Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Tipo: Dissertação
Título: Educação inclusiva: análise do uso da tecnologia assistiva por profissionais da rede municipal de ensino de Uberaba/MG para criação de um guia informativo
Autor(es): RIBEIRO, Luisa Helena de Almeida
Primeiro Orientador: MALPASS, Ana Claudia Granato
metadata.dc.contributor.advisor-co1: ROSA, Rosemar
Resumo: A Tecnologia Assistiva representa, para as pessoas com deficiência, aumento nas suas habilidades funcionais, promoção de autonomia e participação em novas atividades antes limitadas. A sua utilização no Atendimento Educacional Especializado (AEE) auxilia a complementação e suplementação da aprendizagem dos alunos, pois promove a participação e independência dentro e fora da escola. Diante da relevância da utilização da Tecnologia Assistiva para a Educação Inclusiva, o presente trabalho propôs analisar, através de estudo de caso, o conhecimento e a utilização de recursos de Tecnologia Assistiva para a Educação Inclusiva na perspectiva dos profissionais que trabalham com o AEE na rede municipal de ensino de Uberaba/MG. O referido instrumento buscou ainda detectar melhorias a serem implantadas para o total aproveitamento da utilização da Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se também identificar os principais instrumentos legais que dispõem sobre a Educação Inclusiva no Brasil e no mundo; investigar o funcionamento do AEE e das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e representar o contexto da rede municipal de ensino de Uberaba/MG quanto à Educação Inclusiva. A pesquisa foi respondida por 23 participantes, dentre eles, professores do Atendimento Educacional Especializado, professores regentes de Classe Comum e outros profissionais da Educação. Os principais resultados comprovaram que os participantes possuem conhecimento e utilizam os equipamentos disponíveis nas SRMs. Referente aos conhecimentos sobre Tecnologia Assistiva, os participantes demonstraram ser familiarizados com o tema, o que representa avanços positivos desde as pesquisas realizadas anteriormente no mesmo ambiente. As sugestões de melhoria para o trabalho de inclusão desenvolvido pelas escolas referiram-se, em sua maioria, na acessibilidade arquitetônica do local e em investimentos e incentivos para a formação continuada para profissionais que trabalham com a Educação Inclusiva.
Abstract: Assistive Technology represents, for people with disabilities, an increase in their functional skills, promotion of autonomy and participation in new activities previously limited. Its use in specialized education assistance (SEA) helps to complement and supplement students' learning, as participation and independence inside and outside the school is promoted. In view of the relevance of using Assistive Technology for Inclusive Education, this study proposed to analyze, through a case study, the knowledge and use of Assistive Technology resources for Inclusive Education from the perspective of professionals who work with SEA in the network municipal education system of Uberaba / MG. The aforementioned instrument also sought to identify improvements to be implemented for the full use of assistive technology in inclusive education. Using bibliographic and documentary research, we also sought to identify the main legal instruments they have on inclusive education in Brazil and in the world; investigate the functioning of the specialized educational service and the multifunctional resource rooms and represent the context of the municipal education network in Uberaba / MG regarding inclusive education. The survey was answered by 23 participants, among them, teachers from the specialized education service, teachers from the common class and other education professionals. As main results it can be mentioned that the participants have knowledge and use the equipment available in the SEAs. Regarding knowledge about assistive technology, the participants proved to be familiar with the topic, which represents positive advances since the researches previously carried out in the same environment. The improvement suggestions for the inclusion work developed by the schools were mostly related to the architectural accessibility and to investments and incentives for continuing education for professionals working with inclusion.
Palavras-chave: Educação inclusiva.
Tecnologia assistiva.
Atendimento educacional especializado.
Inclusive education.
Assistive technology.
Specialized education service.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1333
Data do documento: 28-Ago-2020
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