Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
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Tipo: Tese
Título: Educação em saúde para pacientes com neoplasia gastrointestinal em quimioterapia antineoplásica e a qualidade de vida, capacidade funcional e fadiga: um estudo quase experimental
Título(s) alternativo(s): Health education for patients with gastrointestinal cancer in antineoplastic chemotherapy and quality of life, functional capacity and fatigue: A quasi-experimental study
Educación sanitaria para pacientes con cáncer gastrointestinal en quimioterapia antineoplásica y calidad de vida, capacidad funcional y fatiga: un estudio cuasi-experimental
Autor(es): MENDES, Lorena Campos
Primeiro Orientador: BARICHELLO, Elizabeth
Resumo: O câncer tem ganhado destaque, convertendo-se em um problema de saúde pública mundial. Neste cenário, destacam-se as neoplasias gastrointestinais devido ao seu perfil de incidência e morbimortalidade. Cita-se a quimioterapia antineoplásica como uma das modalidades de maior escolha para o tratamento. Ressalta-se que esta pode levar ao aparecimento de eventos adversos, podendo acarretar na interrupção do tratamento ou mesmo morte do paciente. Portanto, estratégias para mensurar a qualidade de vida, capacidade funcional e fadiga desses pacientes, bem como intervenções que promovam a redução dos sintomas devem ser encorajadas. Este estudo teve como objetivo verificar o impacto da educação em saúde sobre a qualidade de vida, capacidade funcional e fadiga em pacientes com neoplasia gastrointestinal em tratamento quimioterápico. Trata-se de um estudo quase experimental, conduzido de acordo com as recomendações do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT), realizado de abril a outubro de 2019, na central de quimioterapia de um hospital universitário do Triângulo Mineiro. Participaram do estudo 12 pacientes com diagnóstico de câncer gastrointestinal, divididos em dois grupos; intervenção, o qual participou da atividade educativa, e comparação, que recebeu apenas as orientações iniciais do tratamento. Utilizou-se um questionário pré-elaborado pelas autoras contendo variáveis sociodemográficas e clínicas, além do EORTC QLQ-C30, Escala de desempenho de Karnofsky e Escala de Fadiga de Piper revisada. A intervenção foi realizada em quatro momentos, de forma individual e assíncrona, sendo que no primeiro foi entregue um panfleto contendo informações referentes ao tratamento, eventos adversos e manejo dos sintomas. Para fins de comparação da eficácia da intervenção entre os grupos, adotou-se o teste não paramétrico U de Mann-Whitney e o teste de Wilcoxon. Como resultados, encontrou-se que a média de idade foi de 58,3 anos, a maioria procedente do município de Uberaba, casados, aposentados, cor da pele branca, católicos, com ensino médio completo e renda familiar de um a dois salários mínimos/mês. O tipo oncológico mais prevalente foi o câncer colorretal, a colectomia o procedimento mais realizado, a maioria em estadiamentos a avançados e o protocolo quimioterápico mais utilizado a associação entre fluoracila, leucovorin e oxaliplatina. Evidenciou-se que houve declínio de todas as variáveis estudadas antes do tratamento e após o terceiro ciclo. Embora a magnitude do efeito da intervenção tenha sido pequena, evidenciou-se que houve uma redução maior da capacidade funcional no grupo de comparação em relação ao de intervenção. Já em relação à fadiga, infere-se que houve um aumento mais acentuado dos escores no grupo de comparação em relação ao de intervenção. Embora os resultados não tenham sido estatisticamente significativos quando analisados descritivamente, observa-se a importância da intervenção educativa, reforçando a importância do processo ensino-aprendizagem para o paciente oncológico em quimioterapia, apresentando-se como uma ferramenta fundamental na assistência de Enfermagem.
Abstract: Cancer has gained prominence, becoming a worldwide public health problem. In this scenario, gastrointestinal neoplasms stand out due to their incidence and morbidity and mortality profile. Antineoplastic chemotherapy is cited as one of the most popular treatment modalities. It is noteworthy that this can lead to the appearance of adverse events, which may result in the interruption of treatment or even death of the patient. Therefore, strategies to measure the quality of life, functional capacity and fatigue of these patients, as well as interventions that promote the reduction of symptoms should be encouraged. This study aimed to verify the impact of health education on quality of life, functional capacity and fatigue in patients with gastrointestinal neoplasia undergoing chemotherapy. This is a quasi-experimental study, conducted in accordance with the recommendations of the Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT), carried out from April to October 2019, at the chemotherapy center of a university hospital in Triângulo Mineiro. Twelve patients diagnosed with gastrointestinal cancer participated in the study, divided into two groups; intervention, which participated in the educational activity, and comparison, which received only the initial treatment guidelines. A questionnaire prepared by the authors containing sociodemographic and clinical variables was used, in addition to the EORTC QLQ-C30, Karnofsky's performance scale and revised Piper Fatigue Scale. The intervention was carried out in four moments, individually and asynchronously, and in the first, a pamphlet was delivered containing information regarding treatment, adverse events and symptom management. For the purpose of comparing the effectiveness of the intervention between the groups, the Mann-Whitney U non-parametric test and the Wilcoxon test were adopted. As a result, it was found that the average age was 58.3 years, the majority coming from the city of Uberaba, married, retired, white, Catholics, with complete high school and family income of one to two minimum wages /month. The most prevalent oncological type was colorectal cancer, colectomy the most performed procedure, most in advanced staging and the most used chemotherapy protocol was the association between fluoracil, leucovorin and oxaliplatin. It was evident that there was a decline in all variables studied before treatment and after the third cycle. Although the magnitude of the intervention effect was small, it was evident that there was a greater reduction in functional capacity in the comparison group compared to the intervention group. In relation to fatigue, it appears that there was a more marked increase in the scores in the comparison group compared to the intervention group. Although the results were not statistically significant when analyzed descriptively, the importance of educational intervention is observed, reinforcing the importance of the teaching-learning process for cancer patients undergoing chemotherapy, presenting itself as a fundamental tool in nursing care.
