Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1703
Tipo: | Tese |
Título: | Compreensão da espiritualidade, religião e religiosidade frente aos enfrentamentos de pessoas vivendo com HIV |
Título(s) alternativo(s): | The understanding of spirituality, religion and religiosity in the face of the confrontations of people living with HIV La comprensión de la espiritualidad, la religión y la religiosidad frente a los enfrentamientos de las personas que viven con el VIH |
Autor(es): | AMARO, Elisângela de Assis |
Primeiro Orientador: | RODRIGUES, Leiner Resende |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | GIR, Elucir |
Resumo: | Posto que a religião é um sistema de crenças, representado por rituais e valores a serem adotados por uma comunidade, a religiosidade por sua vez é conhecida pelas atividades realizadas pela pessoa em relação à sua crença, sustentada ou não em uma religião. Quanto à espiritualidade, pode ser entendida como a busca de significado e sentido, que elevam o coração, além de experimentar sensações com algo maior que o seu existencial. Ela está presente no cotidiano, nas dimensões social, relacional, profissional, tal como na saúde, na educação, no lazer, como também no íntimo de todas as pessoas, existente em todos os espaços humanos e realidades da vida. A vista disso, a espiritualidade, religião e religiosidade aparecem como medida de fortalecimento para lidar com as dificuldades do cotidiano. Nesse sentido, este estudo teve como foco pessoas vivendo com HIV, pois a doença é capaz de interferir em sua dinâmica existencial, seja no ambiente físico, social, cultural ou financeiro. Assim, a espiritualidade, religião e religiosidade pode ser uma vertente de auxílio e possível fonte de apoio social. Assim, a pergunta norteadora deste estudo foi como a prática da espiritualidade, religião e religiosidade pode ajudar as pessoas vivendo com HIV no enfrentamento à doença? Teve como objetivo compreender a espiritualidade, religião e religiosidade frente aos enfrentamentos de pessoas vivendo com HIV, com abordagem qualitativa, baseado no referencial teórico do Interacionismo Simbólico e referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados ou Groundy Theory, de Strauss e Corbin. A seleção da amostra foi não probabilística por conveniência. Foram usadas mídias digitais como aplicativo multiplataforma WhatsApp para agendar as entrevistas; convite em grupos fechados da rede social Facebook e Instagram; as entrevistas semiestruturadas aconteceram de maneira individual pela plataforma ZOOM e Google Meet. Também foram realizadas entrevistas de maneira presencial na Associação Apoio à Pessoa Vivendo com HIV e Centro de Testagem e Aconselhamento ambos do município de Uberaba/MG. Com o auxílio do software ATLAS/ti 23, a codificação aberta das 26 entrevistas levantou 406 códigos preliminares que foram agrupados de acordo com sua similaridade, dando origem a 10 subcategorias e três categorias. O modelo teórico constituiu a representação do fenômeno “Recorrendo à espiritualidade/religião/religiosidade para viver melhor com o HIV”, foi validado por um expert no campo da espiritualidade e duas pessoas vivendo com HIV. Os significados de espiritualidade, religião e religiosidade foram identificados por sinonímia e conexão com Deus. Suas práticas estiveram além da frequência em instituições religiosas e oportunizaram saúde física e mental. A oração foi a ação mais evidenciada. A influência da espiritualidade/religião/religiosidade, favoreceu o autofortalecimento, na compressão do processo saúde-doença e menor sofrimento. A fé trouxe a percepção de capacidade e foi auxiliadora nos desafios; o tempo que se vive com HIV resultou em ressignificação e autoconhecimento. Como limitação deste estudo pode ter havido interferência dos dados no que diz respeito a linha do tempo de vivência com HIV e as variações de idade. O modelo teórico apresentado não esgotou a compreensão sobre a espiritualidade/religião/religiosidade sob a ótica de pessoas vivendo com HIV. |
Abstract: | Since religion is a system of beliefs, represented by rituals and values to be adopted by a community, religiosity, in turn, is known by the activities carried out by the person in relation to their belief, sustained or not in a religion. As for spirituality, it can be understood as the search for meaning and direction, which elevates the heart, in addition to experiencing sensations with something greater than your existential. It is present in everyday life, in the social, relational, professional dimensions, such as in health, education, leisure, as well as in the depths of all people, existing in all human spaces and realities of life. In view of this, spirituality, religion and religiosity appear as a strengthening measure to deal with everyday difficulties. This study focused on people living with HIV, as the disease is capable of interfering with their existential dynamics, whether in the physical, social, cultural and financial environment, so spirituality, religion and religiosity can be a source of help and a possible source of social support. Thus, the guiding question of this study was how can the practice of spirituality, religion and religiosity help people living with HIV in coping with the disease? It aimed to understand spirituality, religion and religiosity in the face of confrontations of people living with HIV, with a qualitative approach, based on the theoretical framework of Symbolic Interactionism and the methodological framework of Grounded Theory or Groundy Theory, by Strauss and Corbin. The sample selection was non-probabilistic for convenience. Digital media such as the multiplatform application WhatsApp were used to schedule the interviews; invitation to closed groups on the social network Facebook and Instagram; the semi-structured interviews took place individually through the ZOOM and Google Meet platform. Face-to-face interviews were also conducted at the Associação Apoio à Pessoa Vivendo com HIV and the Testing and Counseling Center, both in the municipality of Uberaba/MG. With the help of the ATLAS/ti 23 software, the open coding of the 26 interviews raised 406 preliminary codes that were grouped according to their similarity, originating 10 subcategories and three categories.
