Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1296
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os parâmetros do ensino de História e a formação cidadã e do pensamento crítico do estudante do ensino fundamental anos finais |
Autor(es): | SILVA, Amanda Rosa |
Primeiro Orientador: | FERNANDES, Natalia Aparecida Morato |
Resumo: | Todas as etapas da educação carregam consigo a sua importância para o desenvolvimento pleno dos estudantes, dos cidadãos. As disciplinas das Ciências Humanas tendem a trabalhar, direta ou indiretamente, com o desenvolvimento humano, social, crítico e cidadão dos alunos. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem por objetivo investigar de que forma o Ensino de História, proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), corrobora para uma educação crítica e cidadã no Ensino Fundamental anos finais. Tal investigação busca, a partir da pesquisa documental e da triangulação dos documentos norteadores da educação – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – explorar como o desenvolvimento da formação do pensamento crítico e a cidadania estão presentes nos eixos do Ensino de História para, assim, identificar a noção de cidadania contida nos documentos educacionais oficiais e indagar o que concerne ao Ensino de História, nos anos finais do Ensino Fundamental, quanto à formação do pensamento crítico e da cidadania, a que serve a História na perspectiva de sua função social. |
Abstract: | All stages of education have their importance for the full development of students and citizens. The disciplines of the Human Sciences tend to work, directly or indirectly, with the human, social, critical and citizen development of the students. Based on this premise, the present work aims investigate how the way of teaching History, proposed by Base Nacional Comum Curricular (BNCC), supports a critical and citizen education in Elementary School - Final Years. This investigation seeks, from the documentary research and the triangulation of the guiding documents of education – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) –explore how the development of critical thinking training and citizenship are present in the axes of History teaching, in order to identify the notion of citizenship contained in official educational documents and ask what concerns the teaching of History, in the final years of Elementary School, regarding the formation of critical thinking and citizenship, which History serves in the perspective of its social function. |
Palavras-chave: | Ensino de História. Ensino Fundamental. Pensamento crítico. Formação cidadã. History teaching. Elementary School. Critical thinking. Citizen training. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1296 |
Data do documento: | 25-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Amanda R Silva.pdf | Dissert Amanda R Silva | 1,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.