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Tipo: Dissertação
Título: Concepção de mulher em professoras da disciplina Educação Cristã em escolas educacionais evangélicas do Triângulo Mineiro
Autor: MARQUES, Doris Day Rodrigues 
Primeiro orientador: MOREIRA, Wagner Wey
Resumo: Este trabalho intitulado Concepção de Mulher em Professoras da disciplina Educação Cristã em escolas confessionais evangélicas do Triângulo Mineiro, tem por objetivo analisar, a partir de textos da Bíblia e estudos afins (particularmente da área teológica), aspectos relativos à concepção do conceito mulher, ou seja, analisar qual concepção as professoras da disciplina Educação Cristã de escolas confessionais evangélicas possuem a respeito de mulher, ou seja, se é uma concepção mais voltada para os papéis que a Bíblia sugestiona ou se o discurso das mesmas é perpassado pela visão feminista atual. Outro objetivo foi analisar se dentro da disciplina Educação Cristão é trabalhada alguma concepção de mulher, e se sim, qual concepção seria. Utilizamos como técnica para coleta de dados e composição do corpus, a entrevista, a qual foi realizada individualmente com cada professora, gravada e posteriormente transcrita. Para análise dos dados, utilizamos a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). A técnica proposta pelos autores possui os seguintes critérios: Relato Ingênuo, Identificação de atitudes e Interpretação. Ao todo foram entrevistadas dez professoras de três escolas confessionais evangélicas das cidades de Uberaba e Uberlândia e que lecionam a disciplina Educação Cristã no Ensino Fundamental. Concluímos que as professoras participantes da pesquisa acreditam que a Bíblia possui uma concepção de mulher, pois todas as entrevistadas responderam afirmativamente a esse questionamento, e segundo elas, esse perfil corresponde àquela mulher que é responsável pelo bom andamento do lar, como o cuidado com o marido e filhos. Por outro lado, observamos que todas sofreram influência do discurso feminista em sua trajetória, pois esse incentiva a mulher a procurar também realização profissional. Percebemos que essa mistura de papéis tem trazido grande conflito a essas mulheres pesquisadas, pois o papel de mãe e esposa continua sendo delas e agora também agregaram a obrigação de se tornarem provedoras juntamente com seus parceiros, além de profissionais qualificadas. Enfim, verificamos que o acúmulo de funções tem sido um fator desestabilizante para todas elas. A resposta da maioria foi bastante reveladora: sete professoras responderam que é muito válido, é muito bom para a mulher ter alcançado esse espaço, mas, e isso foi o intrigante, as mulheres entrevistadas se encontram em uma incógnita, pois se de um lado se sentem felizes e aptas para ocuparem o mercado profissional, por outro se sentem sufocadas e esmagadas, pois o que alegam é que ao invés de conquistarem um direito, conquistaram mais responsabilidades, pois agora além do cuidado com a casa, com o marido e com os filhos, também precisam cuidar da vida profissional.
Resumo: This research entitled Conception of Woman in Teachers of Christian Education in denominational Evangelical schools of Triângulo Mineiro, aims to analyze, from texts of the Bible and related studies (particularly from the theological area), aspects about the concept of woman, that is, analyze what concept the teachers of Christian education of Evangelical denominational schools have about woman, that is, whether it is a concept more focused on the roles that the Bible suggests, or if their discourse is perpassed by a current feminist vision. Another goal was to analyze if in Christian Education some conception of woman is worked, and if so, which concept it would be. We use as a technique for data collection and composition of the corpus, the interview, which was conducted individually with each teacher, recorded and subsequently transcribed. For data analysis, we use the technique of elaboration and analysis of Meaning units developed by Moreira, Sen and Porto (2005). The technique proposed by the authors has the following criteria: Naive Reporting, identification of attitudes and Interpretation. Ten teachers were interviewed in all three Evangelical denominational schools in the cities of Uberaba and Uberlandia and who also teach the subject Christian education in the elementary school. We conclude that the participating teachers in the survey believe that the Bible has a conception of woman, because all interviewed responded affirmatively to this question, and according to them, this profile corresponds to that woman who is responsible for the smooth running of the home, such as the care of her husband and children. On the other hand, we observe that all have suffered influence of feminist discourse in their career, because that encourages the woman to browse professional fulfilment. We realize that this blending of roles has brought great controversy to those women surveyed, as the role of mother and wife remains on them and now also added the obligation of becoming providers along with their partners, in addition to being qualified professionals. Finally, we note that the accumulation of functions has been a destabilizing factor for all of them. The answer of the majority was quite revealing: seven teachers responded that it is very valid, very good for the woman to have achieved this space, but, and this was intriguing, the women interviewed are disguised, because if on the one hand they feel happy and able to occupy the professional market, on the other they feel stifled and crushed, because what they claim is that rather than taking a right, they have conquered more responsibility, because apart from caring for their home, with their husband and children, they also need to take care of their professional life.
Palavras-chave: Educação.
Educação Cristã.
Ensino Fundamental.
Mulher.
Gênero.
Education.
Christian Education.
Elementary School.
Woman.
Genre.
Área do CNPQ: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MARQUES, Doris Day Rodrigues. Concepção de mulher em professoras da disciplina Educação Cristã em escolas educacionais evangélicas do Triângulo Mineiro. 2016. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 23-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Pós­-Graduação em Educação

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