The theoretical model constituted the representation of the phenomenon “Resorting to spirituality/religion/religiosity to live better with HIV”, it was validated by an expert in the field of spirituality and two people living with HIV. The meanings of spirituality, religion and religiosity were identified by synonymy and connection with God. Their practices went beyond attendance at religious institutions and provided opportunities for physical and mental health. Prayer was the most evident action. The influence of spirituality/religion/religiosity favored self-strengthening, compression of the health-disease process and less suffering. Faith brought the perception of capacity and helped in the challenges. Depending on how long you live with HIV, it resulted in resignification and self-knowledge. As a limitation of this study, there may have been data interference with regard to the timeline of living with HIV and age variations. The theoretical model presented did not exhaust the understanding of spirituality/religion/religiosity from the perspective of people living with HIV. Siendo la religión un sistema de creencias, representada por rituales y valores a ser adoptados por una comunidad, la religiosidad, a su vez, es conocida por las actividades que realiza la persona en relación a su creencia, sustentada o no en una religión. En cuanto a la espiritualidad, puede entenderse como la búsqueda de sentido y dirección, que eleva el corazón, además de experimentar sensaciones con algo más grande que tu existencial. Está presente en la vida cotidiana, en las dimensiones social, relacional, profesional, como en la salud, la educación, el ocio, así como en el fondo de todas las personas, existiendo en todos los espacios humanos y realidades de vida. Ante esto, la espiritualidad, la religión y la religiosidad aparecen como una medida de fortalecimiento para enfrentar las dificultades cotidianas. Este estudio se centró en las personas que viven con el VIH, ya que la enfermedad es capaz de interferir en su dinámica existencial, ya sea en el entorno físico, social, cultural y económico, por lo que la espiritualidad, la religión y la religiosidad pueden ser una fuente de ayuda y una posible fuente de apoyo social. Por lo tanto, la pregunta guía de este estudio fue ¿cómo la práctica de la espiritualidad, la religión y la religiosidad pueden ayudar a las personas que viven con el VIH en el enfrentamiento de la enfermedad? Tuvo como objetivo comprender la espiritualidad, la religión y la religiosidad frente a los enfrentamientos de las personas que viven con el VIH, con un enfoque cualitativo, basado en el marco teórico del Interaccionismo Simbólico y el marco metodológico de la Grounded Theory o Groundy Theory, de Strauss y Corbin. La selección de la muestra fue no probabilística por conveniencia. Para programar las entrevistas se utilizaron medios digitales como la aplicación multiplataforma WhatsApp; invitación a grupos cerrados en la red social Facebook e Instagram; las entrevistas semiestructuradas se realizaron de forma individual a través de la plataforma ZOOM y Google Meet. También se realizaron entrevistas presenciales en la Associação Apoio à Pessoa Vivendo com HIV y en el Centro de Pruebas y Consejería, ambos en el municipio de Uberaba/MG. Con la ayuda del software ATLAS/ti 23, la codificación abierta de las 26 entrevistas generó 406 códigos preliminares que fueron agrupados según su similitud, originando 10 subcategorías y 3 categorías. El modelo teórico constituyó la representación del fenómeno “Recurriendo a la espiritualidad/religión/religiosidad para vivir mejor con VIH”, fue validado por un experto en el campo de la espiritualidad y dos personas viviendo con VIH. Los significados de espiritualidad, religión y religiosidad fueron identificados por sinonimia y conexión con Dios. Sus prácticas iban más allá de la asistencia a instituciones religiosas y brindaban oportunidades para la salud física y mental. La oración fue la acción más evidente. La influencia de la espiritualidad/religión/religiosidad favoreció el autofortalecimiento, la compresión del proceso salud-enfermedad y la disminución del sufrimiento. La fe trajo la percepción de capacidad y ayudó en los desafíos. Según el tiempo que se viva con VIH, resultó en resignificación y autoconocimiento. Como limitación de este estudio, puede haber habido interferencia de datos con respecto a la cronología de vivir con el VIH y las variaciones de edad. El modelo teórico presentado no agotó la comprensión de la espiritualidad/religión/religiosidad desde la perspectiva de las personas que viven con el VIH. |
Palavras-chave: | Espiritualidade. Religião. Religiosidade. HIV. Adulto. Teoria fundamentada. Spirituality. Religion. Religiosity. VIH. Adult. Grounded Theory. Espiritualidad. Religión. Religiosidad. VIH. Adulto. Teoría fundamentada. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1703 |
Data do documento: | 29-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Elisangela A Amaro.pdf | Tese Elisangela A Amaro | 2,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.