Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/423
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de leitura e habilidades leitoras na Prova Brasil em uma escola municipal na cidade de Uberaba.
Autor: RODRIGUES, Débora Ribeiro Ceolin 
Primeiro orientador: TABAK, Fani Miranda
Resumo: Esta pesquisa é baseada em nossa proposta de intervenção intitulada Práticas de leitura e habilidades leitoras na Prova Brasil em uma escola municipal na cidade de Uberaba, cujo objetivo principal é programar práticas de leitura de textos literários para os alunos pertencentes ao 7º ano dessa escola, visando mediar a aquisição de conhecimentos linguísticos e culturais desses educandos. Por meio dos índices obtidos por essa escola nas três últimas avaliações aplicadas da Prova Brasil e pela análise de seus descritores, constatamos as principais dificuldades apresentadas pelos alunos no que diz respeito a esse processo avaliativo. A partir desse mapeamento, foram aplicados diversos métodos de letramento literário (oficinas e clubes de leitura, hora do conto, etc.) com o intuito de contribuir para a formação do jovem leitor. Por meio do letramento literário, a partir do contexto e da realidade em que os alunos estão inseridos, houve um crescimento intelectual e pessoal desses jovens, contribuindo, de forma significativa, para a sua aprendizagem. Dessa forma, os alunos envolvidos neste estudo desenvolveram ainda mais sua capacidade de interpretar textos, atribuindo-lhes um sentido de acordo com seus conhecimentos e suas vivências e, consequentemente, poderão futuramente vislumbrar melhores condições enquanto leitores e produtores de textos.
Resumo: This work is based on our intervention proposal entitled Reading Practices and Skills readers in Brazil Exam in a municipal school in the city of Uberaba, whose main goal is to program texts reading practices literary for the students belonging to the 7th grade in this school, aiming mediate linguistic and cultural knowledge acquisition of these students. Through the three latest reviews applied Brazil Exam and by analysis of the descriptors, we found that the main difficulties presented by the students relates to the evaluative process. From this mapping, we were applied several literary literacy methods (workshops and reading clubs, storytelling, etc.) in order to contribute to the formation of the young reader. By means of literary literacy, considering the context and reality in that students are entered, there was an intellectual growth and personal these young people, contributing significantly for your learning. Thus, the students involved in this study developed further its ability to interpret texts, giving them a sense according to their knowledge and experiences and, consequently, they will be able to find better conditions as readers and producers of texts.
Palavras-chave: Leitura.
Letramento literário.
Literatura.
Reading.
Literary literacy.
Literature.
Área do CNPQ: Letras
Língua portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: RODRIGUES, Débora Ribeiro Ceolin. Práticas de leitura e habilidades leitoras na Prova Brasil em uma escola municipal na cidade de Uberaba.. 2016. 103f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 28-Nov-2016
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Debora R C Rodrigues.pdfDissert Debora R C Rodrigues1,56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons