Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1101
Tipo: Dissertação
Título: A percepção dos professores de Sociologia do município de Uberaba, MG sobre sua prática docente
Autor(es): SILVA, Patricia Oliveira Branquinho
Primeiro Orientador: FERNANDES, Natalia Aparecida Morato
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM, vinculada à linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educativas. Tem como objetivo analisar as percepções dos professores de Sociologia da rede pública estadual, no município de Uberaba, MG, sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio e, particularmente, sobre sua prática docente, enquanto professor de Sociologia. Realizou-se uma revisão literária sobre a trajetória do ensino de Sociologia no Brasil, de forma sucinta e sistematizada, bem como o seu percurso no município de Uberaba. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa está fundamentada nos princípios de pesquisa qualitativa de abordagem exploratória, por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas. A coleta de dados foi realizada no ano de 2019, por meio da aplicação de questionários aos 28 professores de Sociologia em atuação na rede estadual de ensino e, posteriormente, realizadas cinco entrevistas individuais, semiestruturadas e audiogravadas, com professores com maior tempo de experiência na área. Para a análise de dados, utilizou-se da Técnica de Análise de Conteúdo, alicerçada em Bardin (2016). Os resultados da investigação apontam para as seguintes questões: os professores participantes da pesquisa são, em sua maioria, do sexo feminino, com faixa etária entre 25 e 39 anos e mais de 6 anos de experiência docente; 96% são formados em Ciências Sociais e caracterizam-se como profissionais autônomos e criativos em sua prática docente. A partir da revisão bibliográfica e análise dos dados empíricos concluímos que a consolidação da Sociologia, como disciplina escolar, ainda está em construção; assim como estão o “como fazer”, a didática, o currículo e a própria imagem do professor de Sociologia.
Abstract: This research was developed as part of the Master Course in Education, in the Post Graduate Program in Education of UFTM linked to the research line of Fundamentals and Educational Practices. It has the intent to analyze the perception Sociology teachers in the public state school system in Uberaba-MG town, about the teaching of Sociology in the secondary school and, particularly about their teaching practice as teachers of Sociology. They carried out a literary review about the journey of the Sociology Teaching in Brazil in a brief and systemic way, as well as its journey in Uberaba-MG town. To reach the proposed objective, this research is grounded in the principles of the qualitative research through exploratory approach using quizzes and semi-structured interviews. The data gathering was perfomed in 2019, through quizzes to 28 Sociology teachers who teach in the state educational network and afterwards five (5) individual semi-structured and sound recording interviews with the most experienced teachers in the area. To analyze the data was used the Content Analysis Technique based on Bardin (2016). The investigation results point to the following questions: The teachers participating in the research belong, in the majority, to female sex, age group between 25 and 38 years with more than six years of teaching experience; 96% have a degree in Social Sciences and they are characterized as autonomous and creative professionals in their teaching practice. From the bibliographic review and analysis of empirical date we conclude that the consolidation of Sociology as a school subject is still under construction as well as the “how to do”, the teaching, the resumé and the teacher image itself.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia.
Formação de professores.
Educação Básica.
Sociology Teaching.
Teachers training.
Basic education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1101
Data do documento: 15-Mai-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Patricia O B Silva.pdfDissert Patricia O B Silva914,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.