Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A categoria do lugar no Cursus Philosophicus (1756) do Mato Grosso
Autor(es): OLIVEIRA, Paulo Henrique dos Santos
Primeiro Orientador: MARQUES, Lucio Alvaro
Resumo: Este trabalho almeja realizar uma exploração da categoria de lugar dentro do conteúdo do Compendium Philosophicum et Recompilatum (1756), um curso filosófico cuja autoria é identificada com o frei franciscano Manuel dos Anjos e pertencente aos escritos de um Colégio Serenense, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade, então capital da capitania de Mato Grosso. O curso chegou até nós a partir de um manuscrito catalogado na Biblioteca Pública Municipal do Porto sob a identificação de Ms. 380. A fim de situar esta pesquisa dentro de um contexto sócio-histórico mais amplo, buscamos levantar dados quanto à situação de Vila Bela e do Mato Grosso em meados do século XVIII, oferecer uma análise paleográfica elementar do Ms. 380 e identificar quais os sentidos possíveis de uma educação franciscana no geral e no contexto do Brasil colonial. De posse destas informações, passamos à apresentação do conteúdo do cursus. O texto de Manuel dos Anjos coloca a Física como elemento principal de seu curso, cuja seção contempla a maior parte do documento. Assim, delimitou-se o objeto da análise como a categoria de lugar, que é elemento primordial da Física, e através da qual podemos interagir com o texto filosófico e reconhecer as influências ali presentes. Para fins deste estudo, escolheu-se estudar a Física do Curso Serenense a partir da realização de uma crítica externa, ou seja, da comparação do texto, no que tange à ideia de lugar, com outros textos selecionados, a saber, os cursos filosóficos de João Pôncio e Edmundo Pourchot, além de outras referências que lidam com o tema do espaço imaginário.
Abstract: This work aims to explore the category of space within the contents of the Compendium Philosophicum et Recompilatum (1756), a philosophical course whose authorship is identified with the Franciscan friar Manuel dos Anjos and which belongs to the writings of a Colégio Serenense, located in Vila Bela da Santíssima Trindade, then capital of the captaincy of Mato Grosso. The course reaches us through a manuscript catalogued in the Municipal Public Library of Porto under the identification of Ms. 380. Intending to situate this research in a broader socio-historical context, we sought to get data regarding the situation of Vila Bela and Mato Grosso in the mid-17th century, offer an elementary palaeographical analysis of Ms. 380 and identify which were the possible meanings of a Franciscan education, both in general and in the colonial Brazilian context. In possession of this information, we present the contents of the course. Manuel dos Anjos’ text puts Physics as the main element of his course, whose section contemplates the largest share of the document. Therefore, we delimited the object of analysis as the category of place, which is a primordial element of Physics, and through which we can interact with the philosophical text and recognize the influences therein. For the ends of this study, we chose to study the Serenense text’s Physics via an “external critique”, that is, the comparison of the text, as it relates to the idea of place, with other select texts. Among these are the philosophical courses of Johannes Poncius and Edmond Pourchot and other references that deal with the theme of imaginary space.
Palavras-chave: Filosofia do Brasil Colonial.
Educação no Brasil Colonial.
Colégio Serenense.
Educação franciscana. Lugar.
Colonial Brazilian philosophy.
Education in Colonial Brazil.
Colégio Serenense.
Franciscan education.
Place.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1756
Data do documento: 9-Fev-2024
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