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Tipo: Dissertação
Título: Qualidade e estilo de vida dos graduandos da área da saúde de uma universidade pública em Uberaba-MG
Autor: CRUZ, Samantha Silva e 
Primeiro orientador: PEDROSA, Leila Aparecida Kauchakje
Resumo: Os graduandos experienciam o Ensino Superior com uma formação de qualidade objetivando o êxito profissional aliado ao desenvolvimento pessoal. O período de formação do graduando é um marco importante delineado por vários desafios, mudanças e dificuldades a serem superadas que podem impactar sua saúde. Este estudo objetivou analisar os escores da Qualidade de Vida (QV) e do Estilo de Vida Fantástico (EVF) de graduandos dos cursos da área da saúde de uma Universidade Pública em Uberaba-MG. Trata-se de um estudo observacional e transversal com abordagem quantitativa, que utilizou três questionários para a coleta de dados: o sociodemográfico e acadêmico, o WHOQOL-BREF e o EVF. Os dados foram analisados no programa SPSS 21.0. Para a análise de dados utilizaram-se frequências absolutas e relativas, medidas de tendência central (média, mediana) e dispersão (amplitude e desvio padrão). Também realizadas as análises da Correlação de Pearson e de Spearman e do teste t-Student. O nível de significância para os testes foi de 0,05%. Foram entrevistados 399 graduandos, sendo que dentre estes, 29,6% eram do curso de Medicina, 72,4% do sexo feminino, a faixa etária predominante foi de 20 a 24 anos, solteiros, cor da pele branca, residentes em república, procedentes de outras cidades do Brasil, não exerciam atividade remunerada, não possuíam renda pessoal, renda familiar de dois a 10 salários mínimos e não possuíam doenças crônicas. A maioria dos graduandos classificou o EVF como bom (45,11%). A correlação entre o EVF e a renda familiar foi positiva e estatisticamente significante. Os graduandos apresentaram melhores escores de QV nos Domínios Social e Físico. Observaram-se diferenças estatisticamente significantes entre as variáveis sociodemográficas e os Domínios de QV. Em relação à variável procedência e a variável possuir doença crônica, foram observadas diferenças estatisticamente significantes no Domínio Físico de QV. O Domínio Social de QV demonstrou-se estatisticamente significante quando relacionado à variável procedência. Os graduandos apresentaram diferenças estatisticamente significantes, também, no Domínio Ambiental relacionado à cor da pele. A correlação dos domínios de QV com as variáveis sociodemográficas apresentou diferença estatisticamente significativa apenas para renda familiar quando correlacionada ao Domínio Ambiental. A correlação entre os escores dos Domínios de QV impactaram positivamente no9 EVF em todos os Domínios, sendo positiva e forte, o que revelou dados estatisticamente significantes. A análise de regressão linear múltipla apontou que o único preditor estatisticamente significativo para os escores de EVF, com relevante coeficiente β, foi a renda familiar. Na análise de regressão linear entre a QV e as variáveis sociodemográficas e o escore do EVF, apenas a variável EVF foi estatisticamente significante para todos os domínios de QV e apresentou coeficiente β de forte associação. O estudo possibilitou melhor conhecimento da realidade de graduandos, sua QV e seu EV, enaltecendo informações que contribuem com a discussão de ações relacionadas à prevenção e à promoção da saúde destes graduandos em sua formação acadêmica.
