Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Tipo: Dissertação
Título: Qualidade percebida pelos discentes do curso de engenharia civil de IES pública e privada
Autor(es): NUNES, Brenna Vital
Primeiro Orientador: PIRES, Ricardo Francisco
metadata.dc.contributor.advisor-co1: POFFO, Gabriella Depiné
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar comparativamente a percepção de qualidade dos discentes do Curso de Engenharia Civil de duas Instituições de Ensino Superior (IES). Uma universidade pública federal localizada em Minas Gerias e um centro universitário privado situado em Santa Catarina. A contribuição desta pesquisa é informar às duas entidades o que é percebido em termos de qualidade funcional pelos seus acadêmicos, bem como fornecer indicadores de melhoria, além de contribuir com o amadurecimento do tema na literatura científica. Aplicou-se remotamente, de setembro a novembro de 2020 (durante a pandemia COVID-19), questionário validado que mensurou as seguintes dimensões dos serviços educacionais oferecidos: reputação mercadológica, segurança, atendimento administrativo, relacionamento interpessoal, infraestrutura, aspectos educacionais e aspectos acadêmicos. Os participantes avaliaram as afirmações do instrumento por meio de uma escala Likert de 1 a 5. Das 213 respostas recebidas, 160 foram consideradas válidas para o estudo, sendo 88 da IES pública e 72 da privada. Desse modo, caracterizaram-se as amostras de ambas as instituições, verificou-se a confiabilidade do estudo, realizaram-se os tratamentos descritivos por dimensão e identificou-se a média final de cada entidade. As dimensões atendimento administrativo e infraestrutura apresentaram as maiores e menores médias respectivamente nas duas organizações. A IES privada alcançou médias numéricas superiores às da pública em todas as dimensões do instrumento; contudo, as diferenças entre as médias não apresentaram significância estatística. Discentes de ambas as instituições demonstraram uma percepção de qualidade aceitável em relação a todos os construtos do questionário, apesar das críticas de alguns alunos sobre cantinas e estacionamentos. As principais limitações da pesquisa se deram às amostras não probabilísticas e à subjetividade relacionada ao conceito de qualidade. Sugere-se que estudos como este sejam reaplicados para diagnóstico de novos indicadores de melhoria em Instituições de Ensino Superior brasileiras
Abstract: This work had as its main objective to identify and to analyze comparatively the quality perception of the students of the Course of Civil Engineering from two Higher Education Institutions (HEI), a federal public university located in Minas Gerais and a private university center located in Santa Catarina. The contribution of this research is to inform both entities what is perceived in terms of functional quality by their academics and to offer indicators for improvement, in addition to contributing to maturing of the theme in the scientific literature. A validated questionnaire was applied remotely from September to November 2020 (during the COVID-19 pandemic) to evaluate the following parameters of the educational services offered: market reputation, security, administrative support, interpersonal relationships, infrastructure, educational and academic aspects. Participants assessed the instrument's questions using a Likert scale from 1 to 5. Of the 213 responses received, 160 were considered valid for the study, 88 from the public university and 72 from the private HEI. In this way, the samples of both institutions were characterized, the reliability of the study was verified, descriptive treatments were carried out by dimension and the final average of each entity was found. The administrative support and infrastructure parameters had the highest and lowest averages respectively in the two organizations. The private HEI achieved numerical averages higher than the public one in all dimensions of the instrument; however, differences between averages were not statistically significant. Students from both institutions reported a perception of acceptable quality in relation to all questionnaire items, despite criticism by some of them about cafeterias and parking lots. The main limitations of the research were the non-probabilistic samples and the subjectivity of the concept of quality. We suggest that studies like this be repeated to diagnose new indicators of improvement in Brazilian Higher Education Institutions.
Palavras-chave: Aluno.
Professor.
Ensino remoto.
Student.
Remote Education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1190
Data do documento: 22-Fev-2021
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