Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1195
Tipo: | Dissertação |
Título: | Paciente virtual para treinamento por simulação: uma revisão narrativa de literatura |
Autor(es): | VIEIRA, Eliane Cristina Elias |
Primeiro Orientador: | GAYDECZKA, Beatriz |
Resumo: | O ensino, utilizando a tecnologia do paciente virtual como ferramenta educacional para estudantes de graduação em saúde, assim como sua dinamização no processo educativo, tem trazido grandes desafios e possibilidades. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso do paciente virtual para treinamento por simulação visando obtenção de conhecimento e melhor desempenho dos estudantes da área de saúde, priorizando o treinamento para atendimento clínico. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura, utilizando-se os seguintes descritores em inglês: “virtual patient”, “simulation training”, “medical education”, com busca aplicada nas bases de dados da LILACS, MEDLINE/PubMed, SCOPUS, Web of Science, no limite temporal de 2015 a julho de 2020, visando contemplar o estado atual do uso do paciente virtual, relacionado ao treinamento por simulação. Foram encontrados 236 artigos, sendo selecionada uma amostra com 23 estudos para análise de conteúdo. Os resultados foram apresentados de forma narrativa, considerando as informações relativas aos artigos e sintetizados em quatro categorias temáticas: a) utilização do paciente virtual e sua dinamização no processo educativo; b) aplicações no uso do paciente virtual; c) eficácia no uso do paciente virtual; d) limitações e desafios no uso do paciente virtual. Concluiu-se que o treinamento em simulação utilizando o paciente virtual é eficaz, em conjunto com o ensino ofertado pelas instituições de educação superior, demonstrando um aumento na atenção, confiança, raciocínio lógico, tomada de decisão e motivação dos estudantes, sendo essencial o feedback do próprio simulador e/ou do educador. |
Abstract: | Teaching, using virtual patient technology as an educational tool for undergraduate health students, as well as its dynamization in the educational process, has brought great challenges and possibilities. In this context, the present research aims to analyze the use of virtual patients for training in simulation in order to obtain knowledge and better performance of students in the health area, prioritizing training for clinical care. The methodology used for narrative literature review, using the following descriptors in English: “virtual patient”, “simulation training”, “medical education”, with search applied in the LILACS, MEDLINE/PubMed, SCOPUS, Web of Science databases, in the time limit from 2015 to July 2020 aiming to contemplate the current state of use of the virtual patient, related simulation training. A total of 236 articles were found, with a sample of 23 studies selected for content analysis. The results were presented in a narrative form, considering the information related to the articles and summarized in four thematic categories: a) use of the virtual patient and their dynamization in the educational process; b) applications in the use of the virtual patient; c) effectiveness in using the virtual patient; d) limitations and challenges in the use of the virtual patient. It was concluded that the simulation training using the virtual patient is effective, in conjunction with the teaching offered by higher education institutions, demonstrating an increase in attention, confidence, logical reasoning, decision making and student motivation, with feedback being essential the simulator itself and / or the educator. |
Palavras-chave: | Paciente virtual. Tecnologia. Treinamento por simulação. Revisão. Virtual patient. Technology. Training. Simulation training. Review. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1195 |
Data do documento: | 20-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERT ELIANE C E VIEIRA.pdf | DISSERT ELIANE C E VIEIRA | 3,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.