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Tipo: Tese
Título: Impacto de intervenções educativas na adesão à prevenção do câncer cérvico-uterino
Autor: SOARES, Maurícia Brochado Oliveira
Primeiro orientador: SILVA, Sueli Riul da
Resumo: Esta pesquisa relata os efeitos das intervenções educativas no conhecimento e adesão das mulheres à Prevenção do Câncer de Colo do Útero baseadas na metodologia freireana. Para tanto, foi realizado um estudo intervencionista com comparação entre dois grupos: intervenção e controle. A pesquisa foi realizada no Serviço Público de Saúde de um município do interior do estado de São Paulo. A população do estudo foi composta pelas mulheres de 25 a 64 anos de idade, perfazendo um total de 90 participantes em cada grupo. Para coleta dos dados foram utilizados questionários de identificação do perfil sociodemográfico, ginecológico e obstétrico e sobre conhecimento do exame de colpocitologia oncótica. Os dados foram digitados no software Excel® e analisados pelo software Action®, versão 3.1. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Os dados evidenciaram que, em sua maioria, as participantes dos grupos possuíam padrão médio significativamente semelhante em relação ao perfil sociodemográfico, obstétrico e ginecológico. O conhecimento sobre o exame no momento pré-intervenção era semelhante entre os grupos (p=0,6712), porém no momento pós-intervenção verificou-se diferença estatística significativamente superior no grupo intervenção (p<0,00001). A maioria dos resultados possuía alterações celulares benignas reativas ou reparativas em ambos os grupos intervenção e controle (87,78% e 94,44%) respectivamente, sendo que 100% das mulheres do grupo intervenção retornou para o recebimento do resultado enquanto 83,33% das mulheres do grupo controle retornou, com diferença significativa (p<0,00001). As condutas e encaminhamento realizados, em sua maioria, foram coerentes com o preconizado pelo Ministério da Saúde. Em relação a adesão ao exame de colpocitologia oncótica foi estatisticamente superior no grupo intervenção (p<0,00001) em relação ao controle. Houve correlação da adesão com o conhecimento em ambos os grupos intervenção e controle (p=0,0153 e p<0,00001) respectivamente e, com a idade no grupo intervenção (p=0,0090). Os dados revelaram que as intervenções educativas configuram estratégias eficazes para propiciar conhecimento e aumento da adesão ao rastreamento do Câncer de Colo do Útero.
Resumo: This study reports the effects of educational interventions in knowledge and adherence of women to Preventing cervical cancer uterus based on Freire's methodology. Therefore, an interventional study was comparison of two groups: intervention and control. The research was conducted at the Public Health Service of the municipality in the state of São Paulo. The study population was composed of women 25-64 years old, for a total of 90 participants in each group. For data collection were used identification questionnaire socio-demographic profile, gynecological and obstetrical and knowledge about the examination oncotic cytology. Data were entered in Excel® software and analyzed by Action® software, version 3.1. The study was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Triangulo Mineiro. The data showed that the majority of the participating groups had significantly similar average standard in relation to socio demographic, obstetric and gynecologic profile. Knowledge about the exam in the pre-intervention time was similar between groups (p=0.6712), but in the post-intervention time it was significantly higher statistical difference in the intervention group (p<0.00001). Most of the results had benign reactive cell changes or reparative in both intervention and control groups (87.78% and 94.44%) respectively, and 100% of women in the intervention group returned to the receipt of income while 83.33 % of the control group women returned, with a significant difference (p<0.00001). Conduits and referral conducted mostly were consistent with the recommended by the Ministry of Health. For adherence to the examination of Pap smear was statistically higher in the intervention group (p<0.00001) compared to the control. There was a correlation of accession with knowledge in both intervention and control groups (p=0.0153 and p<0.00001) respectively and, with age in the intervention group (p=0.0090). The data revealed that the educational interventions constitute effective strategies to provide knowledge and increased adherence to screening Cervical Cancer.
Esta pesquisa relata los efectos de las intervenciones educativas en el conocimiento y adhesión de las mujeres a la Prevención del Cáncer del Cuello del Útero embazadas en la metodología freireana. Para tanto, fue realizado un estudio intervencionista con comparación entre dos grupos: intervención y control. La pesquisa fue realizada en el Servicio Público de Salud de un municipio del interior del Estado de São Paulo. La población del estudio fue compuesta por las mujeres de 25 a 64 años de edad, sumando un total de 90 participantes en cada grupo. Para colecta de los datos fueron utilizados cuestionario de identificación del perfil sociodemográfico, ginecológico y obstétrico y sobre conocimiento del examen de colpocitologia oncótica. Los datos fueron digitados en el software Excel® y analizados por el software Action®, versión 3.1. La pesquisa fue aprobada por el Comité de Ética en Pesquisa de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro. Los datos evidenciaron que en su mayoría las participantes de los grupos poseían padrón promedio significativamente semejante en relación al perfil sociodemográfico, obstétrico y ginecológico. El conocimiento sobre el examen en el momento pre intervención era semejante entre los grupos (p=0,6712), pero en el momento pos intervención se verificó diferencia estadística significativamente superior en el grupo intervención (p<0,00001). La mayoría de los resultados poseía alteraciones celulares benignas reactivas o reparativas en ambos los grupos intervención y control (87,78% y 94,44%) respectivamente, siendo que 100% de las mujeres del grupo intervención retornó para el recibimiento del resultado en cuanto 83,33% de las mujeres del grupo control retornó, con diferencia significativa (p<0,00001). Las conductas y encaminamientos realizados en su mayoría fueron coherentes con el preconizado por el Ministerio de la Salud. En relación a la adhesión al examen de colpocitologia oncótica fue estadísticamente superior en el grupo intervención (p<0,00001) en relación al control. Hubo correlación de la adhesión con el conocimiento en ambos los grupos intervención y control (p=0,0153 e p<0,00001) respectivamente y, con la edad en el grupo intervención (p=0,0090). Los datos revelaron que las intervenciones educativas configuran estrategias eficaces para propiciar conocimiento y aumento de la adhesión al rastreo del Cáncer del Cuello del Útero.
Palavras-chave: Neoplasias do Colo do Útero.
Promoção da Saúde.
Saúde da Mulher.
Teste de Papanicolaou.
Educação em Saúde.
Uterine Cervical Neoplasms.
Health Promotion.
Women‟s Health.
Papanicolaou Test.
Health Education.
Neoplasias del Cuello Uterino.
Promoción de la Salud
Salud de la Mujer.
Prueba de Papanicolaou.
Educación en Salud.
Área do CNPQ: Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Citação: SOARES, Maurícia Brochado Oliveira. Impacto de intervenções educativas na adesão à prevenção do câncer cérvico-uterino. 2016. 165f. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 13-Dec-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde

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