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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/109
Tipo: | Dissertação |
Título: | O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG |
Autor(es): | Kappel, Verônica Borges |
Primeiro Orientador: | Gontijo, Daniela Tavares |
Resumo: | A violência é considerada um problema de saúde pública devido à sua magnitude e impacto na qualidade de vida de diferentes grupos sociais, se manifestando em diferentes espaços, inclusive na escola. A escola, enquanto instituição social é um local onde as diferenças se encontram e, portanto, lugar de potenciais conflitos. É na escola que as diversas formas de educação, valores familiares, culturas, etnias, religiões se conectam. Além de ser considerada um importante cenário para (re) produção de ações violentas é também locus para o desenvolvimento de ações de prevenção à violência e estímulo à cultura de paz. A violência escolar pode ser caracterizada como violência na escola, aquela que se produz dentro do espaço escolar sem estar ligada à natureza e as atividades da instituição; a violência à escola, ligada à natureza e às atividades da instituição escolar; e a violência da escola, que é uma violência simbólica que os jovens sofrem através da forma como a instituição e seus representantes os tratam. Neste estudo objetivou-se descrever e analisar o significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar de Uberaba-MG. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com gestores, auxiliares de serviços gerais, pais dos alunos e professores do nono ano, e entrevista coletiva com alunos do nono ano. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo na modalidade temática, com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram duas categorias temáticas: Caracterização da violência escolar e Enfrentamento à violência escolar. Os dados sugerem que concepções, modalidades, causas, consequências, espaços onde ocorre, perfis da vítima e do agressor, procedimentos adotados pela escola em casos de violência, estratégias e dificuldades para o enfrentamento relatadas pelos sujeitos encontram-se relacionadas às experiências e aos papéis desempenhados pelos diferentes atores no contexto escolar; estando a violência escolar relacionada especialmente as questões relacionais e sociais. Considerando estes aspectos, o presente estudo contribui para o aprofundamento das discussões sobre violência escolar oferecendo subsídios para o planejamento e sistematização de estratégias de enfrentamento que envolvam o estabelecimento de parcerias de cunho intersetorial, incluindo a colaboração dos profissionais de saúde. |
Palavras-chave: | Violência Saúde escolar Promoção da Saúde . Saúde Pública |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Atenção à Saúde das Populações |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Citação: | KAPPEL, Verônica Borges. O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde das Populações) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/109 |
Data do documento: | 21-Dez-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissert Veronica B Kappel.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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