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Tipo: Dissertação
Título: Políticas para a inclusão digital: práticas e possibilidades na escola pública
Autor: RICHITELI, Aurélio Alberto 
Primeiro orientador: LINHARES, Martha Maria Prata
Resumo: Este estudo insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores e Cultura Digital, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Toma como objeto de estudo as tecnologias digitais oferecidas pelas políticas públicas em seus programas de inclusão digital para professores de escola pública integrá-las em suas aulas. Tem como objetivo geral conhecer como as políticas públicas de inclusão digital estão contribuindo para a formação de quatro professores de quatro escolas públicas. Como objetivos específicos: investigar a integração das tecnologias digitais nas políticas públicas educacionais e seus programas de inclusão digital e a integração das tecnologias digitais nas aulas, na perspectiva de professores, em quatro escolas públicas da cidade de Uberaba (MG); conhecer a organização das políticas públicas educacionais em seus documentos, programas de inclusão digital e cursos de formação do professor e projetos realizados em cursos de inclusão digital. Este estudo, de natureza qualitativa, tem como sujeitos da pesquisa quatro professores da rede pública de ensino e como cenários da pesquisa quatro escolas públicas, duas municipais e duas estaduais, em Uberaba (MG). O percurso investigativo é guiado pela problematização: como as políticas públicas de inclusão digital estão contribuindo com a formação e com as práticas pedagógicas de quatro professores em relação à integração das tecnologias digitais? Para alcançar os objetivos propostos adotou-se a pesquisa bibliográfica e, como instrumentos de pesquisa, a observação, análise documental, questionário de identificação e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professores. A fundamentação teórica do estudo ocorre à luz de autores como Moran, Kenski, Demo, Tardif, dentre outros. Como resultados, a investigação mostra que mesmo com as dificuldades de infraestrutura enfrentadas pelos professores e as limitações dos cursos promovidos pelos programas de inclusão digital que têm um direcionamento muito técnico, os quatro professores encontram meios para integrar as tecnologias digitais em suas aulas. Os resultados também apontam, pelas análises das falas dos professores, que eles ainda não se sentem preparados, que para eles a formação para a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas é insuficiente e até mesmo superficial. Os professores sugerem que sejam chamados e ouvidos para uma maior participação no processo de elaboração dos programas de inclusão digital, entendendo que assim os resultados nas salas de aula serão melhores.
Resumo: This study follows the research line of Teacher Training and Digital Culture, from the Program of Graduate in Education in the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM). It proposes as object of study the digital technologies offered by public politics in their digital inclusion program for teachers of public schools to integrate them into their classes. It has as general objective to get to know how public politics of digital inclusion are contributing to the training of four teachers of four public schools. As specific objectives: to investigate the integration of digital technologies in the public educational politics and their digital inclusion programs and in classroom, from the perspective of teachers, in four public schools in Uberaba (MG); to understand the organization of public educational politics in the documents; programs of digital inclusion and courses of teacher training and projects made in courses of digital inclusion. This study, focusing qualitative, researched four teachers of the public net of schools and as scenario, four public schools, two municipal and two state schools, in Uberaba (MG). The investigative process guides itself by the problematization: how are public politics of digital inclusion contributing to the training and to pedagogical practices of four teachers relating to the integration of digital technologies? To achieve the proposed objectives, it was adopted the bibliographic research, and, as research tool, the observation, documental analysis, identification questionnaire and semi structured interviews made with the four teachers. The theoretical ground comes from authors as Moran, Kenski, Demo, Tardif, among others. As for the results, the investigation shows that despite the difficulties about infrastructure faced by the teachers and the limitations of the courses promoted by the digital inclusion programs that have a very technical direction, the four teachers find ways to integrate digital technologies into the classroom. The results also show, from analyzing the teachers, that they still do not feel prepared, that, for them, the training for the digital technology integration into pedagogical practices is insufficient and even superficial. They suggest that they are called and heard for a better participation in the elaboration process of the digital inclusion programs, understanding, then, that the results in classroom will be better.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas.
Inclusão digital.
Formação de professores.
Políticas públicas educacionais.
Tecnologias digitais.
Pedagogical practices.
Digital inclusion.
Teacher education.
Public educational politics.
Digital technologies.
Área do CNPQ: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RICHITELI, Aurélio Alberto. Políticas para a inclusão digital: práticas e possibilidades na escola pública. 2017. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 14-Feb-2017
Appears in Collections:Programa de Pós­-Graduação em Educação

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