Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1619
Tipo: | Dissertação |
Título: | Navegar é preciso: memórias de uma professora alfabetizadora à deriva |
Autor(es): | ALCANTARA, Euripa Aparecida Ribeiro de |
Primeiro Orientador: | CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé |
Resumo: | Esta dissertação representa uma exploração profunda e reflexiva sobre o processo formativo da prática docente, centrada na experiência pessoal de uma professora alfabetizadora. O estudo começa com um memorial narrativo, destacando eventos e experiências significativas que moldaram a escolha do tema central: analisar o desenvolvimento da prática docente por meio da (auto)biografia. A pesquisa busca responder à questão central de como as experiências como professora alfabetizadora transformaram sua identidade e prática profissional. Utilizando uma abordagem qualitativa, a autora narra sua jornada enquanto professora alfabetizadora com experiência de quatro décadas por meio de narrativas ficcionais explorando memórias e vivências. Para a contextualização da pesquisa, a autora utiliza uma variedade de recursos, incluindo diários, notas de campo, fotos, mapas do tesouro, links de músicas e vídeos. Ao longo do texto, a autora discute a seleção criteriosa de eventos e pensamentos significativos, proporcionando uma visão profunda e pessoal de sua jornada educacional. Além disso, o estudo propõe conexões entre a formação de professores e a alfabetização, examinando o impacto dessas interações na alma humana, através das perspectivas de diversos autores. Ao final, destaca-se a transformação resultante das reflexões e aprendizados obtidos por meio da Perspectiva Ecologista de Educação, revelando uma jornada de autoconhecimento e crescimento profissional. A dissertação representa não apenas uma análise profunda da prática docente, mas também uma exploração íntima do ser humano por trás do educador. |
Abstract: | This dissertation represents a deep and reflective exploration of the formative process of teaching practice, centered on the personal experience of a literacy teacher. The study begins with a narrative memorial, highlighting significant events and experiences that shaped the choice of the central theme: analyzing the development of teaching practice through (auto)biography. The research seeks to answer the central question of how her experiences as a literacy teacher transformed her identity and professional practice. Using a qualitative approach, the author narrates her journey as a literacy teacher with four decades of experience through fictional narratives exploring memories and experiences. To contextualize the research, the author uses a variety of resources, including diaries, field notes, photos, treasure maps, music links and videos. Throughout the text, the author discusses the careful selection of significant events and thoughts, providing a deep and personal insight into her educational journey. Furthermore, the study proposes connections between teacher training and literacy, examining the impact of these interactions on the human soul, through the perspectives of different authors. In the end, the transformation resulting from the reflections and learning obtained through the Ecologist Perspective of Education stands out, revealing a journey of self-knowledge and professional growth. The dissertation represents not only an in-depth analysis of teaching practice, but also an intimate exploration of the human being behind the educator. |
Palavras-chave: | Autobiografia. Pesquisa narrativa. Narrativa ficcional. Alfabetização. Autobiography. Narrative research. Fictional narrative. Literacy. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1619 |
Data do documento: | 29-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Euripa A R Alcantara.pdf | Dissert Euripa A R Alcantara | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.