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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1492
Tipo: | Dissertação |
Título: | Saberes afrodiaspóricos: conhecimentos e resistência nos congados e moçambiques de Ibiá (MG) |
Autor(es): | DAMASIO, Eduarda Aguilar |
Primeiro Orientador: | MARQUES, Lucio Alvaro |
Resumo: | A partir de manifestações culturais e de sujeitos que estão envolvidos em sua construção, é possível conhecer e reconhecer práticas importantes para estruturação da vida social, cultural e política. É importante compreender também que, a partir da análise dessas manifestações, podemos conhecer outras maneiras de concepções histórica e social de determinado território e sociedade. Essas diferenças interpretativas da sociedade podem ser concebidas em práticas educativas no interior de manifestações e seus festejos. Nesse sentido, esta pesquisa foi construída almejando analisar os ternos de congado e moçambique de Ibiá, no estado de Minas Gerais. Buscou-se responder à hipótese de que o congado não é apenas uma manifestação cultural e religiosa, mas um espaço de transmissão de saberes. A sistematização de entrevistas realizadas possibilitou uma compreensão sobre a importância da memória e da identidade. Foram analisadas as relações desses sujeitos com o meio social em que estão inseridos. Foram empregados o método da história oral e a realização de entrevistas semiestruturadas para levantamento de dados, além da triangulação dos dados com documentos e bibliografia relacionada. Para a construção desta pesquisa, primeiramente se buscou uma base teórica que ajudou a compreender os sujeitos que constituem o congado e os atravessamentos que sofreram a partir da agência colonial, que subalternizou corpos e suas subjetividades. Apresentam-se o objeto de pesquisa, seus sujeitos e territorialidade, finalizando-se com a análise de dados coletados, o que auxiliou na identificação de saberes e no conhecimento de como se dá o processo de ensinar e aprender no seio do congado e seus festejos. |
Abstract: | It is possible to learn about and identify significant practices for structuring social, cultural, and political life through cultural expressions and the people who contribute to their construction. It is also important to recognize that by analyzing these manifestations, we can learn about other historical and social conceptions of a specific territory and society. These interpretative differences in society can be seen in the educational practices within the manifestations and their celebrations. In this sense, this research was built to analyze the Congado and Moçambique groups from Ibiá, in the state of Minas Gerais. We sought to answer the hypothesis that the Congado is not only a cultural and religious manifestation, but also a space for knowledge transmission. The systematization of the interviews conducted allowed for an understanding of the importance of memory and identity. The relationships of these individuals with their social environment were analyzed. The oral history method and semi-structured interviews were used to collect the data, which were further triangulated with documents and related bibliography. We sought a theoretical foundation for this research to better understand the individuals who comprise the Congado and the crossings that they experienced from the colonial agency, which subordinated bodies and subjectivities. The object of research, its subjects, and territoriality are presented, ending with the analysis of the data collected, which helped in the identification of knowledge and in the understanding of how the process of teaching and learning takes place within the Congado and its festivities. |
Palavras-chave: | Congado. Saberes afrodiaspóricos. Epistemologias descoloniais. Devir-negro. Congado. Afrodiasporic knowledge. Decolonial epistemologies. Becoming-black. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1492 |
Data do documento: | 23-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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