Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1128
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação Integral e suas histórias: com a voz os professores da Rede Pública de Ensino |
Autor(es): | RIBEIRO, Diovane de César Resende |
Primeiro Orientador: | MOREIRA, Wagner Wey |
Resumo: | O presente trabalho surge a partir de necessidades de o pesquisador em poder ouvir os professores das instituições da Rede Municipal de Uberaba sobre suas experiências com o Programa de Educação em Tempo Integral. Pretende-se contribuir com o entendimento desta agenda a partir das experiências de professores atuantes em turmas de período completo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa desenvolvida teve como propósito responder a seguinte questão: Como professores que atuam nas turmas dos anos iniciais de uma escola de tempo integral percebem a Educação Integral? O plano de trabalho foi traçado a partir dos seguintes objetivos, sendo o Geral: Analisar as percepções que os professores regentes das turmas e professores responsáveis pelas oficinas dos Anos Iniciais na escola de tempo integral, possuem quanto à Educação Integral. Específicos: a) Compreender o significado de Educação Integral para os docentes; b) Identificar, a partir das narrativas sobre as experiências pedagógicas dos professores, quais os pontos de convergência e divergência quanto à prática pedagógica proposta para/pela Educação Integral. Adotamos como método para construção do material empírico as Entrevistas Narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2008; GALVÃO, 2005) tendo os professores como informantes de suas experiências com turmas de tempo integral. Elegemos os seguintes critérios de inclusão para participação na pesquisa: a) atuar com as turmas do 1º ao 5º ano da Educação em Tempo Integral I da Rede Municipal de Ensino; b) estar ou ter atuado em atividade com turmas de Educação em Tempo Integral I de 2014 em diante; c) ser professor regente de turma, de Educação Física ou das oficinas dos eixos previstos para as atividades complementares. Realizamos as entrevistas semiestruturadas a partir das questões: “O que é Educação Integral para você?” e “Discorra sobre suas experiências pedagógicas enquanto professor regente de turma/professor de Educação Física/professor das oficinas do eixo com as turmas de Tempo Integral I da Rede Municipal de Ensino”. Para análise dos discursos, utilizamos a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). Como resultados desta pesquisa, identificamos a transição no conceito de Educação Integral, com diferentes concepções nas respostas dos docentes. Em suas experiências, destacamos como principais indicadores: a motivação e a desmotivação com o trabalho; distanciamento na relação Escola, Família e Sociedade evidenciando a baixa complexidade entre elas; mudanças na identidade profissional dos professores atuantes no programa; carências formativas e de recursos materiais para o trabalho e descontinuidade das ações do programa. |
Abstract: | This work comes from the researcher needs to be able to listen to the teachers of the institutions of Uberaba Municipal Network on their experiences with the Full Time Education Program. It is intended to contribute to the understanding of this agenda from the teachers working experience in full time classes of the initial years of Primary Education. This research aimed to answer the following question: How teachers who work in classes in the early years of a full-time school realize the Integral Education? The work plan has been drawn from the following goals, with the general objective being to analyze the perceptions that school teachers and teachers responsible for the workshops of the early years in full-time school have about the Integral Education. As specific objectives: Understanding the meaning of Integral Education for teachers; Identify, from the narratives of teachers’ teaching experience, the points of convergence and divergence on the pedagogic practice proposed for/by the Integral Education. It was adopted Narrative Interviews (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2008; GALVÃO, 2005) as a method for the construction of empirical material, having teachers as informants of their experiences with full-time classes. The following inclusion criteria were chosen for participation in the study: a) work with classes from 1st to 5th year of Integral Education I of the Municipal Education Network Time; b) be or have acted in activities with groups of Integral Education I, from 2014 on; c) be the conductor teacher of the class, Physical Education or the workshops of the axes envisaged for complementary activities. The semi-structured interviews were carried out from the questions: "What is Integral Education for you?" and "Discourse on your educational experience as a conductor teacher of the class/Physical Education teacher/Teacher of the axis of workshops with full-time classes I of the Municipal Education network". To analyze the discourses, the Elaboration Technique and Signified Units developed by Moreira, Simões and Porto (2005) was used. As a result of this research, it was identified the transition in the concept of Integral Education, with different views on teachers’ responses. In their experiments, one highlights as key indicators the motivation and demotivation to work; distancing in the School, Family and Society relationship, highlighting the low complexity among them; changes in professional identity of teachers working in the program; training and material resources deficiencies to the work and discontinuation of the program actions. |
Palavras-chave: | Educação integral. Escola de tempo integral. Professores. Experiências pedagógicas. Integral education. Full-time school. Teachers. Pedagogical experiences. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1128 |
Data do documento: | 14-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Diovane C R Ribeiro.pdf | Dissert Diovane C R Ribeiro | 2,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.