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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1477
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inclusão social e escolar a partir da condicionalidade de educação do Programa Bolsa Família |
Autor(es): | MELO, Estela Caroline Freitas |
Primeiro Orientador: | FERNANDES, Natália Aparecida Morato |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educativas, com o objetivo de analisar a relação entre inclusão social e inclusão escolar decorrente da condicionalidade de educação do Programa Bolsa Família (PBF) de alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais em um bairro periférico do município de Uberaba-MG. Assim, ao relacionar a inclusão social e inclusão educacional, esta dissertação busca compreender as desigualdades reproduzidas no ambiente escolar e as possibilidades de inclusão social e/ou redução das desigualdades para esses estudantes. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que conta com revisão bibliográfica e análise de questionários e entrevistas, investiga-se como o acesso à educação decorrente da condicionalidade educacional do PBF auxilia na inclusão das famílias e na quebra do ciclo intergeracional da pobreza. O acesso à educação formal é uma ferramenta que possibilita a inclusão de crianças e adolescentes por desenvolver-se em um dos primeiros espaços de interação social, a escola. A dissertação se fundamenta teoricamente nos estudos do sociólogo Pierre Bourdieu sobre as desigualdades educacionais, explorando o conceito de capital cultural, que são sistemas de valores transferido da família para as crianças e influencia na vivência escolar, taxas de êxito, atitudes frente à escola e expectativas educacionais. Conclui-se que a educação, sozinha, não é capaz de superar todos os limites impostos às diferentes classes sociais do país, mas se configura como estratégia fundamental de transformação social. O PBF impacta positivamente na escolarização formal das classes menos favorecidas, promovendo o acompanhamento escolar dos filhos e a permanência nos estudos, o que pode oportunizar o desempenho acadêmico e o aumento do nível de escolaridade da família. É necessário reconhecer as desigualdades e diferenças iniciais perante a escola para viabilizar a equiparação das oportunidades. |
Abstract: | This study was developed within the scope of the Master's course of the Graduate Program in Education at the Federal University of Triângulo Mineiro, in the research line of Fundamentals and Educational Practices, and has the objective of analyzing the relationship between social inclusion and educational inclusion resulting from the conditionality of education considering the Bolsa Família Program (PBF) for Elementary School students in a peripheral neighborhood of the city of Uberaba-MG. Thus, by relating social inclusion and educational inclusion, this dissertation seeks to understand the inequalities reproduced in the school environment and the possibilities of social inclusion and/or reduction of inequalities for these students. Through exploratory qualitative research, which includes a literature review and analysis of questionnaires and interviews, investigate how access to education resulting from the educational conditionality of the PBF helps in the inclusion of families and in breaking the intergenerational cycle of poverty. Access to formal education is a tool that enables the inclusion of children and adolescents as it develops in one of the first spaces for social interaction, the school. The dissertation is theoretically based on studies by the sociologist Pierre Bourdieu on educational inequalities, exploring the concept of cultural capital, which are systems of values transferred from the family to the children and influences the school experience, success rates, attitudes towards school and expectations educational. It is concluded that education, alone, is not an instrument capable of overcoming all the limits imposed on the different social classes of the country, but it is configured as a fundamental strategy for social transformation. The PBF has a positive impact on the formal schooling of the less favored classes, promoting the school monitoring of the children and the permanence in their studies, which can provide opportunities for academic performance and an increase in the family's level of schooling. It is necessary to recognize the inequalities and initial differences before the school to enable the equalization of opportunities. |
Palavras-chave: | Inclusão social. Educação. Desigualdades educacionais. Programa Bolsa Família. Social inclusion. Education. Educational inequalities. Bolsa Familia Program. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1477 |
Data do documento: | 18-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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