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Tipo: Dissertação
Título: World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0): revisão de literatura dos processos de validação em grupos distintos e aferição das propriedades psicométricas da versão brasileira para cegos
Autor: SILVEIRA, Laís Sampaio da 
Primeiro orientador: Pereira, Karina
Resumo: A avaliação de incapacidade permite um retrato detalhado das implicações que uma condição de saúde tem no dia a dia de um indivíduo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu o World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0), para avaliar saúde e deficiência e inferir o impacto dessas condições na funcionalidade do indivíduo. Baseando-se nas validações desse instrumento foram desenvolvidos dois estudos. O primeiro teve como objetivo realizar uma revisão atualizada de artigos científicos que validaram o WHODAS 2.0 entre 2009 e 2015. A partir de uma busca nas principais bases de dados, foram encontrados 17 artigos científicos de validação do WHODAS 2.0. As validações ocorreram em 16 países e envolveu estudos com distintas propriedades psicométricas em adultos saudáveis ou com alguma condição de saúde. O segundo estudo testou as propriedades psicométricas da versão brasileira do WHODAS 2.0 para pessoas com cegueira. Participaram 56 cegos, com idade média de 48,4 (± 13,6) anos. Foram utilizados as modalidades de consistência interna, confiabilidade teste re-teste e inter-avaliadores e validade de critério, no qual utilizou-se o WHOQoL. A versão brasileira do WHODAS 2.0 mostrou adequada consistência interna para maioria dos domínios (α de Cronbach≥0,65), boa confiabilidade teste re-teste (CCI≥0,63) e inter-avaliadores (CCI≥0,65), e moderada correlação de seus domínios com os do WHOQoL para validade de critério. Apenas o domínio relacionado a atividades escolares ou de trabalho apresentou baixa consistência interna e nenhuma correlação significativa com os domínios do WHOQoL. A versão brasileira do WHODAS 2.0 é confiável e válida para ser utilizada em pessoas com cegueira.
Resumo: The disability assessment allows a detailed picture of the implications that a health condition has on the day of an individual. The World Health Organization (WHO) developed the World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0) to evaluate health and disability and to infer the impact of these conditions on the individual's functionality. Based on the validation of this instrument have been developed two studies. The first aimed to conduct an updated review of scientific articles that validated the WHODAS 2.0 between 2009 and 2015. From a search of major databases, they found 17 scientific articles WHODAS 2.0 validation. Validations occurred in 16 countries and involved studies with different psychometric properties in healthy adults or any health condition in healthy adults or with any health condition. The second study tested the psychometric properties of the Brazilian version of WHODAS 2.0 for people with blindness. Participated 56 blind, with a mean age of 48.4 (± 13.6) years. The psychometric properties were used: internal consistency, test-retest and inter-rater reliability and criterion validity, which used the WHOQoL. The Brazilian version of WHODAS 2.0 showed adequate internal consistency for most domains (Cronbach’s α≥0,65), good reliability test re-test (CCI≥0,63) and inter-rater (CCI≥0,65), and moderate correlation with their domains WHOQoL of the criteria for validity. Only the domain related to school activities or work showed low internal consistency and no significant correlation with the domains of WHOQoL. The Brazilian version of WHODAS 2.0 is reliable and valid for use in people with blindness.
Palavras-chave: Avaliação da Deficiência
Validação de testes
Estudos de Validação
Psicometria. Cegueira
Disability Evaluation
Validation Studies
Validity of tests
Psychometrics
Blindness
Área do CNPQ: Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citação: SILVEIRA, Laís Sampaio da. World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0): revisão de literatura dos processos de validação em grupos distintos e aferição das propriedades psicométricas da versão brasileira para cegos. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 25-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

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