Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Tipo: Dissertação
Título: Qualidade de vida no trabalho: diagnóstico da percepção dos servidores de uma universidade pública
Autor(es): SILVA, Josiane Pereira da
Primeiro Orientador: MALPASS, Geoffroy Roger Pointer
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MALPASS, Ana Claudia Granato
Resumo: A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um construto que visa pensar a tríade - pessoas, trabalho e organização, visando o impacto do trabalho sobre as pessoas e a eficácia organizacional, bem como, a perspectiva de algum grau de participação na resolução de problemas. Este estudo teve como objetivo geral descrever a percepção dos servidores docentes e técnicos-administrativos, efetivos, do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS) e do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE), acerca da QVT, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Para alcançar o objetivo proposto utilizou-se metodologia quantitativa, por meio da aplicação de um questionário fechado de QVT, aplicável para servidores públicos de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), adaptado e com validação inicial feita por Rocha (2015), baseado nas oito (8) dimensões de avaliação do Modelo de QVT de Walton (1973) e trinta e cinco (35) subdimensões, em uma resposta do tipo Likert. Para avaliação da confiabilidade do questionário, foi calculado o coeficiente do Alpha de Cronbach, obtendo índice de 0,9416 demostrando, assim, que o questionário tem boa confiabilidade para aplicação no estudo. Os resultados indicaram que existem níveis satisfatórios na grande maioria das dimensões avaliadas, mas nas dimensões Trabalho e o espaço total da vida; Oportunidade de crescimento contínuo e segurança; Compensação justa e adequada; e, Condições de trabalho, conforme respostas agrupadas dos dois Institutos, carecem de serem melhores estudados e aprofundados.
Abstract: The quality of life at work (QWL) is a construct that considers the triad - people, work and organization, aiming at understanding the impact of work on people and organizational effectiveness, as well as the perspective of some degree of participation in solving problems. The general objective of this study was to obtain knowledge of the perception of teaching and administrative staff at the Institute of Education, Letters, Arts, Human and Social Sciences (IELACHS) and the Institute of Technological and Exact Sciences (ICTE), at the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), concerning QWL. To achieve the proposed objective, a quantitative methodology was used, through the application of an adapted questionnaire, applicable to public functionaries of Federal Institutions of Higher Education (IFES), based on the eight (8) assessment dimensions of Walton's QWL Model and thirty-five (35) sub-dimensions, using a Likert-type response. To assess the questionnaire's reliability, the Cronbach's Alpha coefficient was calculated, obtaining an index of 0.9416, thus demonstrating that the questionnaire has good reliability for application in the study. The results indicated that there are satisfactory levels in most of the evaluated dimensions, but in the dimensions of work and the total space of life, growth opportunities and security; fair and adequate compensation. Working conditions, according to the grouped responses of the two Institutes, need to be better studied and evaluated.
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho.
Universidade pública.
Docentes.
Técnico-administrativos.
Quality of life at work.
Public university.
Teaching staff.
Administrative staff.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1514
Data do documento: 28-Jun-2023
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