Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A inclusão no ensino superior um estudo sobre acessibilidade, possibilidades e desafios no acesso e permanência de estudantes no curso de Medicina
Autor(es): MACEDO, Cleuza Rezende
Primeiro Orientador: TEIXEIRA, Luciana de Almeida Silva
Resumo: Ao longo dos últimos anos surgiram leis, ações e programas que visam incluir estudantes com deficiência no Ensino Superior. No entanto, a magnitude dos desafios que regem o processo de inclusão exige de toda a comunidade acadêmica o reconhecimento da diversidade e do direito à autonomia desses estudantes para romper a histórica segregação social. Trata-se de uma pesquisa empírica de cunho qualitativo que, a partir da fala dos participantes da pesquisa, analisou-se narrativas por eles vivenciadas, na tentativa de entendermos as microdinâmicas do processo de formação acadêmica, conhecer os caminhos percorridos, apreender os significados autoatribuídos, como também a relação entre os pares, a construção de identidade no processo inclusivo de formação acadêmica; problematizadas a partir da experiência dos estudantes com deficiência matriculados no curso de Medicina da UFTM, em diferentes períodos, entre os anos de 2017 a 2019. Para tanto, efetuou-se um levantamento bibliográfico do tipo “Estado da Arte”, histórias de vida por meio de entrevistas semiestruturadas, e observação em cenário de prática na interface entre resultados obtidos de interpretações sobre o conto “Terceira Margem do Rio” de João Guimarães Rosa. Assim, foi utilizado o software IRAMUTEQ como recurso para análise textual do relato dos participantes por organizar a distribuição do vocabulário de forma facilmente compreensível e visualmente clara por meio de análises com o diagrama de Zipf, da análise de Similitude e da Nuvem de Palavras. Do total de onze estudantes elegíveis, seis participaram das entrevistas e apenas dois autorizaram a observação em cenário de prática. Nas entrevistas, ecoaram fortes narrativas, possibilitando-nos perceber como os laços familiares e afetivos atuam na vida destes estudantes. Ainda em suas narrativas, nota-se a intensa preocupação com reprovações, carga horária extenuantes e as cobranças pessoais com a dinâmica exaustiva do curso. O traço que nos une e separa parte da aposta das inúmeras possibilidades como margem, a fim de marcar a função constitutiva da universidade e dos estudantes com deficiência no curso de Medicina. O traçado precisa deslizar dos padrões de normalidade pelas inúmeras perspectivas de um processo formativo acadêmico, ao mesmo tempo suspendendo, duvidando de verdades postas, hegemônicas, capacitistas, meritocráticas e discriminatórias. As margens como ponto de partida: repensamos e inventamos um rio que, hoje, chamamos de inclusão. Naveguemos.
Abstract: Over the past few years, laws, actions and programs have emerged that aim to include students with disabilities in Higher Education. However, the magnitude of the challenges that govern the inclusion process requires that the entire academic community recognize the diversity and the right to autonomy of these students in order to break the historical social segregation This is an empirical research of qualitative nature, from the speech of research participants, we analyzed narratives experienced by them, in an attempt to understand the micro dynamics of the academic training process, to know the paths traveled, to apprehend the meanings self-attributed, as well as the relationship between peers, the construction of identity in the inclusive process of academic training, problematized from the experience of students with disabilities enrolled in the medical course at UFTM, in different periods, between the years 2017 and 2019. To this end, a bibliographical survey of the "State of the Art" type was carried out, as well as life stories through semi-structured interviews, observation in a practice scenario, in the interface between the results obtained and interpretations of the short story "Third Bank of the River" by João Guimaraes Rosa. The IRAMUTEQ software was used as a resource for the textual analysis of the participants' report by organizing the distribution of vocabulary in an easily understandable and visually clear way through Zipf diagram analysis, Similarity analysis and Word Cloud analysis. Of the total eleven eligible students, six participated in the interviews and only two consented to observation in the practice setting. In the interviews, strong narratives were echoed, allowing us to perceive how family and affective ties act in the lives of these students. Still, in their narratives, we notice the intense concern with failing grades, the exhausting workload, and the personal charges with the exhausting dynamics of the course. The line that unites and separates us is part of the betting on the countless possibilities as a margin, in order to mark the constitutive function of the university and of the students with disabilities in the medical course. The trace needs to slide from the standards of normality through the innumerous perspectives of an academic formative process, at the same time suspending, doubting of posited, hegemonic, capacitating, meritocratic and discriminatory truths. The margins as a starting point: we rethink and invent a river that, today, we call inclusion. Let's sail...
Palavras-chave: Ensino Superior.
Educação inclusiva.
Escolas de Medicina.
Medicina.
Estudo e ensino.
Higher Education.
Inclusive Education.
Medical Schools.
Medicine.
Study and teaching.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1441
Data do documento: 22-Ago-2022
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