Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/998
Tipo: | Tese |
Título: | Adaptação cultural e validação do instrumento N-CT-4 Practice: versão para o português brasileiro |
Título(s) alternativo(s): | Cultural adaptation and validation of the N-CT-4 Practice instrument: Brazilian Portuguese version Adaptación cultural y validación del instrumento de práctica N-CT-4: versión brasileña portuguesa |
Autor(es): | OLIVEIRA, Jacqueline Faria de |
Primeiro Orientador: | BARBOSA, Maria Helena |
Resumo: | O pensamento crítico requer vários tipos de conhecimentos, habilidades e um autoaperfeiçoamento. A utilização de métodos avaliativos do pensamento crítico na enfermagem torna-se importante, por propiciar a identificação de lacunas a serem aprimoradas e verificar a eficácia das estratégias de intervenção que são aplicadas. O objetivo desta investigação foi validar o instrumento N-CT-4 Practice quanto aos aspectos culturais e propriedades métricas de validade e confiabilidade. Trata-se de pesquisa metodológica. A pesquisa teve início após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foi realizada a adaptação cultural do instrumento, validade de face e conteúdo, validade de constructo (convergente, grupos conhecidos e dimensionalidade) e confiabilidade teste-reteste. A população-alvo para a aplicação do instrumento de medida foram os enfermeiros lotados nas diferentes unidades, que atuavam na área assistencial ou administrativa vinculados a quatro hospitais de ensino das Regiões Sudeste e Sul do país. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de três instrumentos: instrumento de caracterização sociodemográfica e profissional, The BARRIERS to Research Utilization Scale (Versão para o português) e N-CT-4 Practice – versão para o português brasileiro. O N-CT-4 Practice – versão para o português brasileiro é um instrumento composto por quatro domínios e 109 questões de múltipla escolha com escala tipo likert. Quanto maior o escore, maiores as habilidades para o pensamento crítico. Foram realizadas análises descritivas dos itens. A validade da dimensionalidade do construto foi verificada, empregando-se análise fatorial confirmatória. Foram realizadas comparações dos escores médios dos domínios, empregando-se o teste t de Student para amostras independentes. Para classificar a magnitude da diferença entre as médias, utilizou-se o d de Cohen. Foram empregados o coeficiente de correlação de Spearman, o coeficiente de correlação interclasse e o coeficiente de correlação de Pearson para obter confiabilidade teste-reteste para os itens e para os fatores. Quanto à adaptação transcultural, o instrumento manteve as equivalências semântica, idiomática, conceitual e cultural, conforme a versão original, e conservou as validades de face e de conteúdo, segundo a avaliação do comitê de juízes. Na fase de avaliação das propriedades métricas da versão adaptada participaram 511 enfermeiros. A análise fatorial evidenciou que a versão para língua portuguesa está ajustada a estrutura dimensional proposta. Na validação convergente, não houve correlações estatisticamente significativas entre os instrumentos N-CT-4 Practice e The BARRIERS to Research Utilization Scale (Versão para o português). Na validação de grupos conhecidos observou-se valores significativamente maiores em hospitais com maior tempo de implantação do processo de enfermagem, enfermeiros com pós-graduação, realização de capacitação quanto ao uso de pesquisa científica na prática, e capacitação quanto à busca de evidências científicas e leitura de artigos científicos. Evidenciou-se adequada consistência interna, com α=0,97 para o instrumento, e confiabilidade adequada, avaliada em um intervalo de 14 dias, com valores de coeficiente de correlação interclasse variando de 0,73 a 0,8, com correlações estatisticamente significativas. Concluiu-se que o processo de adaptação transcultural do N-CT-4 Practice foi realizado com êxito, e a versão adaptada apresentou-se válido e confiável, podendo ser utilizado como ferramenta para avaliação do pensamento crítico de enfermeiros no Brasil. |
Abstract: | Critical thinking requires various types of knowledge, skills and self-improvement. The use of evaluative methods of critical thinking in nursing is important, as it allows the identification of gaps to be improved and verifies the effectiveness of the intervention strategies that are applied. The aim of this investigation was to validate the N-CT-4 Practice instrument in terms of cultural aspects and metric properties of validity and reliability. This is methodological research. The research started after the project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Triângulo Mineiro. The instrument was culturally adapted, face and content validity, construct validity (convergent, known groups and dimensionality) and test-retest reliability. The target population for the application of the measurement instrument were nurses assigned to different units, who worked in the assistance or administrative area linked to four teaching hospitals in the Southeast and South regions of the country. Data collection was performed using three instruments: a sociodemographic and professional characterization instrument, The BARRIERS to Research Utilization Scale (Portuguese version) and N-CT-4 Practice - Brazilian Portuguese version. The N-CT-4 Practice - Brazilian Portuguese version is an instrument composed of four domains and 109 multiple choice questions with a Likert scale. The higher the score, the greater the critical thinking skills. Descriptive analyzes of the items were performed. The validity of the construct's dimensionality was verified, using confirmatory factor analysis. Comparisons of the mean scores of the domains were performed, using the Student's t test for independent samples. To classify the magnitude of the difference between the means, Cohen's d was used. Spearman's correlation coefficient, interclass correlation coefficient and Pearson's correlation coefficient were used to obtain test-retest reliability for items and factors. As for cross-cultural adaptation, the instrument maintained the semantic, idiomatic, conceptual and cultural equivalences, according to the original version, and preserved the face and content validities, according to the evaluation of the committee of judges. In the evaluation phase of the metric properties of the adapted version, 511 nurses participated. The factor analysis showed that the Portuguese version is adjusted to the proposed dimensional structure. In convergent validation, there were no statistically significant correlations between the instruments N-CT-4 Practice and The BARRIERS to Research Utilization Scale
