Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1260
Tipo: Dissertação
Título: A Geografia em quadrinhos digitais: análise de uma prática educativa
Autor(es): SOUZA, Vinícius Arantes de
Primeiro Orientador: LINHARES, Martha Maria Prata
Resumo: Este estudo tem por finalidade analisar os impactos da criação de quadrinhos digitais sobre o entendimento de questões socioespaciais, contempladas pelo currículo de Geografia da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Para a sua viabilização realizou-se uma investigação com enfoque qualitativo, abrangendo um grupo de 44 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do interior paulista. O referencial teórico adotado foi constituído por obras de Fantin (2016, 2012), Vergueiro (2014, 2009), Nogueira (2012), Bardin (2011), Prata-Linhares (2011), Moran (2007), Carvalho (2006), Junior (2004), Csikszentmihaly (1999), entre outras, relacionadas à educação, e contendo interface com o jornalismo e a psicologia. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, do planejamento/execução de aulas expositivo-dialogadas, da criação de conteúdos no universo online e da realização de uma entrevista coletiva. Nos momentos destinados a autoria, organizados em duplas, os sujeitos participantes foram desafiados a elaborar HQs relacionadas ao processo de globalização. A análise dos dados mostrou que além de promover a apropriação dos conteúdos curriculares, o protagonismo juvenil e a utilização das tecnologias digitais no ambiente escolar, a atividade proposta teve ampla aceitação por parte dos estudantes. Essas observações demonstram que no contexto em destaque, a criação dos quadrinhos digitais revelou-se uma prática pedagógica mais interativa e significativa, apontando para o potencial de ações educativas em que a questão da autoria intermediada por artefatos culturais digitais esteja presente.
Abstract: This study aims to analyze the impacts of the creation of digital comics on the understanding of socio-spatial issues, contemplated by the Geography curriculum of the State Department of Education of São Paulo (SEE / SP). To accomplish the study, a qualitative research was carried out with a group of 44 students from the 9th Year of Elementary School, from a public school in the interior of the state of São Paulo. It was adopted a theoretical reference of works from Fantin (2016, 2012), Vergueiro (2014, 2009), Nogueira (2012), Bardin (2011), Prata-Linhares (2011), Moran (2007), Carvalho (2006), Csikszentmihaly (1999), among others, related to education and presenting correspondence with journalism and psychology. The data collection was based on the application of a semi structured survey, the planning and execution of expository-dialogued classes, the creation of content in the online universe and the holding of a press conference. In the occasions reserved to authorship, organized in pairs, the participants were challenged to elaborate comics related to the process of globalization. The analysis of the data demonstrated that in addition to promoting the appropriation of curricular content, youth protagonism and the use of digital technologies in the school environment, the proposed activity was widely accepted by students. These observations demonstrate that, in the context of the present study, the creation of digital comics proved to be a more interactive and meaningful pedagogical practice, pointing, pointing to the potential of educational actions in which the issue of authorship mediated by digital cultural artifacts is present.
Palavras-chave: Aprendizagem.
Ensino de Geografia.
Histórias em Quadrinhos.
Tecnologias digitais.
Learning.
Teaching Geography.
Comics.
Digital technologies.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1260
Data do documento: 20-Fev-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Vinicius A Souza.pdfDissert Vinicius A Souza5,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.