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Tipo: Dissertação
Título: O corpo entre o riso e o choro na classe hospitalar
Autor: RODRIGUES, Júlio César
Primeiro orientador: SIMÕES, Regina Maria Rivogati
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção do professor em relação ao corpo da criança hospitalizada e verificar como ele considera o corpo em seu trabalho. Para o desenvolvimento da investigação o referencial teórico se configura da seguinte maneira: na primeira seção, trago um estudo do tipo estado da arte sobre a classe hospitalar dos últimos cinco anos; a segunda seção é destinada à temática sobre a classe hospitalar em que apresento seu histórico e seus aspectos legais; a terceira seção abrange as discussões de corpo acerca do paradigma cartesiano, utilizo-me dos princípios da corporeidade a fim de redimensionar a visão de corpo mecanicista pensada pela sociedade. Tais princípios se tornam um possível caminho para a pedagogia hospitalar. A coleta de dados foi realizada em dois hospitais localizados em duas cidades diferentes, sendo que uma se encontra no interior do estado de São Paulo e a outra no interior do estado de Minas Gerais. Este estudo configurou-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada e observação não participante. Os sujeitos que se submeteram à entrevista foram quatro docentes que ministram aulas em classe hospitalar. Para análise das entrevistas utilizou-se a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, na qual foram feitas duas perguntas geradoras, sendo a primeira: “Como você vê o corpo do seu aluno da classe hospitalar?” e a segunda “Como você trabalha o corpo do seu aluno na classe hospitalar?”. Na primeira pergunta foi constatado que 75% dos sujeitos entendem o corpo do aluno que frequenta a classe hospitalar como fragilizado e submisso aos procedimentos clínicos. No que concerne à segunda pergunta, 50% versam sobre o cuidado, respeito e habilidades cognitivas. A partir da observação foi possível verificar que os docentes da classe hospitalar consideram o corpo do aluno pautado no modelo tradicionalista de ensino-aprendizagem, isto é, o foco na sua atuação profissional está na transmissão do conteúdo que prevalece o cognitivo em detrimento ao corpo dos alunos que frequentam a classe hospitalar.
Resumo: This study aimed to analyze the perception of the teacher regarding the body of hospitalized children and to evaluate how he consider the body in his work. For the development of research, the theoretical framework is configured as follows: in the first section, I bring a study of the type “state of the art” about the hospital class in the last five years. The second section is devoted to theme of the hospital class to present its history and its legal aspects; the third section covers the body of discussions about the Cartesian paradigm, I make use of corporeality principles in order to resize the body mechanistic vision conceived by society. These principles become a possible way to hospital pedagogy. Data collection was performed in two hospitals, one in São Paulo state and another in Minas Gerais state. This study was configured as a qualitative, descriptive and used as data collection instrument, a structured interview and non-participant observation. The subjects who underwent the interview were four professors who teach classes in the hospital classes. For analysis of the interviews was used the Technique of Preparation and Analysis of Meaning Units, in which were made two generating questions the first being: "How do you see the body of his student of hospital class?" and the second "How do you work the body of his student in hospital class?". The first question was found that 75% of the subjects understand that the body of the student attends class hospital as fragile and submissive to clinical procedure and 50% deal with the care, respect and skills cognitive, referring to the second question. From the observation we found that teachers hospital class consider the body of the student guided by traditionalist model of teaching and learning, that is, focus on their professional performance is the transmission of content that prevails cognitive over the body of students attending hospital class.
Palavras-chave: Corporeidade
Criança
Pedagogia hospitalar
Atuação profissional
Corporality
Child
Hospital pedagogy
Professional performance
Área do CNPQ: Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citação: RODRIGUES, Júlio César. O corpo entre o riso e o choro na classe hospitalar. 2016. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 22-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

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