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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/897
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | ARAÚJO, Flávia Silva | - |
dc.creator.ID | 05678759620 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4249271401873370 | por |
dc.contributor.advisor1 | MORAIS, Carlos Francisco de | - |
dc.contributor.advisor1ID | 02212744803 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2323820110814784 | por |
dc.date.accessioned | 2019-11-01T19:39:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Flávia Silva. A formação de uma comunidade leitora em uma escola pública de Uberaba-MG. 2019. 114f . Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG . | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/897 | - |
dc.description.resumo | Em um cenário com tantos avanços e inovações tecnológicas que transformaram alguns comportamentos, é impossível não reconhecer que a leitura exerce um papel de grande valor. Por meio dela pode-se aguçar o senso crítico, impulsionar o aprendizado, fomentar a busca de liberdade, promover o desenvolvimento cognitivo, entre outras coisas. Entretanto, dados de pesquisas como Retratos da Leitura no Brasil apontam uma situação nada favorável e confirmam a premência de discussões acerca das práticas que se têm adotado em nossas escolas. Tal situação suscitou a pergunta de pesquisa: como o texto literário poderia desenvolver nos alunos o gosto pela leitura? Esse questionamento fez com que nos voltássemos para nossa própria prática e percebêssemos a necessidade de ações sistematizadas. Assim, enveredamos pelos caminhos do letramento literário e encontramos respaldo nas etapas da sequência básica descritas por Cosson (2018): motivação, introdução, leitura e interpretação. Nosso objetivo geral, a saber, formar e desenvolver uma comunidade leitora em uma turma de 6º ano de uma escola pública de Uberaba foi definido a partir dessa necessidade. Como objetivos específicos, este conteúdo se propôs a: a) criar e aplicar dinâmicas que possibilitem a ampliação das habilidades cognitivas e criativas do aluno; b) elaborar uma sequência didática a partir do método preconizado por Cosson (2018); c) estimular a produção de textos orais e escritos; d) possibilitar o afloramento de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; e) proporcionar ao indivíduo o desenvolvimento cognitivo e intelectual; f) avaliar o comprometimento nas dinâmicas e as produções dos alunos; g) propor estratégias que facilitem o desenvolvimento de comunidades leitoras. Desenvolvemos nossa fundamentação de acordo com os constructos teóricos de Candido (1988), Cosson (2014, 2018), Petit (2008), Zilberman (1986, 2008, 2008a), Zappone (2007), dentre outros. De natureza quanti-qualitativa, nossa pesquisa sistematizou a abordagem do texto literário com atividades variadas sobre o livro A ilha perdida. Os passos bem delineados contribuíram para despertar no aluno o gosto pela leitura e equiparam o professor de estratégias para abordar o texto literário com eficácia. | por |
dc.description.abstract | In a scenario with so many advances and technological innovations which have transformed some behaviors, it is impossible not to recognize how reading still plays a valuable and remarkable role. Through it, one can sharpen critical sense, boost learning, instigate the pursuit of freedom, promote cognitive development, among other things. Nevertheless, data from surveys as Retratos da Leitura no Brasil point to an unfavorable context and confirm the urgency of discussions on the practices that have perpetrated in our schools. Such a situation has raised a research question: How could the literary text develop in students a taste for reading? This questioning led us to turn to our own practice and realize the need for taking systematized actions. Thus, we go through the paths of literary literacy and find support in the stages of the basic sequence described by Cosson (2018): motivation, introduction, reading, and interpretation. Our general goal, namely to build and develop a reading community in a 6th grade class of a public school in Uberaba was established based on this need. As specific goals, this content aims to a) create and apply dynamics allowing the expansion of cognitive and creative abilities of the student; b) elaborate a didactic sequence from the method recommended by Cosson (2018); c) stimulate the production of oral and written texts; d) allow the flourish of emotions, the training of fantasy and imagination; e) provide to the individual cognitive and intellectual development; f) evaluate the commitment in the dynamics and the productions of the students; g) propose strategies to promote the development of reading communities. We develop our basis according to the theoretical constructs of Candido (1995), Cosson (2014, 2018), Petit (2008), Zilberman (1986, 2008a, 2008), Zappone (2007), amid others. Of quanti-qualitative nature our research systematized the approach of the literary text with varied activities on the book The lost island. The well-designed steps helped to awaken the student's liking for reading and prepare the teacher with strategies to approach the literary text effectively. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6076/Dissert%20Flavia%20S%20Araujo.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | AGUIAR, V. T. Leitura literária e escola. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; VERSIANI, Maria Zélia Machado (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed. 3. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 235-255 BOTO, C. Na Revolução Francesa, os princípios democráticos da escola pública, laica e gratuita: o relatório de Condorcet. Educ. Soc.[online]. 2003, vol.24, n.84, pp.735-762. BARBOSA, M. V. O lugar da teoria na prática de ensino de leitura e análise de textos. In. BARBOSA, Juliana Bertucci, BARBOSA, Marinalva Vieira (Orgs). Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. Campinas: Mercado das Letras, 2013. BEMVENUTI, A. et al. O Lúdico na Prática Pedagógica. Curitiba: Editora Intersaberes, 2013. 212 p. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, vol.1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 1988. CHARTIER, R. Comunidade de leitores. In: A ordem dos livros, leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Unb: 1999. COSSON, R. Letramento Literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018. _________. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014. DUPRÉ, M. J. A ilha perdida. 28. ed. São Paulo: Ática, 1975 FERREIRA, E. A. G. R. MATSUDA, A. A. O discurso narrativo em A Ilha Perdida, de Maria José Dupré e A Casa da Madrinha, de Lygia Bojunga. Curitiba: Revista de Letras, v. 19, n. 24, p. 115-131. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/viewFile/6029/3732> Acesso em: 28 dez. 2017. ISSN: 2179-5282 GAIGNOUX, A. de A. O texto literário na escola. Palimpsesto, Rio de Janeiro, n. 19, out - nov. 2014, pp. . 495-502. ,Disponível em: <http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num19/estudos/palimpsesto19estudos07.pdf> Acesso em: set. 2018. ISSN: 1809-3507 ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Krestschmer. São Paulo: Editora 34, 1999. MORAIS, C. F. de. Leitura de textos literários: para que e para quem? In. BARBOSA, Juliana Bertucci, BARBOSA, Marinalva Vieira (Orgs.). Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. Campinas: Mercado das Letras, 2013. OLIVEIRA, C. B. Evangelista de; ALVES, Paola Biasoli. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Ribeirão Preto: Paidéia, 2005. v. 15, n. 31, p. 227-238. PETIT, M. Os Jovens e a Leitura: Uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza – São Paulo: Ed. 34, 2008. RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL (2016). 4ª ed. São Paulo: Instituto Pró-livro, março 2016. SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004 SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 17-48 SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. SOUZA, R. J. COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-107. TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 3ª. Ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. TRIPP, D. Pesquisa ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set/dez. 2005. ZAPPONE, M. H. Y. Modelos de letramento literário e ensino da literatura: problemas e perspectivas. Teoria e Prática da Educação, v. 03, p. 47-62, 2007. ZILBERMAN, R. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, n. 14, dez. 2008.a Disponível em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376. _____________, R. A leitura na escola. In: _____. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. _____________, R. Recepção e leitura no horizonte da literatura. São Paulo: Ática, 1989. In: Alea: Estudos Neolatinos. vol.10, n. 1, Rio de Janeiro, Jan./Jun. 2008. ISSN 1517-106X. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.phppid=S1517106X2008000100006&script=sci_arttext&tlng=en> Acesso em: 25 jan. 2018. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Ensino de literatura. | por |
dc.subject | Leitura. | por |
dc.subject | Formação de leitores. | por |
dc.subject | Letramento literário. | por |
dc.subject | Literature teaching. | eng |
dc.subject | Reading. | eng |
dc.subject | Training of readers. | eng |
dc.subject | Literary literacy. | eng |
dc.subject.cnpq | Linguagem e letramentos. | por |
dc.title | A formação de uma comunidade leitora em uma escola pública de Uberaba-MG | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
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