Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: O corpo criança na apropriação do espaço escolar: uma investigação no primeiro ano do ensino fundamental
Autor(es): ARAUJO, Marcus Vinícius Neves
Primeiro Orientador: SIMÕES, Regina Maria Rovigati
Resumo: A presente dissertação teve como propósito investigar como o corpo criança se apropria do espaço escolar, como também materializar e compreender, por meio de ilustrações os sentimentos que as crianças do primeiro ano do ensino fundamental possuem sobre a escola em que estudam. Para alcançar estes objetivos, o estudo foi dividido em dois momentos, sendo o primeiro uma reflexão sobre o conceito de espaço, tendo como base a ciência geográfica, já na segunda etapa foi analisado o espaço escolar e sua apropriação na perspectiva do corpo e da percepção da criança, levando em consideração aspectos existenciais de uma base fenomenológica. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual de Uberaba – Minas Gerais, em duas salas do 1º ano do ensino fundamental com crianças na faixa etária entre 6 e 7 anos de idade. Para a construção do material empírico foi usada a observação participante e para as anotações, um diário de campo. Foram realizadas três observações em cada turma, do início ao final do expediente escolar, englobando todo o cotidiano da sala de aula. No que se refere às ilustrações, foram selecionados vinte alunos para esta etapa, sendo dez de cada turma os quais receberam as seguintes instruções: 1 – Desenhe o que você mais gosta na escola, 2 – Desenhe o que você menos gosta na escola, 3 – Desenhe o que você gostaria que tivesse na escola. No total foram recolhidos 60 ilustrações. Cada ilustração foi analisada individualmente tendo como base os elementos da Semiótica Peirceana. No que tange ao momento da apropriação, compreendemos que esta se dá de forma diversificada, sendo intrínseca a cada sujeito, todavia, tendo grandes influências por parte da professora e da comunidade escolar, que em muitos casos direciona e até mesmo adestra esta apropriação. Referente às ilustrações, concluímos que o que as crianças mais gostam na escola, são atividades físicas, que estão atreladas às aulas de Educação Física ou ao recreio. Já referente ao o que elas menos gostam, o resultado foi mais diverso, sendo retratado momentos como broncas, brigas e situações adversas dentro da sala de aula. Por fim, em relação ao o que os alunos gostariam que tivesse na escola, houve grande convergência, uma vez que grande parte dos participantes demonstraram desejo por um parque infantil e ou uma piscina, enfatizando o clamor do corpo criança por movimento.
Abstract: The purpose of this research is to investigate how children appropriate the school setting and to materialize and understand through illustrations, the feelings that children in the first year of elementary school have about the school in which they study. To achieve these objectives, the study was divided into two stages, where the first one was a deep reflection on the concept of space, based on geographic science, and the second one, the school setting and its appropriation from the perspective of the body and perception of the child, taking into account existential aspects of a phenomenological basis. The research was conducted in a public school in Uberaba - Minas Gerais, in two classrooms of the 1st year of elementary school with children aged between 6 and 7 years old. For the construction of the empirical material, the methods of research used were participant observation and field notes. Three observations were made in each class, throughout a full school day , and evolving the whole daily life of the classroom. Regarding the illustrations, twenty students were selected for this stage, ten from each class, and they received the following instructions: 1 - Draw what you like the most at school, 2 - Draw what you like the least at school, 3 - Draw what you would like to have at school. In total, 60 illustrations were collected. Each illustration was analyzed individually based on the elements of Peircean Semiotics. In regards to the moment of appropriation, we understand that it occurs in a diversified way, being intrinsic to each subject, yet, having great influences on the part of the teacher and the school community, which in many cases manipulate this appropriation. Regarding the illustrations, we conclude that what children like the most at school are physical activities, which are linked to Physical Education classes or recess. Regarding what they like the least, the results were more diverse, portraying moments such as getting told off in class,, experiencing fights and adverse situations within the classroom. Finally, in relation to what students would like to have in school, there was a great convergence, most of the participants showed a desire for a playground and or a swimming pool, which emphasizes the needs of the children for physical movement.
Palavras-chave: Corpo.
Criança.
Educação.
Desenho infantil.
Body.
Children.
Education.
Children’s Drawing.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1103
Data do documento: 19-Mai-2020
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