(Portuguese version). In the validation of known groups, significantly higher values were observed in hospitals with a longer time for implementing the nursing process, nurses with graduate degrees, conducting training in the use of scientific research in practice, and training in the search for scientific evidence and reading scientific articles. Adequate internal consistency was evidenced, with α = 0.97 for the instrument, and adequate reliability, assessed over an interval of 14 days, with interclass correlation coefficient values ranging from 0.73 to 0.8, with statistically significant correlations. . It was concluded that the process of cross-cultural adaptation of the N-CT-4 Practice was carried out successfully, and the adapted version proved to be valid and reliable, and can be used as a tool for the assessment of critical thinking of nurses in Brazil. El pensamiento crítico requiere varios tipos de conocimiento, habilidades y superación personal. El uso de métodos evaluativos de pensamiento crítico en enfermería es importante, ya que permite mejorar la identificación de brechas y verifica la efectividad de las estrategias de intervención que se aplican. El objetivo de esta investigación fue validar el instrumento de práctica N-CT-4 con respecto a aspectos culturales y propiedades métricas de validez y confiabilidad. Esta es la investigación metodológica. La investigación comenzó después de que el proyecto fuera aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Triângulo Mineiro. El instrumento fue adaptado culturalmente, validez aparente y de contenido, validez de constructo (convergente, grupos conocidos y dimensionalidad) y fiabilidad test-retest. La población objetivo para la aplicación del instrumento de medición fueron las enfermeras asignadas a diferentes unidades, que trabajaban en el área de asistencia o administrativa vinculada a cuatro hospitales docentes en las regiones del sudeste y sur del país. La recolección de datos se realizó utilizando tres instrumentos: un instrumento de caracterización sociodemográfica y profesional, The BARRIERS to Research Utilization Scale (versión en portugués) y la Práctica N-CT-4 - Versión en portugués de Brasil. La práctica N-CT-4 - La versión en portugués de Brasil es un instrumento compuesto por cuatro dominios y 109 preguntas de opción múltiple con una escala Likert. Cuanto mayor sea el puntaje, mayores serán las habilidades de pensamiento crítico. Se realizaron análisis descriptivos de los ítems. Se verificó la validez de la dimensionalidad del constructo, utilizando análisis factorial confirmatorio. Se realizaron comparaciones de las puntuaciones medias de los dominios, utilizando la prueba t de Student para muestras independientes. Para clasificar la magnitud de la diferencia entre las medias, se utilizó la d de Cohen. El coeficiente de correlación de Spearman, el coeficiente de correlación entre clases y el coeficiente de correlación de Pearson se utilizaron para obtener la confiabilidad test-retest para ítems y factores. En cuanto a la adaptación intercultural, el instrumento mantuvo las equivalencias semánticas, idiomáticas, conceptuales y culturales, de acuerdo con la versión original, y conservó la validez de la cara y el contenido, de acuerdo con la evaluación del comité de jueces. En la fase de evaluación de las propiedades métricas de la versión adaptada, participaron 511 enfermeras. El análisis factorial mostró que la versión portuguesa se ajusta a la estructura dimensional propuesta. En la validación convergente, no hubo correlaciones estadísticamente significativas entre la práctica N-CT-4 y los instrumentos de The BARRIERS to Research Utilization Scale(versión portuguesa). En la validación de grupos conocidos, se observaron valores significativamente más altos en hospitales con más tiempo para implementar el proceso de enfermería, enfermeras con títulos de posgrado, capacitación en el uso de la investigación científica en la práctica y capacitación en la búsqueda de evidencia científica y Lectura de artículos científicos. Se evidenció una consistencia interna adecuada, con α = 0,97 para el instrumento, y una fiabilidad adecuada, evaluada durante un intervalo de 14 días, con valores de coeficientes de correlación entre clases que van desde 0,73 a 0,8, con correlaciones estadísticamente significativas. Se concluyó que el proceso de adaptación intercultural de la Práctica N-CT-4 se llevó a cabo con éxito, y la versión adaptada era válida y confiable, y podía usarse como una herramienta para la evaluación del pensamiento crítico de las enfermeras en Brasil. |
Palavras-chave: | Enfermagem. Estudos de Validação. Pensamento. Processo de Enfermagem. Segurança do Paciente. Tomada de Decisões. Nursing. Validation Studies. Thinking. Nursing Process. Patient Safety. Decision Making. Enfermería. Estudios de Validación. Pensamiento. Proceso de Enfermería. Seguridad del Paciente. Toma de Decisiones. |
CNPq: | Enfermagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Citação: | OLIVEIRA, Jacqueline Faria de. Adaptação cultural e validação do instrumento N-CT-4 Practice: versão para o português brasileiro. 2020. 241f. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/998 |
Data do documento: | 21-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Jacqueline F Oliveira.pdf | Tese Jacqueline F Oliveira | 4,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons