Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
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Tipo: Dissertação
Título: Aspectos prosódicos da oralidade no ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II
Autor(es): SILVA, Juliana Ferreira e
Primeiro Orientador: BARBOSA, Juliana Bertucci
Resumo: Essa pesquisa discute o papel da prosódia no ensino de língua portuguesa no ensino fundamental II. Para tanto, investiga como se apresenta hoje a concepção e análise da língua falada a partir da análise de uma coleção de livro didático do ensino fundamental II e propõe atividades didáticas com a finalidade de promover o estudo de aspectos prosódicos da língua portuguesa. Com o objetivo de verificar quais são os aspectos linguísticos abordados pela coleção com relação à língua falada, escolheu-se uma das seções dos livros para ser analisada: Prática de Oralidade. A partir da observação das atividades propostas no material didático, fez-se uma categorização de termos relacionados a aspectos prosódicos da fala, citados em trinta e dois capítulos divididos em quatro volumes, um para cada ano do ensino fundamental II. Após esse levantamento, fez-se uma análise da frequência cada um desses termos ocorreram em cada capítulo, e os resultados foram apresentados em um quadro e analisados à luz da fundamentação teórica que embasa esse trabalho, de acordo com Cagliari (1992), Massini-Cagliari e Cagliari (2006), Marcuschi (2005), Marcuschi (2007) e Marcuschi (2010). Os resultados da análise apontaram na direção de que o que mais acontece nas atividades direcionadas à prática de oralidade é: a) pouca diversidade de gêneros orais abordados; b) generalização de termos sem devida explicação sobre o que se refere; e c) ausência de informação para o aluno sobre como ele deverá proceder para desenvolver aquela habilidade da língua falada que está sendo pedida. Levando em consideração a análise feita com o material didático e a consequente constatação de que é necessário um direcionamento mais efetivo nas propostas de trabalho com a linguagem oral em sala de aula, apresentou-se uma proposta de intervenção pedagógica como uma sugestão que pode ser aplicada pelo professor para trabalhar com o desenvolvimento da consciência dos alunos sobre a função dos aspectos prosódicos na língua falada.
Abstract: This research discusses the role of prosody in Portuguese language teaching in basic education. Therefore, it investigates how the design and analysis of spoken language are presented today based on the analysis of a collection of textbook of elementary school and it also proposes educational activities in order to promote the study of prosodic aspects of the Portuguese language. In order to check what the linguistic aspects covered by the collection in relation to the spoken language are, it was chosen one of the sections of the books to be analyzed: Orality Practice. From the observation of the activities proposed in the teaching material, the terms related to prosodic aspects of speech found in the material were divided into categories. The study analyzed thirty-two chapters divided into four volumes, one for each year of elementary school. After this survey, the occurrence of each term was quantified and the results were presented in a table and analyzed in light of the theoretical framework that supports this paper, according to Cagliari (1992), Massini-Cagliari and Cagliari (2006), Marcuschi (2005), Marcuschi (2007) and Marcuschi (2010). The analysis results pointed in the direction that what mostly happens in the activities aimed at oral practice is: a) little diversity addressed at oral genres; b) generalization of terms without due explanation of what they refer to; and c) lack of information for the students about how they should proceed to develop that ability of spoken language that is being requested. Taking into account the analysis with textbooks and the consequent realization that a more effective targeting is necessary in proposals that work with the oral language in the classroom, it was presented a proposal of educational intervention as a suggestion that can be applied by the teacher to work with the development of students' awareness of the role of prosodic aspects of spoken language.
Palavras-chave: Ensino.
Língua portuguesa.
Oralidade.
Prosódia.
Livro didático.
Education.
Portuguese language.
Oral communication.
Prosody.
Textbook.
CNPq: Letras
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Citação: SILVA, Juliana Ferreira e. Aspectos prosódicos da oralidade no ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. 2016. 108f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/427
Data do documento: 29-Nov-2016
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