Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVESPASIANO, Luce Mary-
dc.creator.ID62820907687por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5430894925041277por
dc.contributor.advisor1LINHARES , Martha Maria Prata-
dc.contributor.advisor1ID29625289100por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2261656066135090por
dc.date.accessioned2020-02-13T18:36:38Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.citationVESPASIANO, Luce Mary. As tecnologias digitais da informação e comunicação na docência universitária nos cursos de administração e ciências contábeis. 2016. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/963-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é investigar o que dizem os professores de cursos de Administração e Ciências Contábeis a respeito da participação das tecnologias digitais de informação e comunicação na docência universitária. Para isso, realiza-se um estudo acerca dos paradigmas científicos e tecnológicos e suas influências no conhecimento do professor universitário e no contexto educacional. Também se aborda a importância do conhecimento do professor universitário perspectivando o desenvolvimento da competência pedagógico-digital para a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino-aprendizagem a partir da visão de totalidade, ou seja, que transcenda o conhecimento fragmentário, tecnicista e reducionista observado no paradigma atual. A perspectiva utilizada para a integração das TDIC na docência universitária tem como suporte teórico esquema teórico intitulado Conhecimento Pedagógico-Tecnológico de Conteúdo (TPACK) de Mishra & Koehler (2006). Os autores afirmam que, para que haja a integração eficaz no ensino-aprendizagem, o professor deve possuir o corpus de conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo, ou seja, requer a compreensão de que esses fenômenos aconteçam de forma articulada e não de forma isolada. Autores como Shulman (1986, 1987), Mishra & Koehler (2006), Marcelo Garcia (2013), Morin (2008), Capra (1982), Moraes (2012), Behrens (2007), Masetto (2012), Pimenta e Anastasiou (2005), Cunha (2009), Freire (1987), Santos (2008), Le Boterf (2006), dentre outros, também fazem parte do referencial teórico da investigação. O estudo caracteriza-se por uma abordagem mista. Fizeram parte da pesquisa 47 professores do ensino superior de uma instituição de Minas Gerais e uma de São Paulo. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado e entrevista e analisados utilizando-se o método estatístico multidimensional viabilizado pelo software CHIC – Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesiva - que gerou árvores de similaridade em que foi possível estabelecer relação entre os professores pesquisados e as variáveis do estudo e, ainda, a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). As análises apontam que as instituições de ensino superior inseridas na pesquisa possuem boa infraestrutura e promovem cursos de formação de professores. A maior parte dos professores investigados já participou de cursos em TDIC, porém, a pesquisa sugere que esses fatores não estão sendo suficientes para promover a integração das TDIC no ensino-aprendizagem. A pesquisa também evidencia que os professores ainda estão trazendo as TDIC para a sala de aula com o viés técnico, com foco no ensino e não no ensino-aprendizagem, conforme os estudos teóricos sugerem para uma melhor exploração das potencialidades das TDIC. Outro resultado apontado pelas análises é que os professores, de forma geral, reconhecem a importância e as potencialidades das TDIC no contexto educacional como ressignificação de metodologias tradicionais de ensino, promoção de um ambiente mais interativo, flexível, agradável, dinâmico e motivador e que podem estreitar a comunicação formal e informal na relação professor-aluno, inclusive, com possibilidade de melhorar o desempenho dos alunos. A pesquisa trouxe evidência de que ensinar e desenvolver a competência pedagógico-digital para a integração das TDIC no ensino-aprendizagem de forma a atender a demanda do século XXI é uma tarefa complexa que exige do professor a criação do corpus de conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo articulado à visão de totalidade. Dessa forma, a investigação trouxe indícios de que o conhecimento do professor universitário ainda está limitado, também, por implicações dos paradigmas e em decorrência de dificuldades relativas à formação pedagógica para o exercício da profissão.por
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate what they say teachers Administration courses and Accounting regarding the participation of digital technologies of information and communication in university teaching. For this, we carried out a study on the scientific and technological paradigms and their influences on knowledge of the professor and the educational context. It also addresses the importance of university professor knowledge envisaging the development of pedagogical and digital competence for the integration of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) in teaching and learning from the totality of vision, that is, transcending the fragmentary knowledge , technicist and reductionist observed in the current paradigm. The perspective used for the integration of TDIC in university teaching has theoretical support theoretical scheme entitled Pedagogical-Technological Knowledge Content (TPACK) Mishra & Koehler (2006). The authors state that, so there is the effective integration in teaching and learning, the teacher must have a body of technological knowledge, pedagogical and content, that is, requires the understanding that these phenomena occur in an articulated manner and not in isolation . Authors such as Shulman (1986, 1987) Mishra & Koehler (2006), Marcelo Garcia (2013), Morin (2008), Capra (1982), Moraes (2012), Behrens (2007), Masetto (2012), Pimenta and Anastasiou (2005), Cunha (2009), Freire (1987), Santos (2008), Le Boterf (2006), among others, are also part of the theoretical framework of the investigation. The study is characterized by a mixed approach. The participants were 47 university teachers of an institution of Minas Gerais and São Paulo. Data were collected through a structured questionnaire and interview and analyzed using the multidimensional statistical method made possible by software CHIC - Hierarchical Classification, Implicative and Cohesive - generating similarity trees it was possible to establish the relationship between the teachers surveyed and the variables the study and also the content analysis from the perspective of Bardin (1977). The analyzes show that the higher placed in search educational institutions have good infrastructure and promote teacher training courses. Most teachers already investigated attended courses TDIC, however, research suggests that these factors are not enough to promote the integration of TDIC in teaching and learning. Research also shows that teachers are still bringing TDIC to the classroom with technical bias, focusing on education and not in the teaching given in its full extent, as theoretical studies suggest for a better exploitation of the potential of TDIC. Another result indicated by the analysis is that teachers, in general, recognize the importance and potential of TDIC in the educational context and reframing of traditional teaching methods, promoting a more interactive environment, flexible, nice, dynamic and motivating and can strengthen the formal and informal communication in the teacher-student relationship, even with the possibility of improving student performance. The research has brought evidence that teach and develop pedagogical and digital competence for the integration of TDIC in teaching and learning to meet the twenty-first century demand is a complex task that requires the teacher to create the corpus of technological knowledge, pedagogical and articulated content to the entire vision. Thus, research has brought evidence that the knowledge of the university professor is still limited also by implications of paradigms and because of difficulties related to teacher training for the profession.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6495/Dissert%20Luce%20M%20Vespasiano.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDocência universitária.por
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicação.por
dc.subjectEnsino superior.por
dc.subjectFormação de professores.por
dc.subjectUniversity teaching.eng
dc.subjectDigital information and communication technologies.eng
dc.subjectHigher education.eng
dc.subjectTeacher education.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleAs tecnologias digitais da informação e comunicação na docência universitária nos cursos de administração e ciências contábeispor
dc.typeDissertaçãopor
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