Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/953
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RIOS, Fabíola Teixeira Araujo | - |
dc.creator.ID | 86087401687 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2508626604796142 | por |
dc.contributor.advisor1 | MOREIRA, Wagner Wey | - |
dc.contributor.advisor1ID | 48504556891 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5798244047692726 | por |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T18:45:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-22 | - |
dc.identifier.citation | RIOS, Fabíola Teixeira Araujo. Ação do professor do primeiro ano do ensino fundamental: o lugar da corporeidade, da motricidade e dos jogos. 2016. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 . | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/953 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar a ação dos professores do primeiro ano do Ensino Fundamental, observando o lugar da corporeidade, da motricidade e dos jogos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica trazendo à tona vários autores de referência na área do desenvolvimento infantil, corporeidade, motricidade, jogos, brinquedos e brincadeiras. Após a finalização dos estudos, foram realizadas observações das ações de três professores de uma escola pública estadual e três professores de uma escola particular durante seis encontros com cada sujeito, perfazendo um total de 36 encontros de, aproximadamente, duas horas cada. A fim de atingir o objetivo almejado, definiu-se por uma abordagem qualitativa em pesquisa, com base na análise do fenômeno situado. Para esta análise, alguns passos metodológicos foram seguidos, tais como: leituras das descrições espontâneas tentando compreender a linguagem e ações dos professores; construção das unidades de significado; análise do discurso individual (ideográfica); análise reflexiva em busca da estrutura essencial do fenômeno (nomotética). Após a reflexão do fenômeno, chegou-se à matriz nomotética com doze unidades de significado individual, contendo grandes pontos de convergências, sinalizando um padrão de ações que, na construção dos resultados determinou alguns pontos de atenção, a saber: questões relativas ao conteúdo programático e organização do trabalho pedagógico do primeiro ano do Ensino Fundamental em relação aos jogos; questões da corporeidade, da motricidade e do corpo disciplinado; bem como o tema relação professor e aluno. Na conclusão, com base na interpretação perspectival do fenômeno, foram salientados alguns pontos de ansiedade e levantados pontos de alerta aos professores desta fase de escolarização. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética, por meio do Parecer nº 1.343.986. | por |
dc.description.abstract | This paper have as its aim, to analyze the action of the first year teachers of elementary school, watching the place of the embodiment, the mobility and the games. It was done a bibliographic research bringing up several authors of reference in the field of child development, corporeality and motor skills, games, toys and plays. After the completion of the studies, it were carried out observations of the actions of three teachers of a public school and three teachers from a private school in the city of Araxá, MG, during six meetings with each subject, making a total of 36 meetings of approximately two hours each. In order to achieve the desired objective it was set a qualitative approach in research based on the analysis of the situated phenomenon. For this analysis some methodological steps were followed such as: readings of spontaneous descriptions trying to understand the actions and speeches of teachers; construction of units of meaning; analysis of individual speech; reflective analysis in the search of the essential structure of the phenomenon. After the reflection upon the phenomenon, it was reached to the nomothetic matrix, with twelve individual units of meaning with great convergence points signaling a pattern of actions that in the construction of the results determines some concerns with issues of the programmatic content and organization of the pedagogical work of the first year of elementary school in relation to the games, issues of embodiment, the motricity and disciplined body, as well as the issues of the relationship between teacher and student. In the conclusion, based on the interpretation from the perspective of the problem, some concerns and alerts were raised to teachers in this school phase. This study was approved by the Ethics Committee with the number: 1.343.986. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6441/Dissert%20Fabiola%20T%20A%20Rios.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.relation.references | ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. 2009. