Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Identidade profissional do professor de Matemática: a música na sala de aula e no processo de constituição identitária
Autor(es): PEREIRA, Flávia Helena
Primeiro Orientador: COSTA, Váldina Gonçalves
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo realizado sobre a formação da identidade profissional do docente de matemática do Ensino Fundamental ll voltada à suas práticas desenvolvidas com música na sala de aula. De caráter qualitativo, busca responder a seguinte questão: De que maneira a música esteve/está presente na formação da identidade profissional dos professores de matemática que fazem seu uso nas aulas? Teve como objetivo compreender a influência da música no processo de constituição da identidade profissional do professor de matemática que a utiliza nas aulas, a fim de identificar suas práticas. O referencial teórico abordou a constituição da identidade profissional docente e discutiu-se também aspectos sobre a formação de professores de matemática, a música no contexto da escola e suas relações com a matemática. Utilizou-se como método a cartografia buscando descrever os processos de constituição identitária e as práticas dos docentes, para tanto foram realizadas nove entrevistas, além de análise de documento e diário de campo. Identificou-se que na socialização primária das professoras a música esteve presente em momentos de encontros com a família, amigos, igreja, brincadeiras da infância, carnaval e bailes da juventude. Na socialização secundária as docentes utilizam a música para relaxamento, ouvindo rádios, shows e meditação. Os relatos registrados mostraram que nas aulas de matemática, dentre as práticas desenvolvidas pelas professoras tem-se: utilização de música no ambiente durante a realização de atividades; meditação; produção de paródias pelos alunos para revisão de conteúdos; utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos. Assim, verificou-se que as professoras fazem uso da música na sala de aula da forma como utilizam na socialização secundária. Defendeu-se que além das maneiras que a música é utilizada nas aulas, uma alternativa é trabalhar suas relações com a matemática para o ensino, e para isto concluiu-se que para ensinar as relações entre elas é necessário o estudo prévio de elementos básicos da teoria musical, conforme apresentado nessa pesquisa e em outros trabalhos pesquisados.
Abstract: This research presents a study on the formation of the professional identity of the elementary school math teacher, focused on his practices developed with music in the classroom. With a qualitative character, it seeks to answer the following question: How has music been / is present in the formation of the professional identity of mathematics teachers who use it in class? It aimed to understand the influence of music on the process of constitution of the professional identity of the mathematics teacher who uses it in class, in order to identify their practices. The theoretical framework approached the constitution of the teaching professional identity and also discussed aspects about the formation of mathematics teachers, music in the school context and its relations with mathematics. Cartography was used as a method seeking to describe the processes of identity constitution and the practices of teachers. For this purpose, nine interviews were conducted, in addition to document analysis and field diary. It was identified that in the teachers' primary socialization music was present in moments of meeting with family, friends, church, childhood games, carnival and youth dances. In secondary socialization teachers use music for relaxation, listening to radios, concerts and meditation. The recorded reports showed that in math classes, among the practices developed by the teachers we have: use of music in the environment while performing activities; parody production by students for content review; use of parodies ready for memorization of contents. Thus, it was found that teachers make use of music in the classroom as they use it in secondary socialization. It was argued that in addition to the ways in which music is used in class, an alternative is to work its relations with mathematics for teaching, and for this it was concluded that to teach the relationships between them is necessary the previous study of music theory basics, as shown in this dissertation and other researched works.
Palavras-chave: Identidade profissional de professores de matemática.
Formação de professores de Matemática.
Música na sala de aula.
Cartografia.
Professional identity of mathematics teachers.
Mathematics teacher training.
Music in the classroom.
Cartography.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1123
Data do documento: 18-Fev-2020
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