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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1880
Tipo: | Dissertação |
Título: | Experimentação com viés investigativo para o ensino de cinética química |
Autor(es): | MARTINS, Leandro Henrique Ferreira |
Primeiro Orientador: | COSTA, Carla Regina |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | CERQUEIRA, Daniel Alves |
Resumo: | O ensino de química ainda valoriza demasiadamente os cálculos, a memorização de fórmulas matemáticas e nomenclaturas de compostos, o que ocasiona um alto nível de rejeição da Química pelos estudantes de Ensino Médio e repercute negativamente no processo de ensino-aprendizagem. A experimentação pode contribuir para tornar a Química mais interessante e atraente para os estudantes e resultar em uma aprendizagem efetiva desde que sejam propostos experimentos que exijam a participação ativa dos alunos. Esse objetivo pode ser alcançado utilizando uma abordagem de experimentação investigativa, na qual o professor atua como um mediador do processo. Ao contrário das experimentações tradicionais, na experimentação investigativa o aluno tem a possibilidade de analisar situações problema, coletar dados, elaborar e testar hipóteses, argumentar e discutir com os colegas. A cinética química possibilita a avaliação experimental da influência de determinados fatores sobre a velocidade das reações químicas e por isso é um conteúdo que viabiliza uma abordagem baseada na experimentação investigativa. Este trabalho propõe avaliar o uso da experimentação investigativa para a abordagem da cinética química no Ensino Médio por meio de duas reações de desprendimento de dióxido de carbono: a reação entre bicarbonato de sódio e vinagre e a decomposição térmica do bicarbonato de sódio. A pesquisa mostrou que a experimentação é capaz de motivar os alunos a participarem da atividade de forma atenta e fazendo anotações minuciosas. Na avaliação diagnóstica os alunos apresentaram vocabulário científico inadequado, mas conseguiram relatar de forma satisfatória as observações experimentais. O professor teve um papel crucial no direcionamento do experimento e apresentação do conteúdo após a realização da prática. Este trabalho proporcionou a elaboração de uma sequência didática que poderá ser utilizada por professores da Educação Básica na abordagem do conteúdo de cinética química aos estudantes. |
Abstract: | The teaching of chemistry still values calculations and the memorization of mathematical formulas and nomenclatures of compounds, which causes a high level of rejection of Chemistry by high school students and has a negative impact on the teaching-learning process. Experimentation can contribute to making Chemistry more interesting and attractive to students and result in effective learning as long as experiments that require the active participation of students are proposed. This goal can be achieved by using an investigative experimentation approach, in which the teacher acts as a mediator of the process. Unlike traditional experiments, in investigative experimentation the student has the possibility to analyze problem situations, collect data, elaborate and test hypotheses, argue and discuss with colleagues. Chemical kinetics enables the experimental evaluation of the influence of certain factors on the speed of chemical reactions and therefore it is a content that enables an approach based on investigative experimentation. This work proposes to evaluate the use of investigative experimentation to approach chemical kinetics in high school through two carbon dioxide detachment reactions: the reaction between sodium bicarbonate and vinegar and the thermal decomposition of sodium bicarbonate. The research showed that experimentation is capable of motivating students to participate in the activity attentively and by taking detailed notes. In the diagnostic evaluation, the students presented inadequate scientific vocabulary, but were able to report the experimental observations satisfactorily. The teacher played a crucial role in directing the experiment and presenting the content after the practice. This work provided the elaboration of a didactic sequence that can be used by teachers of Basic Education in the approach of the content of chemical kinetics to students. |
Palavras-chave: | Prática investigativa. Ensino de Química. Sequência didática. Investigative practice. Chemistry teaching. Didactic sequence. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1880 |
Data do documento: | 29-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
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