Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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dc.creatorSILVA, Rosa Maria-
dc.creator.ID1858004496180846por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1858004496180846por
dc.contributor.advisor1SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de-
dc.contributor.advisor1ID9128093573466760por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9128093573466760por
dc.date.accessioned2020-02-19T20:09:05Z-
dc.date.issued2016-02-05-
dc.identifier.citationSILVA, Rosa Maria. Educação semipresencial no currículo de física: análise de uma proposta educacional na disciplina “Introdução à Ciência”. 2016. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/972-
dc.description.resumoO presente trabalho analisou uma proposta educacional de uso multimodal do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, na oferta de 20% de aulas não presenciais, na disciplina “Introdução à Ciência” do Curso de Graduação-Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tencionou fornecer respostas para a seguinte questão de pesquisa: “Como integrar as inovações tecnológicas e o uso de múltiplas linguagens na oferta de uma disciplina presencial tradicional?”. O objetivo é identificar as formas de uso do AVA que estavam sendo implementadas pela professora responsável pela disciplina e as possibilidades de uma proposta baseada na pedagogia das multimodalidades, a fim de identificar o potencial inovador desta. O estudo de caso foi utilizado por se tratar de uma metodologia de pesquisa intrínseca que visa compreender melhor um caso particular, fazendo uma análise de seus dados em abordagens qualitativas. Ele consiste na observação do processo de desenho, produção e teste de três aulas não presenciais, a partir de conteúdo elaborado pela professora, observação da aula presencial, após a aplicação da proposta educacional, entrevista semiestruturada com a docente, realização de grupo focal com os alunos e análise dos relatórios de atividades realizadas no Moodle. Os resultados foram analisados a partir de três categorias: inovações relacionadas ao ensino de graduação tradicional, engajamento dos estudantes no programa de estudos e dificuldades do professor e dos alunos para concretizar a proposta. Os resultados sugerem que o AVA facilitou a introdução de múltiplas linguagens no estudo de um tema específico, estimula o trabalho colaborativo e incentiva o discente a ultrapassar sua zona de conforto no uso de recursos da web 2.0 para produzir conteúdo. Os resultados também sugerem que propostas como essa desafiam o aluno a se preparar para estudar a distância, o que requer superar hábitos da educação básica como o de só fazer as atividades que “valem nota”. Ao término do estudo, foi feita uma análise em termos de oferta de infraestrutura tecnológica, recursos humanos e habilidades necessárias para que a proposta possa ser implementada nas demais disciplinas e cursos de graduação da UFTM.por
dc.description.abstractThis work analyzes an educational purpose for multimodal use of the Virtual Learning Environment (VLE) Moodle, offering 20% of non-contact classes, discipline "Introduction to Science " of graduate course - Degree in Physics of Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). It tends to answer the following question: “How to integrate technological innovations and the use of multiple languages to offer a traditional face-to-face subject?” It aims to identify the forms of VLE use that the responsible teacher implemented and the possibilities of a based proposal in the teaching of multiple modalities, in order to identify its innovative potential. We used the case study as methodology, an intrinsic research that seeks to understand a particular case, doing an analysis of its data in qualitative approaches. It consists of an observation of the design, production and testing process of three non-contact classes, from the content prepared by the teacher, observation of face-to-face class after the application of the educational proposal, semi-structured interview with the teacher, focuses groups conducted with students and analysis of reports about the activities made in Moodle. We analyzed the results from three categories: innovations related to the traditional degree teaching, engagement of students in the study program and difficulties of the teacher and students to carry out the purpose. The results suggest the VLE facilitates introducing multiple languages in the study of a specific topic, encourages collaborative work and stimulates students to go beyond their comfort zone in the use of web 2.0 resources to produce content. The results also suggest that purposes like that challenges the student to prepare to have a distance-learning program, which requires overcoming habits of basic education as the activities done because they have a “specific score”. At the end of this study, we made an analysis in terms of technological infrastructure, human resources and necessary skills to implement the proposal in other disciplines and undergraduate courses of UFTM.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6558/Dissert%20Rosa%20M%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEaD.por
dc.subjectMultimodalidade.por
dc.subjectAVA.por
dc.subjectBlended learning.por
dc.subjectEstudo de caso.por
dc.subjectDistance education.eng
dc.subjectMultiples modalities.eng
dc.subjectVLE.eng
dc.subjectBlended learning.eng
dc.subjectCase study.eng
dc.subject.cnpqMétodos e técnicas de ensinopor
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagempor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEducação semipresencial no currículo de física: análise de uma proposta educacional na disciplina “Introdução à Ciência”por
dc.typeDissertaçãopor
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