Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHOLANDA, André Alves de-
dc.creator.ID04929336694por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2509219293957964por
dc.contributor.advisor1ALÉSSIO, Osmar-
dc.contributor.advisor1ID10577500856por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1137362702013307por
dc.date.accessioned2019-12-18T17:59:40Z-
dc.date.issued2016-08-17-
dc.identifier.citationHOLANDA, André Alves de. Ferramenta latex/texto/botão do Geogebra no ensino de matemática. 2016. 179f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/931-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é utilizar algumas ferramentas do software livre Geogebra, versão 5.0.268.0-3D, para o ensino de matemática. Basicamente exploramos as ferramentas: texto dinâmico, latex e botão. As ferramentas textos e latex foram usadas para dar mais enfase nas características de uma função em forma de textos dinâmicos, tabelas dinâmicas, etc. A ferramenta botão foi usada para tornar visível somente textos, tabelas e gráficos de acordo com sua características, daí poderíamos evitar que a janela de visualização do Geogebra ficasse sobrecarregada de informações, mesmo que sejam importantes, porém não necessariamente todos ao mesmo tempo na janela de visualização. Juntando todas estas ferramentas, foi criado um jogo de quiz para verificar se os conceitos de gráficos de funções serão assimilados pelos alunos. Estas ferramentas enriquecem os recursos didáticos e, consequentemente, fornecem melhores resultados no que se refere ao processo ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to use some free software tools Geogebra, 5.0.268.0-3D version, for the teaching of mathematics. Basically we explore the tools: dynamic text, latex and button. The tools texts and latex were used to give more emphasis on the characteristics of a function in the form of dynamic texts, pivot tables, etc. The button tool was used to make visible only text, tables and graphs according to their characteristics, then we could prevent the viewing window of Geogebra stay overloaded with information, even if they are important, but not necessarily all at the same time in the window viewing. Putting all these tools, it created a quiz game to check if the function graphs of concepts will be assimilated by the students. These tools enrich the teaching resources and thus provide better results with regard to the learning process.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6270/Dissert%20Andre%20A%20Holanda.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de matemática.por
dc.subjectFunções.por
dc.subjectGeogebra.por
dc.subjectEducação básica.por
dc.subjectMathematics teaching.eng
dc.subjectFunction.eng
dc.subjectGeogebra.eng
dc.subjectElementary education.eng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleFerramenta latex/texto/botão do Geogebra no ensino de matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Andre A Holanda.pdfDissert Andre A Holanda7,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons