Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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dc.creatorSANTOS, Jussara Gabriel-
dc.creator.ID08968145644por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440024998042186por
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri-
dc.contributor.advisor1ID45962022653por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5662197248196394por
dc.date.accessioned2020-02-11T20:22:20Z-
dc.date.issued2016-02-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Jussara Gabriel. Desenvolvimento profissional docente para as tecnologias de informação e comunicação. 2016. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/958-
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na linha de pesquisa ―Formação de professores e cultura digital‖. Nela aborda-se o desenvolvimento profissional docente a partir do curso ―Google Drive como ferramenta pedagógica: aprendizagem colaborativa‖ promovido pelo centro de referência de formação continuada de professores da rede pública do município de Uberlândia-MG, Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE), oferecido no primeiro semestre do ano de 2015. Buscou-se analisar o processo de desenvolvimento profissional dos docentes para a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) através da análise e descrição da proposta do curso, das dimensões de desenvolvimento profissional e da verificação das contribuições concretas do curso para os docentes. Participaram desta pesquisa três docentes do Ensino Fundamental da rede pública de Uberlândia inscritos no curso, que cursaram os dois meses da formação. Os participantes envolvidos passaram por um período de dois meses de observação, responderam um questionário no início e no final do curso para expor as suas expectativas e avaliar o seu aproveitamento no referido curso, foram submetidos a uma entrevista a distância por meio da ferramenta Hangout e houve também a análise do projeto do curso e das produções elaboradas por eles (as). Os dados foram analisados, tratados qualitativamente através da análise de conteúdo temática e mostraram que o curso contribuiu para se pensar em um trabalho colaborativo, coletivo e compartilhado com as tecnologias, na utilização de novos materiais didáticos, na possibilidade de inclusão digital dos docentes e transformações na prática pedagógica e nas concepções de ensino-aprendizagem. Porém, a não atenção para a fase / atuação profissional dos docentes, a uma formação voltada para o letramento midiático e as condições objetivas de trabalho limitou o desenvolvimento profissional sobre a temática.por
dc.description.abstractThis dissertation was developed for conclusion of the course of Post Graduation in Education – Master degree – at Federal University of Triângulo Mineiro, in the search line ―Teacher education and digital culture‖. In this dissertation we discuss about professional teacher development from the course ―Google Drive as a pedagogical tool : colaborative learning‖ promoted by the reference center of continuing teacher formation for public network of Uberlândia-MG city, Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE), offered in the first semester of 2015. We analysed the process of professional teacher development concerning to the utilisation of both information and communication technologies (CIT) by analysing and description of the course purpose, of the dimensions of professional development and of the verification of concrete contributions of the course to teachers. Have participated of this research three teachers from Fundamental Education of public network of Uberlândia who were subscribed in the course, who frequented the two months of formation. Participants involved were observed during two months, they answered a questionnaire in the beggining and in the end of the course to expose their expectatives and to evaluate their profit on this referred course, they were submitted to an interview by distance by the Hangout tool and also it was analysed the project of the course and these teachers productions in the course. Data were analysed, treated qualificatively by analysing the thematic content and they showed that the course has contributed to think in the colaborative work and sharing with technologies, in the utilisation of new didatic materials, in the possibility of digital inclusion of teachers and tranformations in pedagogical practice and in conceptions of teaching-learning. But, do not pay attention on the professional phase / actuation of teachers, on a formation directed to midiatic literacy in CIT and objective conditions of work limited professional development concerning to such thematic.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6458/Dissert%20Jussara%20G%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDesenvolvimento profissional docente.por
dc.subjectCurso de formação continuada.por
dc.subjectTecnologia de informação e comunicação.por
dc.subjectProfessional teacher development.eng
dc.subjectContinuing formation course.eng
dc.subjectInformation and communication technologies.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleDesenvolvimento profissional docente para as tecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
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