Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/453
Tipo: Dissertação
Título: Arte contemporânea, mídia-educação e museus: remixando uma proposta pedagógica para o ensino médio
Autor: SOARES, Lizandra Calife 
Primeiro orientador: SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de
Resumo: Esta pesquisa visa à criação de um recurso educacional digital direcionado para o Ensino Médio, objetivando a interação entre ensino de arte contemporânea, mídia-educação e museus na web. Pretende responder à pergunta: como integrar os acervos de arte contemporânea, dispostos nos museus internacionais e nacionais, na modalidade virtual, com as demandas curriculares nacionais do Ensino Médio, em uma proposta contextualizada, que integre Mídiaeducação e da Arte/educação? Especificamente investiga a contribuição das abordagens pedagógicas próprias da Mídia-educação para a área da Arte/educação, com possibilidades de interconexão entre ensino de arte e Mídia-educação, a partir de atividades que relacionem os processos criativos e de produção do artista com a apreciação do público, em um contexto de decodificação e experimentação com a informação estética da arte contemporânea, disponível nos sites de museus. Como aporte teórico, as propostas pedagógicas de Dewey (1934, 1979), Eisner (1978, 2008) e Bruner (2000) com suas concepções e recomendações para o campo da Educação e do ensino de artes são apropriadas. Além de serem recobrados os fundamentos da Teoria da Resposta do leitor (FISH, 1980) que relacionada à proposta de letramento social (STREET, 2014), traz à tona o letramento em mídia. São, também, caracterizados os aspectos metodológicos sobre o ensino de arte (BARBOSA, 1995, 2003, 2010, 2011, 2015) e de mídias, observadas também nos documentos educacionais nacionais (PCN’s-EM /2000; PCN’s+EM /2002; OC’s-EM /2006). Como procedimento metodológico a pesquisa é de natureza aplicada, pois pretende gerar um produto final. É qualitativa, tem caráter exploratório e procedimentos técnicos bibliográficos e iconológicos. Para cumprir os objetivos e a construção do produto final, a pesquisa foi baseada nas concepções metodológicas do projeto de produtos, utilizada mais frequentemente na área do design. A opção por esse tipo metodológico é a de promover o auxílio para a criação e interpretação da produção que gerará o recurso educacional (produto final), uma vez que esse será o centro da investigação. Ao concluir a pesquisa, percebe-se a construção de um percurso pedagógico apoiado em tecnologias digitais gratuitas, que auxilia o ensino da arte contemporânea no Ensino Médio, enfocando a crítica como construtora de conhecimento e os meios de comunicação como educadores informais na sociedade.
Resumo: This research aimed at the creation of a digital educational resource targeted to the Secondary School, by building interactions between the teaching of contemporary art, media-education and museums on the web. It answers the fundamental question: how to integrate the collections of contemporary art - arranged in international and national virtual museums - with the national curricular demands of the Secondary School, in a coherent and contextualized proposal that integrates the methodologies of the media education and art education? The specific goals were to investigate the contribution of media education pedagogical approaches to the arts education field; to test possibilities of interconnection between arts teaching and media education, from activities that relate the creativity and production processes of the artist with the public appreciation, in a context of coding/decoding and experimentation with the aesthetic information of contemporary arts. The theoretical background is based on Dewey (1934, 1979); Eisner (1978, 2008) and Bruner (2000), and their conceptions and recommendations for the field of Education em general and the teaching of the arts in particular. Also, we recovered the foundations of the Reader's Response Theory (FISH, 1980) related to the so-called social literacy (STREET, 2014), brings up the media literacy applied to arts. For this research were also analyzed studies referring to the methodologies of teaching art developed in Brazil (BARBOSA, 1995, 2003, 2010, 2011, 2015) and media, also observed in the national educational documents (PCN’s-EM /2000; PCN’s+EM /2002; OC’s-EM /2006). As a methodological procedure, it is an applied and qualitative research with exploratory character, bibliographical and iconological proceedings. The production was based on the methodological conceptions of the design of products, to create and assess a production process that will generate the final product. At the conclusion of the research, a digital educational resource was built based on free technologies, which will support the study of contemporary arts in Secondary School, focusing on criticism of a knowledge builder and the media as an informal educator in society.
Palavras-chave: Arte-Educação.
Mídia-educação.
Museus na web.
Arte contemporânea.
Ensino Médio.
Arts education.
Media education.
Website museums.
Contemporany arts.
Secondary School.
Área do CNPQ: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOARES, Lizandra Calife. Arte contemporânea, mídia-educação e museus: remixando uma proposta pedagógica para o ensino médio. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós­-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 21-Feb-2017
Appears in Collections:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Lizandra C Soares.pdfDissert Lizandra C Soares5,28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons