Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/93
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CASAGRANDE, Cleber Garcia | - |
dc.creator.ID | CPF:15627350806 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3769298289458064 | por |
dc.contributor.advisor1 | CAMPOS, Luiz Antonio Silva | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:11683767187 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5364849248453335 | por |
dc.date.accessioned | 2015-11-27T18:52:47Z | - |
dc.date.available | 2013-02-07 | - |
dc.date.issued | 2012-11-28 | - |
dc.identifier.citation | CASAGRANDE, Cleber Garcia. Ensino e aprendizagem dos esportes coletivos: análise dos métodos de ensino na cidade de Uberlândia-MG. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/93 | - |
dc.description.resumo | O esporte é, dentre as várias manifestações humanas, uma das maiores e mais importantes, com grande notoriedade em várias instâncias sociais. Sua abrangência recobre todas as camadas sociais e esferas do poder, e, ainda, variada faixa etária. Desta maneira, torna-se necessária uma visão multidimensional do esporte, não podendo analisá-lo apenas sob um viés; é preciso compreender sua complexidade que se dá em função de sua presença tanto em ambientes sociais públicos como em ambientes privados, a saber: praças, escolas, clubes, ruas, campinhos de várzea, grandes estádios, ginásios, quintais das casas, dentre outros. Em cada um desses locais, é possível perceber uma faceta deste fenômeno sociocultural, com práticas, objetivos e personagens diferentes. Analisar e compreender o processo de ensino e aprendizado nos esportes coletivos uma das vertentes do esporte foi, então, o que a pesquisa buscou, com base nas indagações: a) Quais métodos de ensino e aprendizagem de esportes coletivos existem formulados teoricamente e quais são aplicados nas escolas e nos clubes sociais esportivos? b) Existe diferenciação nos métodos de ensino e treinamento nos esportes coletivos nas escolas e nos clubes sociais e esportivos? Logo, o objetivo do presente estudo foi analisar e descrever os métodos de ensino e aprendizagem de esportes coletivos, estabelecendo uma correlação com o conhecimento e a aplicabilidade que professores e profissionais da cidade de Uberlândia-MG desenvolvem em suas atividades de ensino e aprendizagem para crianças e jovens. Uma investigação dessa natureza é necessária devido a razões históricas da existência de tensões entre os objetivos da Educação Física e sua prática metodológica. Com isso, o estudo investigou questões relativas ao ensino dos esportes coletivos, possibilitando não somente o desenvolvimento pedagógico da área de conhecimento dentro e fora do ambiente escolar, mas, pretendendo, sob novo enfoque, oferecer parcela de contribuição à toda comunidade interessada na realização do esporte. A pergunta de pesquisa que orientou a análise empreendida foi: Quais os métodos de ensino e aprendizagem são utilizados por professores e profissionais nas escolas e clubes sociais e esportivos na cidade de Uberlândia-MG? A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo exploratória descritiva. Em relação aos procedimentos, ela se caracterizou como bibliográfica, considerando que foi realizado um estudo detalhado sobre os métodos de ensino e aprendizagem dos esportes coletivos. Também se configurou como uma pesquisa de campo, considerando que foi realizado um levantamento de dados, por meio de questionário. O questionário foi aplicado a 50 professores e profissionais de Educação Física das escolas públicas e privadas e clubes sociais e esportivos do município de Uberlândia-MG. Considerando que o questionário apresentou questões abertas e questões fechadas, a tabulação dos dados foi realizada de duas formas: a) nas questões fechadas, os dados passaram por uma análise de estatística descritiva, para o levantamento de frequência e média para composição de um quadro de repostas e, posteriormente, a elaboração de um gráfico representativo dos resultados para interpretações; b) nas questões abertas, a tabulação foi realizada obedecendo a uma categorização de unidades de significado e a uma triangulação entre as ancoragens e os referenciais teóricos abordados. O levantamento bibliográfico das principais propostas metodológicas de ensino e aprendizagem nos esportes coletivos mostrou uma grande evolução nos conceitos e nos referenciais utilizados na base destas propostas. A pesquisa de campo apontou alguns resultados, a saber: i) os professores e profissionais da cidade de Uberlândia-MG, em sua maioria, não se utilizam de métodos ativos de ensino e aprendizagem nos esportes coletivos, conforme bibliografia; ii) não há diferenciação nos métodos, no que se refere ao local de atuação, seja na escola ou nos clubes sociais e esportivos. Portanto, a pesquisa aponta para a necessidade de se repensar o processo de formação inicial e continuada destes professores e profissionais, já que verificou uma inconstância destes na participação e na produção de novos conhecimentos. É preciso que o espaço de formação seja voltado aos aspectos teórico-práticos da atuação profissional. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/270/dissertacao%20descritores%20Cleber.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.title | Ensino e aprendizagem dos esportes coletivos: análise dos métodos de ensino na cidade de Uberlândia-MG | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao descritores Cleber.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.