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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1184
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inovação como forma de garantir o direito à inclusão de estudantes deficientes: uma breve revisão bibliográfica |
Autor(es): | CUNHA, Diego Assunção |
Primeiro Orientador: | MALPASS, Geoffroy Roger Pointer |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | MALPASS, Ana Claudia Granato |
Resumo: | O presente trabalho realizou uma breve revisão da literatura a respeito das inovações tecnológicas para melhora da acessibilidade e inclusão da pessoa portadora de deficiência, tendo como fonte artigos científicos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso publicados no período entre os anos de 2016 a 2021. Além disso, foi feito um levantamento do aspecto histórico quanto à proteção legislativa conferida às pessoas com deficiência, verificando sua gradativa proteção até o contexto atual. Nesse ponto, o contexto anterior era o da segregação, de modo que os deficientes eram separados do convívio comum e enviados a escolas especiais para receber educação. Já pelo cenário atual, os deficientes estão inseridos na educação comum, devendo a sociedade se adaptar para recebê-los, e não o contrário, permitindo assim a sua inclusão social. Diante da pesquisa bibliográfica, constatou-se também que o avanço da tecnologia tem proporcionado uma melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência, como se verifica com a criação de aplicativos para facilitar sua rotina diária. Sobre essas inovações, também há que se citar o avanço da internet, com a possibilidade de Educação a Distância, possibilitando que os deficientes acompanhem as aulas através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, não tendo que enfrentar as barreiras físicas existentes. No entanto, existem também as barreiras virtuais, sendo a acessibilidade na Web tão importante quanto à acessibilidade física, o que gerou a criação das Diretrizes de Acessibilidade para conteúdo Web 2.0. Sobre isso, poderá ser verificado que a internet é um importante meio de combater a desigualdade, além de ser um difusor de conteúdo, permitindo que qualquer pessoa, deficiente ou não, busque conhecimento e se sinta igual nas oportunidades da vida. Por outro lado, é visível que ainda existe um vasto caminho a ser percorrido, seja através do rompimento das barreiras físicas, até mesmo agora com a necessidade de romper com as barreiras virtuais, garantindo a acessibilidade também na web aos portadores de deficiência. |
Abstract: | This work carried out a brief review of the literature regarding technological innovations to improve accessibility and inclusion of people with disabilities, based on scientific articles, theses, dissertations and conclusion papers published in the period between the years 2016 to 2021. In addition, a survey was made of the historical aspect regarding the legislative protection afforded to people with disabilities, verifying their gradual protection up to the current context. At this point, the previous context was that of segregation, so that the disabled were separated from ordinary life and sent to special schools to receive education. As for the current scenario, the disabled are inserted in common education, and society must adapt to receive them, and not the other way around, thus allowing their social inclusion. In view of the bibliographic research, it was also found that the advancement of technology has provided an improvement in the quality of life of people with disabilities, as seen with the creation of applications to facilitate their daily routine. Regarding these innovations, it is also worth mentioning the advancement of the internet, with the possibility of Distance Education, enabling the disabled to follow classes through Virtual Learning Environments, without having to face the existing physical barriers. However, there are also virtual barriers, with web accessibility being just as important as physical accessibility, which led to the creation of the Accessibility Guidelines for Web 2.0 content. About this, it can be seen that the internet is an important means of combating inequality, in addition to being a diffuser of content, allowing anyone, disabled or not, to seek knowledge and feel equal in the opportunities of life. On the other hand, it is visible that there is still a vast path to be covered, whether through the breaking of physical barriers, even now with the need to break with virtual barriers, ensuring accessibility also on the web for people with disabilities. |
Palavras-chave: | Acessibilidade. Inovação. Educação inclusiva. Accessibility. Innovation. Inclusive education. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1184 |
Data do documento: | 6-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias |
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