Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1487
Tipo: | Dissertação |
Título: | Empoderamento docente: reflexões sobre as representações sociais no contexto da pandemia da Covid-19 |
Título(s) alternativo(s): | Teacher empowerment: reflections on social representations in the context of the COVID-19 pandemic |
Autor(es): | VAZ, Luciana Ferreira dos Santos |
Primeiro Orientador: | LINHARES, Martha Maria Prata |
Resumo: | Esta dissertação trata de uma investigação sobre o empoderamento docente no contexto da pandemia da COVID-19, considerando o cenário educacional do Brasil com o ensino remoto e o emprego dos recursos tecnológicos. O objetivo geral da investigação é compreender as representações sociais de docentes da Educação Profissional de uma instituição pública de ensino, sobre o empoderamento docente durante a pandemia da COVID-19. Os objetivos específicos são identificar o núcleo central e o sistema periférico dessas representações sociais e identificar as representações sociais desses participantes e seus desafios durante esse período. As interpretações sobre empoderamento estão pautadas em Freire e Shor e Short e Rinehart e o conceito é de Perkins e Zimmerman que considera empoderamento docente aquele que une o bem comum ao bem individual e ao meio político e social sem desmembrá-los. O referencial teórico-metodológico adotado é a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a abordagem estrutural de Abric. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário online com questões abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras. A análise dos dados tem abordagem mista com o respaldo da Teoria das Representações Sociais e a utilização dos softwares EVOC e IRaMuTeQ e da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Por meio do EVOC verifica-se as evocações sobre empoderamento docente e com auxílio do IRaMuTeQ ressalta-se os desafios docentes no período pandêmico. Nos resultados, o núcleo central no quadrante de Vergès traz as palavras “conhecimento” e “reconhecimento”, determinando as representações sociais dos docentes. As palavras “compromisso” e “resiliência” estão na primeira periferia, a palavra “irrelevante” está na segunda periferia e a palavra “poder” está na zona de contraste. Na análise de similitude e na nuvem de palavras os termos “discente”, “ensino remoto”, “trabalho”, “momento pandêmico”, “aula”, “período” se destacam. Na árvore máxima, a comunidade da palavra “discente” destaca as palavras “aprendizado”, “aprendizado docente” e “aprendizado discente”. Na análise qualitativa das narrativas há uma mescla de aquisição de conhecimento, esforço e trabalho árduo com sofrimento, medo e insegurança. Os discursos trazem desafios relacionados às mudanças repentinas 9 contudo com resultados positivos para discentes e docentes. O estudo sugere que as dificuldades relatadas foram molas propulsoras para o empoderamento docente e que as representações sociais encontradas no núcleo central contribuíram para minimizar os impactos negativos da pandemia nesse grupo de participantes. Ao final da dissertação ressalta-se a possibilidade dos termos “resiliência” e “compromisso” migrarem da primeira periferia para o núcleo central. Uma das possibilidades para que essa migração ocorra é a realização de ações de formação docente que tragam à tona as representações sociais identificadas e promovam debates e discussões sobre o tema. O conhecimento das representações sociais do tema, associado à formação continuada tem potencial para contribuir com o empoderamento docente e, possivelmente, ressignificar o exercício profissional. |
Abstract: | This dissertation is an investigation about teacher empowerment in the context of the COVID-19 pandemic, considering the educational scenario in Brazil with remote teaching and the use of technological resources. The general objective of the research is to understand the social representations of teachers of Professional Education of a public educational institution, about teacher empowerment during the COVID-19 pandemic. The specific objectives are to identify the central core and peripheral system of these social representations and to identify the social representations of these participants and their challenges during this period. The interpretations about empowerment are based on Freire and Shor and Short and Rinehart, and the concept is from Perkins and Zimmerman, who consider empowerment to be that which unites the common good with the individual good and the political and social environment without dismembering them. The theoretical and methodological reference adopted is Moscovici's Theory of Social Representations and Abric's structural approach. For data collection we used an online questionnaire with open and closed questions and the Free Word Association Technique. The data analysis has a mixed approach with the support of the Theory of Social Representations and the use of EVOC and IRaMuTeQ software and content analysis from Bardin's perspective. Through the EVOC, the evocations about teacher empowerment are verified, and with the help of IRaMuTeQ, the teaching challenges in the pandemic period are highlighted. In the results, the central nucleus in the Vergès quadrant brings the words "knowledge" and "recognition", determining the teachers' social representations. The words "commitment" and "resilience" are in the first periphery, the word "irrelevant" is in the second periphery, and the word "power" is in the contrast zone. In the similarity analysis and word cloud the terms "learner", "remote teaching", "work", "pandemic moment", "class", "period" stand out. In the maximum tree the community of the word "learner" highlights the words "learning", "faculty learning" and "student learning". In the qualitative analysis of the narratives there is a mixture of knowledge acquisition, effort, and hard work with suffering, fear, and insecurity. The speeches bring challenges related to sudden changes, but with positive results for students and 11 teachers. The study suggests that the difficulties reported were driving forces for the empowerment of teachers, and that the social representations found in the central nucleus contributed to minimize the negative impacts of the pandemic on this group of participants. At the end of the dissertation, we emphasize the possibility of the terms "resilience" and "commitment" migrating from the first periphery to the central core. One of the possibilities for this migration to occur is the implementation of teacher education activities that bring to light the identified social representations and promote debates and discussions on the subject. The knowledge of the social representations on the theme, associated with continuing education, has the potential to contribute to the empowerment of teachers and, possibly, to redefine the professional exercise. |
Palavras-chave: | Formação docente. Ensino remoto. Educação profissional Teacher education. Remote teaching. Professional education. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1487 |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Luciana F S Vaz.pdf | Dissert Luciana F S Vaz | 2,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.