Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Tipo: Dissertação
Título: Reflexões sobre ensino, pesquisa, extensão e administrativo de docentes em cursos de engenharia de três universidades federais
Autor(es): SILVA, Maria Clara Nangi dos Santos e
Primeiro Orientador: MALPASS, Geoffroy Roger Pointer
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MALPASS, Ana Claudia Granato
Resumo: Dentre os deveres e direitos previstos nas leis que regem o ensino superior, um dos mais importantes é a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão elencada diretamente na Constituição Federal Brasileira. Além dessas atividades previstas, os professores da rede federal de ensino superior também dedicam tempo às atividades administrativas das instituições em que trabalham. Através de análise de dados dos currículos disponíveis na plataforma Lattes do CNPq do corpo docente dos cursos de engenharia de três universidades federais, foi feito um estudo quantitativo comparativo da distribuição de atividades dos docentes entre ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas entre as três instituições. A partir dos resultados obtidos neste trabalho ficou clara a discrepância que o Brasil apresenta em suas universidades, por não possuir ordenamento jurídico que determine a forma ideal de distribuir a atividade docente, assim como por não oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento adequado e satisfatório da atividade docente em todas as áreas necessárias e previstas na legislação brasileira.
Abstract: Among the duties and rights provided for in the laws that govern higher education, one of the most important is the inseparability of the teaching, research and outreach triad, which is directly listed in the Brazilian Federal Constitution. In addition to these planned activities, federal higher education professors also dedicate time to the administrative activities of the institutions in which they work. Through the analysis of data from the curricula available on the CNPq Lattes platform, a comparative quantitative study of the faculty of engineering courses from three federal universities, was carried out. The distribution of professors' activities between teaching, research, extension and administrative activities among the three institutions was examined. From the results obtained in this work, it became clear the discrepancy that Brazil presents in its universities, for not having a system that determines the ideal way to distribute the teaching activities, as well as for not offering the necessary conditions for their adequate and satisfactory development.
Palavras-chave: Atividade docente.
Ensino-pesquisa-extensão.
Universidade federal.
Ensino superior.
Teaching activity.
Teaching-research-extension.
Federal university.
University education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1227
Data do documento: 11-Abr-2022
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