Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
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dc.creatorOLIVEIRA, Leidiane de-
dc.creator.ID09926908624por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3379327682445843por
dc.contributor.advisor1CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava-
dc.contributor.advisor1ID26025675821por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1557592425715282por
dc.date.accessioned2019-11-01T19:39:51Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leidiane de. O estudo da prosódia por meio de atividades lúdicas no ensino fundamental II. 2019. 137f . Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/898-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca discorrer acerca da abordagem da modalidade oral da língua no âmbito escolar, procurando identificar, criar e propor estratégias de ensino que possibilitem que os alunos reflitam, observem e aprendam, de forma lúdica, a importância dos aspectos prosódicos para a oralidade em suas práticas discursiva dentro e fora da escola. Realizamos esta pesquisa com cerca de 20 alunos com idades entre 13 e 14 anos do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal na cidade de Uberaba. A pesquisa justifica-se pela necessidade de produzir atividades que sejam dirigidas para o ensino da oralidade no que se refere aos aspectos prosódicos. Para tanto, os objetivos desta investigação foram: observar aspectos prosódicos que são usados em diferentes gêneros orais no material didático adotado pela escola na qual realizamos nossa pesquisa; analisar as atividades do livro didático no que diz respeito à modalidade oral da língua, com relação à abordagem de aspectos prosódicos; promover estudos das nuances da linguagem no uso da língua, enfatizando aspectos prosódicos, por meio da proposição de atividades lúdicas. A presente dissertação está embasada nos seguintes teóricos: Brandi (1972), Bollela (2006), Cagliari (1992), Córdula (2016), Huizinga (1980), Marcuschi (2005) e Marcuschi (2010), Massini-Cagliari (2016), Massini-Cagliari e Cagliari (2006), Sommerhalder (2011), entre outros. Levando-se em consideração, a análise feita do material didático e a observação da necessidade de atividades que visem a sistematização do ensino da oralidade no âmbito escolar, apresentou-se um Plano de Intervenção que tinha como objetivo trabalhar, através de discussões acerca dos aspectos prosódicos, vídeos nos quais os alunos pudessem observar e analisar os aspectos prosódicos no âmbito da oralidade, além de ter como produto final esquetes teatrais criadas pelos próprios alunos com o intuito de mostrar a funcionalidade do aspecto prosódico velocidade de fala. Esta proposta é sugestão de atividades que podem ser aplicadas pelo professor como forma de trabalhar os aspectos prosódicos, e como consequência, contribuir para tornar melhor as práticas discursivas de nossos alunos.por
dc.description.abstractLa presente investigación busca discurrir acerca del abordaje de la modalidad oral de la lengua en el ámbito escolar, buscando identificar, crear y proponer estrategias de enseñanza que posibiliten que los alumnos reflexionen, observen y aprendan, de forma lúdica, la importancia de los aspectos prosódicos para la oralidad en sus prácticas discursivas dentro y fuera de la escuela. Llevamos a cabo com cerca de 20 alumnos com edad entre 13 y 14 años do 8ª de la enseñanza fundamental II de uma escuela municipal de la ciudad de Uberaba. La investigación se justifica por la necesidad de producir actividades que se dirijan a la enseñanza de la oralidad en lo que se refiere a los aspectos prosódicos. Para esto, los objetivos de esta investigación fueron: observar aspectos prosódicos que se utilizan en diferentes géneros orales en el material didáctico adoptado por la escuela en que realizamos nuestra investigación; analizar las actividades del libro didáctico en lo que se refiere a la modalidad oral de la lengua, con relación al abordaje de aspectos prosódicos; promover estudios de los matices del lenguaje en el uso de la lengua, enfatizando aspectos prosódicos, por medio de la proposición de actividades lúdicas. La presente investigación se centra en los siguientes teóricos: Brandi (1972), Bollela (2016), Cagliari (1992), Córdula (2016), Huizinga (1980), Marcuschi (2005) y Marcuschi (2010), Massini-Cagliari (2016), Massini-Cagliari y Cagliari (2006), Sommerhalder (2011), entre otros. El análisis realizado del material didáctico y la observación de la necesidad de actividades que visen la sistematización de la enseñanza de la oralidad en el ámbito escolar, se presentó una propuesta de intervención que tenía como objetivo trabajar, a través de discusiones acerca de los aspectos, en los que los alumnos pudieran observar y analizar los aspectos prosódicos en el ámbito de la oralidad, además de tener como producto final esquinas teatrales creadas por los propios alumnos con el propósito de mostrar la funcionalidad del aspecto prosódico velocidad de habla. Esta propuesta es una sugerencia de actividades que pueden ser aplicadas por el profesor como forma de trabajar los aspectos prosódicos, y como consecuencia, contribuir a hacer mejor las prácticas discursivas de nuestros alumnos.spa
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6078/Dissert%20Leidiane%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBOLLELA, M. F. F. P. A prosódia como instrumento de persuasão. In: LOUZADA, M. S. O; NASCIMENTO, E. M. F. S.; OLIVEIRA, M. R. M. (Orgs.). Processos enunciativos em diferentes linguagens. Franca: UNIFRAN, 2006. p. 113-128. (Coleção Mestrado em Linguística, 1). BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. 106 p. CAGLIARI, L. C. Prosódia: algumas funções dos supra-segmentos. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, n. 23, jul./dez. 1992. Acesso em: 18 jul. 2017, p. 137-151. CANAL PARAFERNALHA. Tipos de vendedores. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pqtB4_5rsh8.Parafernalha>.Acesso em jan. 2018. CANAL ANIMATUNES. Piada Tunes - Caipira e advogado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PE-HaK6gtWs&index=2&list=RDziy0py8hAUw>. Acesso em jan. 2018. CANAL DUBGAMES BR. Emojis: O Filme Trailer Dublado (PT-BR). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aUbCMqZ59DI>.Acesso em jan. 2018. ESCOLA, T. Estátua ABC. Disponível em: <http://www.teatronaescola.com/index.php/planeje-sua-aula/jogos-e- exerciciosteatrais/item/216-estatua-abc>. Acesso em: 19 jan.2019. FREIRE, R. Tech Tudo. Disponível em:<https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/entenda-diferenca-entre- smileyemoticon-e-emoji.html>. Acesso em: 28 ago.2018. GRIEBELER, J. Jogo das ações e da música. Disponível: <http://www.teatronaescola.com/index.php/planeje-sua-aula/jogos-e- exerciciosteatrais/item/75-jogo-das-acoes-e-da-musica>.Acesso em: 19 jan.2019. JEFF ARAÚJO. Rochele, a melhor.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IsvW0pzMF6Y>.Acesso em jan. 2018. MASSINI-CAGLIARI, G.; CAGLIARI, L. C. Fonética. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. v. 1, cap. 3, p.106-146. RUSSEF, J. Jogo do Aeroporto. Disponível em:<http://www.teatronaescola.com/index.php/planeje-sua-aula/jogos-e- exerciciosteatrais/item/73-jogo-do-aeroporto>. Acesso em: 19 jan.2019. SANT’ANNA,V. Textoteatro. Disponível em: <http://textosteatro.com/br/servico-bom- pracachorro-3m-1f/>. Acesso em 19 jan.2019. WALISSON, F. Serviço bom pra cachorro. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=R-hiUWl8awM>. Acesso em: 19 jan.2019. WIKHOW. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Criar-uma-Esquete>. Acesso em 10 nov.2018. WIKIPEDIA. Disponível em :<https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquete>. Acesso em 18 nov.2018.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectOralidade.por
dc.subjectEnsino de língua portuguesa.por
dc.subjectLúdico.por
dc.subjectProsódia.por
dc.subjectLivro didático.por
dc.subjectOralidad.spa
dc.subjectEnseñanza de inglés.spa
dc.subjectLúdico.spa
dc.subjectProsodia.spa
dc.subjectLibro didáctico.spa
dc.subject.cnpqLíngua Portuguesapor
dc.titleO estudo da prosódia por meio de atividades lúdicas no ensino fundamental IIpor
dc.typeDissertaçãopor
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