El cáncer ha ganado prominencia, convirtiéndose en un problema mundial de salud pública. En este escenario, las neoplasias gastrointestinales se destacan por su perfil de incidencia y morbilidad y mortalidad. La quimioterapia antineoplásica se cita como una de las modalidades de tratamiento más populares. Es de destacar que esto puede conducir a la aparición de eventos adversos, que pueden provocar la interrupción del tratamiento o incluso la muerte del paciente. Por lo tanto, deben fomentarse las estrategias para medir la calidad de vida, la capacidad funcional y la fatiga de estos pacientes, así como las intervenciones que promueven la reducción de los síntomas. Este estudio tuvo como objetivo verificar el impacto de la educación para la salud en la calidad de vida, la capacidad funcional y la fatiga en pacientes con neoplasia gastrointestinal sometidos a quimioterapia. Este es un estudio cuasi experimental, realizado de acuerdo con las recomendaciones de los Estándares Consolidados de Informes de Ensayos (CONSORT), realizado de abril a octubre de 2019, en el centro de quimioterapia de un hospital universitario en Triângulo Mineiro. Doce pacientes diagnosticados con cáncer gastrointestinal participaron en el estudio, divididos en dos grupos; intervención, que participó en la actividad educativa, y comparación, que recibió solo las pautas de tratamiento inicial. Se utilizó un cuestionario preparado por los autores que contenía variables sociodemográficas y clínicas, además del EORTC QLQ-C30, la escala de rendimiento de Karnofsky y la escala revisada de fatiga de Piper. La intervención se llevó a cabo en cuatro momentos, individual y asincrónicamente, y en el primero, se entregó un folleto con información sobre el tratamiento, los eventos adversos y el manejo de los síntomas. Con el fin de comparar la efectividad de la intervención entre los grupos, se adoptaron la prueba no paramétrica U de Mann-Whitney y la prueba de Wilcoxon. Como resultado, se encontró que la edad promedio era de 58.3 años, la mayoría provenientes de la ciudad de Uberaba, casados, jubilados, blancos, católicos, con ingresos completos de la escuela secundaria y la familia de uno a dos salarios mínimos. / mes El tipo oncológico más frecuente fue el cáncer colorrectal, la colectomía fue el procedimiento más realizado, la mayoría en estadificación avanzada y el protocolo de quimioterapia más utilizado fue la asociación entre fluoracilo, leucovorina y oxaliplatino. Era evidente que hubo una disminución en todas las variables estudiadas antes del tratamiento y después del tercer ciclo. Aunque la magnitud del efecto de la intervención fue pequeña, fue evidente que hubo una mayor reducción en la capacidad funcional en el grupo de comparación en comparación con el grupo de intervención. En relación con la fatiga, parece que hubo un aumento más marcado en las puntuaciones en el grupo de comparación en comparación con el grupo de intervención. Aunque los resultados no fueron estadísticamente significativos cuando se analizaron descriptivamente, se observa la importancia de la intervención educativa, lo que refuerza la importancia del proceso de enseñanza-aprendizaje para pacientes con cáncer que reciben quimioterapia, presentándose como una herramienta fundamental en la atención de enfermería.
Palavras-chave: Educação em Saúde.
Qualidade de Vida.
Fadiga.
Tratamento Farmacológico.
Cuidados de Enfermagem.
Health Education.
Quality of life.
Fatigue.
Drug Therapy.
Nursing Care.
Educación em Salud.
Quality of Life.
Fatiga.
Quimioterapia.
Atención de Enfermería.
CNPq: Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Citação: MENDES, Lorena Campos. Educação em saúde para pacientes com neoplasia gastrointestinal em quimioterapia antineoplásica e a qualidade de vida, capacidade funcional e fadiga: um estudo quase experimental. 2020. 120f. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/999
Data do documento: 17-Fev-2020
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