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso em 23 de fevereiro de 2015. ALVES, F. D.; SOMMERHALDER,A. Jogo e a Educação da Infância muito prazer em aprender.Curitiba: CRV, 2011. ALVES, F. D. O lúdico e a educação escolarizada da criança: uma história de desencontros. 2008. Tese (Doutorado em Educação Escolar) Universidade Estadual Paulista. Araraquara: São Paulo. 213p. ARAXÁ. Inspetoria de Educação. Escola Pública. Projeto Político Pedagógico, Triênio 2013/2015. ARAXÁ. Inspetoria de Educação. Escola Particular. Projeto Político Pedagógico, Triênio 2013/2015. ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981. ARROYO, M. Os movimentos sociais e a construção da concepção e prática da Educação Básica Universal (Minicurso). In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23, 2000, Caxambu. Notas. ARRUDA, M. Crescimento, desenvolvimento e aptidão física. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR: DEPENDÊNCIA QUÍMICA, SAÚDE E RESPONSABILIDADE SOCIAL; EDUCANDO E TRANSFORMANDO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Campinas, 03-04 nov. 2008. Anais Campinas: UNICAMP, 2008. ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação: epistemologia e didática. Piracicaba: Unimep, 1998. ASSMANN, H. Paradigmas Educacionais e Corporeidade. 3. ed. Piracicaba: Unimep, 1995. BACHA, M. N. A Arte de formar: o feminino, o infantil e o epistemológico. Petrópolis: Vozes, 2002. BARANITA, I. M. C. A importância do jogo no desenvolvimento da criança.2012.Dissertação( Mestrado em Ciência da Educação). Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Lisboa. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/3254/Dissertacao.pdf?sequence=1.Acesso em 29 de maio de 2015. BARBATO, S. B. Integração de crianças de 6 anos ao Ensino Fundamental. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. BARBOSA, M. C. S. O ensino obrigatório aos 6 anos e sua ampliação para 9 anos trará vantagens ou não aos alunos? Revista Pátio, p. 50-53, Fev/Abr 2006. BASSEDAS, E; HUGUET, T; SOLÉ, I. Aprender e ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: ARTMED,1999. BICUDO M.A.V. Sobre a fenomenologia. In: Bicudo A, Espósito VHC (Org.). Pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: UNIMEP, 1994:15-22. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, volume: 1 e 2. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ampliação do ensino fundamental para nove anos: 3º relatório do programa / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC/SEF, 2006. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2007. Brasília. BROUGÈRE,G. Jogo e educação.Porto Alegre: Artes Médica,2003. CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1999. CAPALBO C. Fenomenologia e ciências humanas. Rio de Janeiro: Z. Ozon, 2005. CARMO JÚNIOR, W. do. Dimensões filosóficas da educação física. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan, 2005. CASSIMIRO, E. S.; GALDINO, F. F. S.; SÁ, G. M. As concepções de corpo construídas ao longo da história ocidental: da Grécia antiga à contemporaneidade. Revista Eletrônica Printby <http:// www.ufsj.edu.br/revistalable>Metávoia. São João del-Rei-MG, n.14, 2012. COUTINHO, M. T. da C. e MOREIRA, M. Psicologia da Educação: Um estudo dos processos psicológicos de Desenvolvimento e Aprendizagem Humanos, voltados para a Educação. Belo Horizonte: Editora Lê, 2006. DALBÉRIO, O.; Dalbério, M. C. B. Metodologia Cientìfica: Desafios e Caminhos. São Paulo: Paulus, 2009. ( Coleção Educação Superior) DE MARCO, A. Educação Física e Desenvolvimento Humano. In: Ademir de Marco. (Org). Educação Física: Cultura e Sociedade. Campinas/SP: Papirus, 2006. DE MARCO, A. Crescimento e desenvolvimento Infantil. Revista Marckenzie de Educação Física e Esporte, 2010, p.18-20. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2831/2507> Acesso em: 16 de outubro de 2014. FORGHIERI Y.C. Psicologia fenomenológica: fundamentos, métodos e pesquisas. São Paulo: Pioneira, 1993. FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis - RJ: Vozes, 2008. FREIRE, J. B. De corpo e alma: o discurso da Motricidade. São Paulo: Sumus,1991. __________. Educação como prática corporal / João Batista Freire, Alcides José Scaglia – SãoPaulo: Scipione, 2010. __________. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Editora Scipione, 1994. FREIRE, P. A educação na cidade. 7 ed. São Paulo:Cortez, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREITAS, G. G. de. O esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. Ijuí: Editora Unijuí, 2004. FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 2004. GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. - Petrópolis, RJ : Vozes, 1995. - (Educação e conhecimento) GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999. GARANHANI, M. C. A educação Física na Educação Infantil: uma proposta em construção. In: FILHO, N. F de A; SCHNEIDER, O (Orgs). Educação física para a educação infantil: conhecimento e especificidade. São Cristóvão: UFS, 2008. p. 123-142. GARNICA, A. V. M. Some notes on qualitative research and phenomenology. Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, 1997. GESSEL, A. L. A criança dos 5 aos 10 anos. Martins Fontes, São Paulo: 1998. GIORGI, A; A psicologia como ciência humana: uma abordagem de base fenomenológica. Belo Horizonte: Interlivros. 1978. GOLIN,C.H. Uma experiência de ensino e aprendizagem na formação do professor de Educação Física.In: Manuel Pacheco Neto(org.) Educação Física, corporeidade e saúde.Dourados-MS:Editora UFGD.2012.p.173-193. GONÇALVES, A. S; AZEVEDO, A. A. de. A re-significação do corpo pela Educação Física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Revista Pensar a prática, Universidade Federal de Goiás, v.10, n.2, 2007. GONÇALVES, M. A. S. Sentir, Pensar, Agir corporeidade e educação.São Paulo: Papirus, 2011. GONÇALVES. C & MARTINATTI. C. Olhares: Onde estás que não te encontro? Ludicidade e corporeidade no fazer educativo. Londrina: ULBRA, 2009. HUSSERL E. Investigações lógicas: sexta investigação (elementos de uma elucidação fenomenológica do conhecimento). São Paulo: Nova Cultural, 1988: 184p. JUNIOR V. P. da S. O jogo na infância: tensões, reflexões e ações. In: In: PACHECO NETO, M. (org.) Educação Física, Corporeidade e Saúde.Dourados-MS: Ed.UFGD. 2012. p.193-223. KISHIMOTO, T. M. O Brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneira, 2002. KISHIMOTO, T. M.(org.) Jogos, brinquedo, brincadeira e educação.11 ed. São Paulo: Cortez, 2008. KOYNIAK FILHO, C. Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sciarttext&pid=S14159520100205 > Acesso em 13 de maio de 2015 KRAEMER, M. L. Quando brincar é aprender. São Paulo: Edições Loyola, 2007. KUHLMANN JÚNIOR M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 2.ed.Porto Alegre: Mediação, 2001. LE BOULCH; J. O Desenvolvimento Psicomotor do nascimento até 6 anos: a psicocinética na idade pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. LOPES, J. Jean Piaget. Nova Escola. Ano. XI, n. 95, ago. 1996. MACEDO, L. Jogar para viver e conhecer. Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/jogar-viver conhecer-613315.shtml Acesso em: 16 de maio de 2015. MACEDO, L. Ensaios Construtivistas. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. MALINA, R. M. Physical growth and biological maturation of young atheletes. Exer Sport Sci Rev, v. 22, p. 389-433, 1994 MALINA, R. M.; BOUCHARD, C. Atividade física do atleta jovem: do crescimento à maturação. São Paulo: Roca, 2002. MARCELLINO, N.C. Estudos do Lazer; uma introdução. Campinas, SP: Autores associados, 2000. MAHONEY, A. et al. Henri Wallon - Psicologia e educação.São Paulo: Edições Loyola, 2000. MARTINS,J; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia : fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Centauro, 2005. MEDINA, João Paulo S. A educação física cuida do corpo... e ‗mente‘.2.ed. Campinas, SP: Papirus, 1989 MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto R.De Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999. MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 2.197, de 26 de outubro de 2012. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais. Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte. MORAIS, Regis de. O que é ensinar. São Paulo: EPU, 1986. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. Da Silva e Jeanne Sawaya. 2 ed. Rev. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2011. MOREIRA, W. W. A ação do professor de Educação Física na escola: uma abordagem fenomenológica. Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP. 1995. MOREIRA, W. W. Perspectivas da educação motora na escola. In: DE MARCO, Ademir (org.). Pensando a educação motora. Campinas: Papirus, 1996. MOREIRA, W.W. Croniquetas: um retrato 3x4. Piracicaba: Gráfica UNIMEP, 2003. MOREIRA, W.W.; SIMÕES, R.M.R, Educação Física, corporeidade e motricidade: criação de hábitos para a educação e para a pesquisa. In De Marco, A., (org)., Educação Física: Cultura e Sociedade – Campinas, SP, p. 71 - 85, 2006. MOREIRA, W.W.; SIMÕES, R.; PORTO, E. Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. R. Bras. Ci e Mov. 2005; p.107-114. MOREIRA, W.W; NOBREGA, T. P. Fenomenologia, educação física, desporto e motricidade: convergências necessárias. Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 349-360, jul./dez. 2008. NISTA-PICCOLO, V. L.; MOREIRA, W. W. Corpo em movimento na Educação Infantil. São Paulo. Editora: Cortez, 2012. NÓBREGA, T. P. Uma Fenomenologia do Corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010. (Coleção Contextos da Ciência ). OLIVIER, G. G. F. Um olhar sobre o esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. 1995. Tese (Mestrado em Educação Motora da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas). Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000095484 Acesso em junho. 2014. OLIVIER, G.G.F. Lúdico e escola: entre a obrigação e o prazer. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lúdico, educação e educação física. