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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/969
Tipo: | Dissertação |
Título: | Docentes em serviço: sujeitos e subjetividades na formação de professores |
Autor(es): | MODESTO, Ester |
Primeiro Orientador: | PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieiri |
Resumo: | Essa dissertação apresenta resultados de uma investigação tendo como arcabouço teórico a abordagem Histórico-Cultural. Essa abordagem está fundamentada nos estudos desenvolvidos por Luria, Leontiev, e Vygotsky. Enfatiza essa linha de pesquisa, que a compreensão dos sujeitos parte do princípio do qual o particular é considerado em sua totalidade social, e em fenômenos a partir de acontecimentos. Assim, abordam-se três linhas de análise: a Subjetividade; a Formação do Professor do Ensino Superior e a Teoria da Atividade. Em estudo bibliográfico foi possível levantar algumas indagações relacionadas ao trabalho docente, à formação de professores e a constituição de subjetividades. Junto a outros autores que dialogam com a perspectiva Histórico-Cultural, e seguindo o princípio dialético, esta investigação constitui em identificar as relações que o professor do ensino superior estabelece entre as dimensões profissionais da docência e suas dimensões pessoais. A metodologia é qualitativa, devido seu caráter exploratório interessando-se pelo processo de como diferentes professores, dão sentido às suas vidas e à profissão. A pesquisa fundamentou-se em entrevistas semiestruturadas seguindo um roteiro de perguntas, enfocando atividades ou acontecimentos que fizeram parte do percurso profissional de cinco docentes do ensino superior. A interpretação do material colhido foi por meio da análise de conteúdo, para conhecermos melhor em como estes sujeitos tornaram os professores que são e atuam na profissão, desenvolvendo dimensões específicas da docência. Nas análises, buscamos esclarecer como os professores fazem essa relação entre o ser e o tornar-se professor do ensino superior, apresentando quais as influências que recebem e receberam. Com resultado das análises das entrevistas, emergiram seis categorias que foram discutidas, com vistas a um maior conhecimento de si de modo a verificar sua atuação profissional. As categorias foram: A Escolha da profissão: que estão contidas nas falas dos professores o que eles acreditam ser capazes de fazer, ou mais especificadamente o que ela é induzida a fazer, pois deve realizar esta escolha para formalizar sua profissão; Percurso de Formação: a trajetória de vida do professor universitário direcionando para a sua formação e realização da prática atual; O que é Ser professor: discutimos um ser que está sempre em construção, polivalente e transformador; Quem sou Eu: parte da complexidade do ser, como o entrevistado se reconhece e o sujeito se vê como pessoa e profissional; Como vejo meu trabalho: ação profissional, o reconhecimento, a autorreflexão sobre o que está sendo feito durante a sua prática, e a formação profissional; Eu e a Docência: reflete todas as categorias anteriores, como sua constituição pessoal e profissional. O trabalho realizado acrescenta conhecimento para um olhar diferenciado para a formação de professores universitários, principalmente àqueles que se tornam profissionais constituindo-se professor. |
Abstract: | Esta disertación presenta los resultados de una investigación que tiene como estructura teórica, un abordaje Histórico-Cultural que está fundamentado en los estudios desarrollados por Luria, Leontiev y Vygotsky. Esa línea de investigación enfatiza que la comprensión de los sujetos, parte del principio del cual lo particular es considerado en su totalidad social, y en fenómenos a partir de acontecimientos. Así, se abordan tres líneas de análisis: la subjetividad; la formación del profesor de enseñanza superior y la teoría de la actividad. En el estudio bibliográfico fue posible levantar algunas indagaciones relacionadas al trabajo docente, la formación de profesores y la constitución de subjetividades. Junto a otros autores que dialogan con la perspectiva histórica cultural, y siguiendo el principio dialéctico, esta investigación contribuye a identificar las relaciones que el profesor de enseñanza superior establece entre las dimensiones profesionales de la docencia y sus dimensiones personales. La metodología es cualitativa, debido a su carácter exploratorio, interesándose por el proceso de como diferentes profesores, dan sentido a sus vidas y a la profesión. La investigación se fundamentó en entrevistas semiestructuradas siguiendo un guion de preguntas, enfocando actividades o acontecimientos que hicieron parte del recorrido profesional de cinco docentes do enseñanza superior. La interpretación del material recogido se hizo por medio del análisis de contenido, para conocer mejor como estos sujetos se tornaron los profesores que son y actúan en la profesión, desarrollando dimensiones específicas de la docencia. En los análisis, buscamos aclarar como los profesores concretan su relación entre el ser y el tornarse profesor de enseñanza superior, presentando cuales las influencias que recibieron y posiblemente recibirán. Del análisis de las entrevistas, emergieron seis categorías que fueron discutidas, para tener un mejor conocimiento de sí, con el fin de verificar su actuación profesional. Las categorías son: La elección de la profesión: que está contenida en el habla de los profesores o lo que ellos creen ser capaces de hacer, o más específicamente lo que ellos están inducidos a hacer, pues debe realizar esta selección para formalizar su profesión. Recorrido de Formación: la trayectoria de vida del profesor universitario lo que direcciona su formación y realización de la práctica actual. ¿Lo qué es Ser profesor?: un ser que está siempre en construcción, polivalente y transformador. ¿Quién soy yo?: parte de la complejidad del ser, cómo el entrevistado se reconoce y el sujeto se ve como persona y profesional. ¿Cómo veo mi trabajo?: acción profesional, o reconocimiento, la auto-reflexión sobre lo que está haciendo durante su práctica, y la formación profesional. Yo y la Docencia: refleja todas las categorías anteriores, como su conformación personal e profesional. El trabajo realizado contribuye con una mirada diferenciada de la formación de profesores universitarios, principalmente para aquellos que se tornan profesionales y se constituyen profesores. |
Palavras-chave: | Subjetividade. Ensino superior. Formação de professores. Teoria da atividade. Subjetividad. Enseñanza superior. Formación de profesores. Teoría de la actividad. |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MODESTO, Ester. Docentes em serviço: sujeitos e subjetividades na formação de professores. 2016. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 . |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/969 |
Data do documento: | 29-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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