Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
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Tipo: Dissertação
Título: Saúde e adoecimento de professores de Ciências e Matemática da rede municipal de Educação de Uberaba
Health and illness of teachers in the Municipal Education Network of Uberaba
Autor(es): BORGES, Juliana dos Santos
Primeiro Orientador: SOUZA, Esdras Vigginao de
Resumo: adoecimento profissional é uma realidade num sistema e sociedade de desempenho organizada na manutenção do neoliberalismo. A identidade profissional está permeada pelos valores da sociedade do desempenho e acaba influindo na saúde do trabalhador. Não é diferente com o professor, que deve se portar em consonância com as concepções de desempenho estabelecidas e compartilhadas socialmente. Por trás de uma noção de autonomia docente, o professor acaba sofrendo pressões, inclusive por sua própria parte, para atingir padrões de desempenho inatingíveis. No processo de tentar balancear o trabalho prescrito e o trabalho real, o professor acaba sofrendo e, eventualmente, pode adoecer em decorrência da profissão. Com a Pandemia do Covid-19, as condições de trabalho e de adoecimento de professores acabou sendo trazido à tona. Assim, esta pesquisa tem por objetivo caracterizar o perfil de saúde e adoecimento de professores de Ciências e Matemática da Rede Municipal de Educação de Uberaba. Utilizamos como sustentação teórica a Psicodinâmica do trabalho de Dejours e a Performatividade de Ball. Esta investigação tem natureza qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas narrativas, realizadas com professores de Ciências e Matemática da rede municipal de educação de Uberaba. Os resultados indicam que os professores estão adoecidos e se preocupam com sua saúde, tendo emergido um conjunto de categorias. A pesquisa nos permite compreender que são necessárias políticas públicas de enfrentamento ao adoecimento docente.
Abstract: Professional illness is a reality in a system and society organized around the maintenance of Neoliberalism. Professional identity is permeated by the values of the performance-driven society and ends up influencing the health of the worker. This is no different for teachers, who must align themselves with the established and socially shared performance standards. Behind the notion of teaching autonomy, teachers face pressures, even from themselves, to achieve unattainable performance standards. In the process of trying to balance prescribed work and actual work, teachers end up suffering and, eventually, may fall ill due to their profession. With the Covid-19 pandemic, the working conditions and the illness of teachers have been brought to the forefront. Therefore, this research aims to characterize the health profile and illness of Science and Mathematics teachers in the Municipal Education of Uberaba. The theoretical foundation for this study is based on Dejours' Psychodynamics of Work and Ball's Performativity. This investigation is qualitative, with data collection carried out through narrative interviews, conducted with Science and Mathematics teachers from the municipal education of Uberaba. The results indicate that teachers are facing illness and are concerned about their health, leading to the emergence of several categories. This research allows us to understand the need for public policies to address teacher illness.
Palavras-chave: Adoecimento docente.
Saúde docente.
Performatividade.
Educação pública.
Covid-19.
Teaching illness.
Teaching Health.
Performativity.
Public Education.
Covid-19.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1696
Data do documento: 24-Ago-2023
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