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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1476
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Tem caroço nesse angú”: indícios da colonialidade em documentos da educação patrimonial: uma análise documental á luz da decolonialidade |
Autor(es): | GONÇALVES, Maycon Junio |
Primeiro Orientador: | KATO, Danilo Seithi |
Resumo: | A pesquisa que aqui se apresenta foi produzida no âmbito do mestrado em educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), promove análises e reflexões acerca das práticas de educação patrimonial desenvolvidas pela Seção Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Uberaba (SEMPAC) entre os anos de 2017 e 2020, analisando o modo como as manifestações culturais afro-brasileiras presentes no município se colocam em perspectiva nas ações desenvolvidas pela equipe técnica. Desse modo, assume-se a perspectiva decolonial para a realização de uma análise documental, amparada pelo método do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, tendo como objetivo principal: analisar pelas vias documentais como o programa de educação patrimonial desenvolvido pela SEMPAC na cidade de Uberaba, trabalha com as manifestações afro culturais do município e investigando se potencializam uma educação das relações étnico raciais pelas ações desenvolvidas. No propósito de alcançar o objetivo geral estabelecido, adota-se enquanto específicos: Investigar nos documentos produzidos pelo programa de educação patrimonial do município de que maneira e sobre quais premissas teórico metodológicas as ações se desenvolvem nas escolas da cidade de Uberaba; Compreender como o programa de educação patrimonial trabalha com a temática da diversidade cultural e étnico racial observada nas manifestações culturais protegidas pelas políticas patrimoniais em âmbito municipal; Promover considerações sobre o programa em questão, propondo reflexões que permitam ponderar se por meio dos pressupostos da interculturalidade crítica e decolonialidade, é possível potencializar as ações de educação para relações étnico raciais. Parte-se da premissa de que pelo campo do patrimônio cultural e da educação patrimonial terem se articulado no contexto social de expansão da modernidade, reproduzem em suas instâncias funcionais, a colonialidade operante no constructo da sociedade moderna, sobretudo, por estarem imbricadas às disputas que atravessam a construção do estado nação, história nacional, memória e identidade. Desse modo, a análise empreendida sinaliza para dois caminhos distintos sendo um que demarca as problemáticas que atravessam o campo da educação patrimonial, no tocante ao trato da abordagem étnico racial, e outro que aponta para as possibilidade de que ao assumir uma perspectiva intercultural crítica e decolonial, novos movimentos seriam potencializados, possibilitando outras construções teórico práticas onde estes sujeitos, outrora invisibilizados pela lógica moderna, se coloquem em lugar de protagonismo frente às manifestações socioculturais que detém. |
Abstract: | La investigación que aquí se presenta fue producida en el ámbito de la maestría en educación de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro (UFTM), promueve análisis y reflexiones sobre las prácticas de educación patrimonial desarrolladas por la Sección Municipal de Patrimonio Histórico y Cultural de Uberaba (SEMPAC ) entre los años 2017 y 2020, analizando cómo las manifestaciones culturales afrobrasileñas presentes en el municipio ponen en perspectiva las acciones desarrolladas por el equipo técnico. Así, se asume la perspectiva decolonial para realizar un análisis documental, apoyado en el método del paradigma evidencial de Carlo Ginzburg (1939), con el objetivo principal: analizar a través de vías documentales el programa de educación patrimonial desarrollado por la SEMPAC en la ciudad de Uberaba, trabaja con las manifestaciones afroculturales de la ciudad, investigando si estas potencian la educación en las relaciones étnicas y raciales a través de las acciones desarrolladas. Para lograr el objetivo general establecido se adoptan como específicos: Investigar en los documentos producidos por el programa de educación patrimonial de la ciudad cómo y sobre qué premisas teóricas y metodológicas se desarrollan las acciones en las escuelas de la ciudad de Uberaba; Comprender cómo funciona el programa de educación patrimonial con el tema de la diversidad racial étnica y cultural observada en las manifestaciones culturales protegidas por políticas patrimoniales a nivel municipal; Promover consideraciones sobre el programa en cuestión, proponiendo reflexiones que permitan considerar si, a través de los supuestos de interculturalidad crítica y decolonialidad, es posible potenciar acciones educativas para las relaciones étnico-raciales. Se parte de la premisa de que, a través del campo del patrimonio cultural y la educación patrimonial, se han articulado en el contexto social de expansión de la modernidad y, reproducen en sus instancias funcionales, la colonialidad que opera en la construcción de la sociedad moderna, especialmente porque se entrelazan con las disputas que a través de la construcción del estado nación, la historia nacional, la memoria y la identidad. Así, el análisis realizado apunta a dos caminos distintos, uno que delimita los temas que atraviesan el campo de la educación patrimonial, en lo que respecta al enfoque étnico racial, y otro que apunta a las posibilidades que, asumiendo una perspectiva crítica e intercultural, descolonial , se potencializarían nuevos movimientos, posibilitando otras construcciones teóricas prácticas donde estos sujetos, antaño invisibilizados por la lógica moderna, se sitúan en un papel protagonista frente a las manifestaciones socioculturales que sostienen. |
Palavras-chave: | Educação patrimonial. Relações étnico raciais. decolonialidade. Educación patrimonial. Relaciones étnicas raciales. Decolonialidad. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1476 |
Data do documento: | 30-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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