Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1881
Tipo: Dissertação
Título: Abordagem do conteúdo de isomeria no ensino médio por meio da modalidade híbrida
Autor(es): ARGEMIRO, Ederson Vinicius
Primeiro Orientador: ROSSI, Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor-co1: ALVES, Evandro Roberto
Resumo: O conteúdo de isomeria tem sido apontado pelos alunos do Ensino Médio como um dos mais complexos e desafiadores em termos de aprendizagem. Isso se deve ao fato de que a compreensão envolve análises abstratas de estruturas moleculares e necessita de conhecimentos químicos prévios como, por exemplo, ligações químicas, geometria molecular, quiralidade em compostos orgânicos. Buscando-se minimizar esse problema, este trabalho de pesquisa teve como objetivo aplicar e avaliar a abordagem pedagógica baseada no modelo educacional do Ensino Híbrido, a fim de tornar o ensino de isomeria mais efetivo, atrativo, deforma a permitir uma maior participação dos alunos na construção do próprio conhecimento. Mais especificamente, foram trabalhados os conteúdos de isomeria constitucional, geométrica e óptica por meio de uma sequência didática. Dentre os modelos existentes do Ensino Híbrido, foi aplicado o de Rotação, priorizando os submodelos da sala de aula invertida e da rotação por estações. Como ferramenta digital mediadora e de apoio ao Ensino Híbrido, foi criado um grupo no aplicativo WhatsApp denominado “Isomeria”, oferecendo trocas de mensagens instantâneas em conexão à internet entre alunos e professor. As videoaulas disponibilizadas aos alunos para realização dos estudos on-line e na perspectiva da sala de aula invertida foram hospedadas no aplicativo Edpuzzle. Esse aplicativo permitiu o monitoramento do professor pesquisador quanto à visualização das videoaulas por parte dos alunos. As atividades desenvolvidas para serem aplicadas nas estações por rotação e nas avaliações do ensino exigiram investigação, planejamento, gestão e que combinasse o ensino presencial como online. Participaram da pesquisa alunos do 2º Ano do curso técnico em Química de uma Escola Técnica Estadual, localizada na área rural do município de Igarapava/SP. O conteúdo sobre isomeria foi contextualizado aos alunos, abordando a sua importância nos estudos decompostos orgânicos e com relação à produção de medicamentos, podendo levar a consequências indesejáveis como, no caso do fármaco Talidomida, provocando o efeito teratogênico em recém nascidos. O ensino de isomeria (constitucional, geométrica e óptica)foi avaliado por meio de aplicação de questionários contendo questões extraídas de exames de vestibulares e aplicadas pelo Google Forms. As análises realizadas a partir dos questionários aplicados mostraram que a abordagem híbrida proporcionou aprendizagem aos alunos, sendo construídos os conhecimentos de uma maneira mais autônoma, ativa e participativa. A partir da avaliação da abordagem híbrida aplicada ao ensino de isomeria, os alunos tiveram uma boa aceitação, apesar de no início do desenvolvimento das atividades de pesquisa ter havido uma certa dificuldade de adesão à atividade da sala de aula invertida. No que se refere ao uso dos aplicativos WhatsApp e Edpuzzle, os alunos consideraram ser de fácil manuseio, boa disponibilidade) e adequados aos estudos de isomeria.
Abstract: The content of isomerism has been identified by high school students as one of the most complex and challenging in terms of learning. This is due to the fact that understanding involves abstract analysis of molecular structures and requires prior chemical knowledge such as chemical bonding, molecular geometry, and chirality in organic compounds. In order to minimize this problem, this research work aimed to apply and evaluate the pedagogical approach based on the blended learning model, in order to make the teaching of isomerism more effective, engaging, and enable greater student participation in knowledge construction. Specifically, the contents of constitutional, geometric, and optical isomerism were addressed through a didactic sequence. Among the existing models of blended learning, the rotation model was applied, prioritizing the submodels of flipped classroom and station rotation. As a digital tool to mediate the blended learning, a WhatsApp group called "Isomerism" was created, offering instant messaging exchanges over the internet between students and the teacher. The video lessons provided to students for online study and in the flipped classroom perspective were hosted on the Edpuzzle app. This app allowed the researcher teacher to monitor students' viewing of the video lessons. The activities developed to be implemented in the rotation stations and in the assessments required investigation, planning, management, and a combination of face-to-face and online teaching. The research involved students from the 2nd year of a Chemistry technical course at a State Technical School located in the rural area of the municipality of Igarapava, São Paulo. The content on isomerism was contextualized for students, addressing its importance in the study of organic compounds and its relevance to drug production, which can lead to undesirable consequences such as the case of the drug Thalidomide, causing teratogenic effects in newborns. The teaching of isomerism (constitutional, geometric, and optical) was evaluated through the application of questionnaires containing questions extracted from college entrance exams and administered through Google Forms. The analyses carried out based on the applied questionnaires showed that the hybrid approach provided learning for the students, and knowledge was constructed in a more autonomous, active, and participatory manner. From the evaluation of the hybrid approach applied to the teaching of isomerism, the students had a positive acceptance, although at the beginning of the research activities, there was some difficulty in adopting the flipped classroom activity. Regarding the use of WhatsApp and Edpuzzle apps, the students found them easy to use, readily available, and suitable for the study of isomerism.
Palavras-chave: Isomeria.
Ensino híbrido.
WhatsApp.
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Ensino de Química.
Isomerism.
Blended teaching.
WhatsApp.
Digital Information and Communication. Technologies
;Teaching-learning in Chemistry.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1881
Data do documento: 26-Jun-2023
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Ederson V Argemiro.pdfDissert Ederson V Argemiro13,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.