Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1299
Tipo: Dissertação
Título: Produtos educacionais do PROFMAT: um olhar sobre as TDIC no ensino fundamental
Autor(es): MARTINS, Carmen de Almeida
Primeiro Orientador: COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), desde o último século, podem ser consideradas como um fenômeno cultural da nossa sociedade, entremeando-se nas diversas atividades por nós desenvolvidas. Possuem, portanto, papel educativo quando as consideramos não apenas como instrumentos de informação, mas como recursos potencializadores na construção de conhecimentos. Nessa conjuntura, as TDIC podem ser empregadas no ensino de conteúdos complexos como a matemática, nas diversas etapas de ensino da Educação Básica (EB). No que concerne a formação dos professores de matemática, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), tem como objetivo o desenvolvimento profissional de professores de matemática, especialmente aqueles atuantes na rede pública de ensino, visando a melhoria do ensino de matemática na EB. Nesse sentido, o PROFMAT visa a produção de produtos educacionais que auxiliem os professores em sua prática. Das etapas da EB, o Ensino Fundamental (EF) possui caráter articulador entre as demais etapas de ensino, sendo a responsável pelo desenvolvimento dos conhecimentos básicos do alunado. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do PROFMAT, no período de 2013 a 2016, em especial aqueles que versam sobre as TDIC, com aplicação para o EF, no intuito de verificar de que maneira são apresentados e a possível replicação para o ensino de Matemática na Educação Básica. Especificamente objetiva-se inventariar os produtos educacionais desenvolvidos a partir das dissertações do PROFMAT no período de 2013 a 2016; analisar de que maneira as TDIC têm sido contempladas no Ensino Fundamental; descrever de que forma os produtos que versam sobre tecnologia são apresentados aos professores, possibilitando sua replicação. Para atingir tais objetivos traçamos um caminho metodológico na perspectiva da pesquisa qualitativa considerando as abordagens metodológicas pesquisa documental e o estado do conhecimento, utilizando como aporte ao levantamento de dados e análises a análise de conteúdo (BARDIN, 2016), que farão aporte. Como resultados, destacamos a pouca diversidade de PE gerados, sendo a maior concentração naqueles que produzem algum tipo de sequência didática, sendo que os PE com uso de tecnologias (PETDIC) representam 32% do total de PE gerados. Destes, a maioria está direcionada ao EF II, em especial ao 9º ano, abordando principalmente os blocos de conteúdo Espaço e Forma e Números e Operações. Nos PETDIC gerados observamos grande variedade de recursos didáticos tecnológicos gratuitos e em alguns deles a associação de recursos didáticos não tecnológicos, com o propósito de contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Os PETDIC possuem caráter de pesquisa qualitativa aplicada, principalmente aqueles que apresentaram validação de sequência didática, sendo embasadas em critérios científicos que corroborem as hipóteses de que as TDIC auxiliam no processo ensino aprendizagem trazendo dinamicidade às aulas e aumentando o interesse dos alunos pelas aulas de matemática. Quanto ao aspecto de acesso das dissertações do PROFMAT, apesar de público e estarem disponíveis no repositório oficial do programa, suas ferramentas de busca são limitadas. As sequências didáticas dos PETDIC estão disponíveis em capítulos específicos ou apêndices, podendo inclusive serem destacadas do texto para utilização em sala de aula. A validação das sequências didáticas possibilita a replicação das mesmas. Apesar da relevância dos PETDIC quanto a possibilidade de replicação, observamos a falta de padronização quanto a estrutura de apresentação dos mesmos. Compreendemos assim que os PE gerados no âmbito do PROFMAT podem auxiliar os professores de matemática em sua prática, principalmente em relação ao uso pedagógico de TDIC, potencializando sua inserção nas escolas.
Abstract: Since the last century, Information and Communication Digital Technologies (TDIC - Portuguese acronym) have been considered one of our society's cultural phenomena, interspersed among the diversity of activities we have developed. As such, they have an educational role when we consider them not only as informational instruments, but as potential resources in the construction of knowledge. At this juncture, TDICs can be used to teach complex curricula such as mathematics within the various Basic Education (BE) teaching stages. Regarding the training of mathematics teachers, the National Educational System Professional Master's Degree in Mathematics (PROFMAT - Portuguese acronym) has as its goal the professional development of mathematics teachers, particularly those working in the public school system, with the purpose of improving of BE mathematics teaching. In this sense, PROFMAT strives to produce educational products that help teachers in their practice. Of all the BE stages, that of the Elementary School (ES) acts as the articulator among the other teaching stages, being responsible for the development of the student's basic knowledge. The objective of this study is to investigate the educational products developed by PROFMAT from 2013 to 2016, focussing on those that deal with TDIC as applied to ES, in order to verify how they are presented and their possible replication for the Basic Education mathematics teaching. The specific intention is to inventory the educational products developed through PROFMAT dissertations from 2013 to 2016; analyze how the TDICs have been addressed in Elementary School; describe how products related to technology are presented to teachers, enabling their replication. In order to achieve these objectives, a methodological approach is developed from the perspective of qualitative research. It considers methodological approaches, documented research and the state of knowledge, through the use of content analysis as a contribution to data collection and analysis (BARDIN, 2016). The results highlight the low diversity of generated EPs (Educational Products), with the highest concentration being those that produce some type of didactic sequence, and with the EPs which use technologies (PETDIC - Portuguese acronym) representing 32% of the total EPs generated. Of these, the majority is destined for Middle school, particularly the 9th grade, and mainly addresses subject matter related to Space, Shape, Numbers and Operations. Within the generated PETDICs, a great variety of free technological didactic resources were observed, and in some cases the association of non-technological didactic resources, with the purpose of contributing to the teaching and learning processes. The PETDICs, primarily those with didactic sequence validation, demonstrate characteristics of applied qualitative research as they are based on scientific criteria that corroborate the hypotheses that TDICs assist in the teaching and learning process. This introduces a certain dynamicity to the mathematics classes, increasing the interest of the students. Regarding access to PROFMAT dissertations, although they are public and available in the program's official repository, its search tools are limited. The PETDIC didactic sequences are available in specific chapters or appendices, and may even be highlighted within the text for use in the classroom. Validation of the didactic sequences allows for their replication. Despite the relevance of the PETDICs in regards to the possibility of replication, the lack of standardization in their presentation structure was observed. As such, we have come to understand that the EPs generated through PROFMAT can aid mathematics teachers in their function, particularly in terms of TDIC pedagogical use, optimizing their insertion in schools.
Palavras-chave: Ensino da matemática.
Produtos educacionais.
TDIC.
Estado do conhecimento.
Análise de conteúdo.
Mathematics teaching.
Educational products.
TDIC.
State of knowledge.
Content analysis.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1299
Data do documento: 23-Fev-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT CARMEN A MARTINS.pdfDISSERT CARMEN A MARTINS5,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.