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. p.15-24. OLIVEIRA, M. K. Três questões sobre desenvolvimento conceitual. In: OLIVEIRA, M. B.; OLIVEIRA, M. K. (org.).Investigações cognitivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. p. 55-64. OLIVEIRA; M.K. Vigotsky e o processo de formação de conceitos. In: LA TAILLE, Y.;OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vigotskii, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.São Paulo: Sumus. 1994. p. 23-34. OLIVEIRA, V. B. de (Org.).O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. PACHECO NETO, M.(org.) Educação Física, corporeidade e saúde. Dourados: Ed. UFGD, 2012. PALACIOS, J. : Desarrollo psicológico desde el nascimento a los seis años. Universidad de Sevilla. Documento interno publicado, 1991. PEREIRA, L. P; SILVA, W. V. A corporeidade e o processo de formação integral do indivíduo: uma análise dos cursos de Educação Física e de Pedagogia. In: Revista Vertentes, São João Del-Rei, n. 31, p. 52-64, 2008. PIAGET, J.A linguagem e o pensamento da criança. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1989. 212p. (Psicologia e Pedagogia). PIAGET, J. A Formação do Símbolo na criança. Editora: Livros Técnicos e Científicos. 1990. RABELLO, E. e PASSOS, J. S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE IBES - Instituto Brasileiro de Educação e Saúde Curso de Licenciatura Plena em Educação Física. Brasilia:DF, 2012. RAPPAPORT, C. R. et al. Psicologia do desenvolvimento: A idade pré- escolar.V.3; São Paulo: EUP, 2009. ROSA, S.S da. Brincar, conhecer, ensinar. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 118p. (Coleção Questões da Nossa Época; v.68) ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Tradução Roberto Leal Ferreira. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. SANTIN, S. Perspectivas na visão da corporeidade. In: MOREIRA, W. W. (Org) Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Papirus,1993. SEBASTIANI, M. T. Fundamentos teóricos e Metodológicos da Educação Infantil. Curitiba: IESDE, 2009. SERGIO, M. Alguns olhares sobre o corpo. Lisboa: Instituto Piaget, 2003 (Coleção Epistemologia e Sociedade). SERGIO, M. Educação motora: o ramo pedagógico da ciência da motricidade humana. In: DE MARCO, Ademir (org.). Pensando a educação motora. Campinas: Papirus, 1995. SÉRGIO, M. et al. O sentido e a Acção. Lisboa:Editora Piaget: Coleção Epistemologia e Sociedade. 1999. SILVA, A. K.A.da; Pensamento, linguagem e aprendizagem: algumas reflexões sobre a teoria vigotskiana. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/GT.3_GT.4/2_Andr%C3%A9ia%20Kelly%20Ara%C3%BAjo%20da%20Silva.pdf Acesso em 12 de junho de 2015. SIMÕES, R.M.R. Do corpo no tempo ao tempo do corpo: a ciência e a formação em Educação Física. 1998.328f. Tese (Doutorado em Educação Física) Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1998. SIMÕES, R.M.R.; NISTA-PICCOLO V. Corporeidade e motricidade humana na educação física:uma possibilidade de transcendência para a área. In:NETO, M.P.(Org.) Educação Física, Corporeidade e Saúde. Dourados: UFGD, 2012. SOMMERHALDER,A.; ALVES, F. D.;.Jogo e a Educação da Infância muito prazer em aprender Curitiba: CRV.2011. TROVÃO DO ROSÁRIO, A. A motricidade humana e a educação. In: SERGIO, M. et al. O sentido e a acção. Lisboa: Instituto Piaget, 1999 UJIIE, N. T. Brincar, brinquedos e suas significações. ANALECTA Guarapuava, Paraná v.9 nº 1 p. 51-59 jan./jun. 2008. VASCONCELLOS V. M. R. Marcos Teóricos da Compreensão do Desenvolvimento da Criança Pequena. RJ. 2011. Disponível em: < https://docs.google.com/document/d/1RGBLxEmyPwLwdZnHVvUaCvBWAZqiKTjvljQnL915z98/edit?hl=pt_BR&pli=1> Acesso em: 11 de Fevereiro de 2015. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social de Mente. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989. WALLON, H. Fundamentos metafísicos ou fundamentos dialéticos da personalidade, IN: Objetivos e métodos da psicologia. Lisboa: Editorial Estampa, 1975a. _________A importância do movimento no desenvolvimento psicológico da criança, IN: Psicologia e educação da infância. Lisboa, Ed. Estampa, 1975b. _________A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007 (Coleção Psicologia e Pedagogia). WAJSHOP, G. O brincar na educação infantil. Caderno de Pesquisa, São Paulo. 1995. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Corporeidade. | por |
dc.subject | Motricidade. | por |
dc.subject | Jogos. | por |
dc.subject | Ação de Professores. | por |
dc.subject | Embodiment. | eng |
dc.subject | Motricity. | eng |
dc.subject | Games. | eng |
dc.subject | Teacher action. | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.title | Ação do professor do primeiro ano do ensino fundamental: o lugar da corporeidade, da motricidade e dos jogos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Fabiola T A Rios.pdf | Dissert Fabiola T A Rios | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons