. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Gêneros literários. | por |
dc.subject | Biblioteca. | por |
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dc.subject | Géneros literarios. | spa |
dc.subject | Biblioteca. | spa |
dc.subject | Lectura. | spa |
dc.subject | Escrita. | por |
dc.subject | Producción de textos. | spa |
dc.subject.cnpq | Língua Portuguesa | por |
dc.title | Leitura literária e produção de texto no ambiente da biblioteca escolar | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
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