Resumo: The graders have experienced the Superior Education with a formation of quality whose aim is the professional success allied to the personal development. The period of the grader’s formation is an important mark drawn up various challenge, changes and difficulties to be overcome, which may impact on health. The aim of this study is to analyze the scores of the graders’ Life Quality (LQ) and their Fantastic Life Style (FLS) in their courses of the health area at a Public University in Uberaba, Minas Gerais. It is an observational and transversal study with quantitative approach, which was used three questionnaires to data collection: socio-demographic and academic, WHOQOL-BREF and the FLS. The data were analyzed in the SPSS 21.0 program. Unrestricted and relative frequencies, measures of central tendency (mean and median) and dispersion (amplitude and standard diversion) were used to the data analyses. The analyses of Pearson’s and Spearman’s Correlation and t-Student test were also carried out. The significant level to the tests was 0.05%. Three hundred and ninety-nine graders were interviewed, among them, 29.6% were of the Medical School, 72.4% were females, the predominant age group was from 20 to 24 years old, single, white skin, lived in college society, from the other cities in Brazil, they had no job, no personal income, familiar income from 2 to 10 living wages and no chronic diseases. Most of the graders classified the EVF as good (45.11%). The correlation between the EVF and familiar income was positive and statistically significant. The graders presented better scores of LQ in the Social and Physical Dominions. It was observed statistically significant differences between the sociodemographic variables and the Dominions of LQ. In relation to the variable provenience and the variable to have chronic disease, statistically significant differences in the Physical Dominion of LQ were observed. The Social Dominion of LQ showed statistically significant when it is related to the variable provenience. The graders also presented statistically significant differences in the Environmental Dominion related to the color of the skin. The correlation of the dominions of LQ with the socio-demographic variables presented statistically significant difference only to the familiar income when it is related to the Environmental Dominion. The correlation between the scores of the Dominions of LQ impacted in the FLS in all Dominions, positively and strongly, which revealed statistically11 significant data. The analyses of linear and multiple regression showed that the unique statistically significant predictor to the scores of FLS, with relevant coefficient β, was the familiar income. In the analyses of linear regression among the LQ, the socio-demographic variables and the score of the FLS, only the variable FLS was statistically significant to all dominions of LQ and presented the coefficient β of strong association. The study enabled better knowledge of the graders’ reality, their LQ and their LS, extolling some information which has contributed with the discussion of actions related to the prevention and promotion of these graders’ health in their academic formation.
Los estudiantes graduados experimentan la Educación Superior (ES) con una formación de calidad con el objetivo de éxito profesional combinado con el desarrollo personal. El periodo de formación del estudiante es un hito importante delineado por varios retos, cambios y dificultades para ser superados que pueden afectar a su salud. Este estudio tuvo como objetivo analizar las variables de Calidad de Vida (CV) y de Estilo de Vida Fantástico (EVF) de los estudiantes graduados de los cursos del área de salud de una Universidad Publica en UberabaMG. Se trata de un estudio observacional y trasversal con un enfoque cuantitativo que utiliza tres cuestionarios para recoger datos: los sociodemográficos y académicos, el WHOQOLBREF, y el EVF. Los datos fueron analizados con el programa SPSS 21.0. Para el análisis de los datos se utilizaron las frecuencias absolutas y relativas, medidas de tendencia central (media, mediana) y dispersión (ampitud y desviación estándar). También realizó el análisis de la correlación de Pearson y Spearman y la prueba de t de Student. El nivel de significación para las pruebas fue de 0,05%. Se entrevistó a 399 estudiantes universitarios, y de ellos el 29,6% eran estudiantes de Medicina, el 72,4% del sexo femenino, el grupo de edad predominante fue de 20 a 24 años, solteros, de color de la piel blanco, que viven en la república, procentes de otras ciudades del Brasil, no ejercian actividades remuneradas, que no poseian ingresos personales, genda familiar de 2 a 10 salarios mínimos y que no poseian enfermedades crónicas. La mayoría de los estudiantes clasifico el EVF como bueno (45,11%). La correlación entre el EV y los ingresos familiares fue positiva y estadisticamente significativo. Los estudiantes graduados presentaron mejores puntuaciones de CV en los dominios sociales y físicos. Se observaron diferencias estadisticamente significativas entre las variables socio-demográficas y los dominios de CV. En relación a la variable procedencia y la variable poseer enfermedad crónica, se observaron diferencias estadísticamente significativas en el dominio físico de la CV. El dominio social de la CV demostró ser estadísticamente significativa cuando se relaciona a la variable procedencia. Los estudiantes graduados mostraron diferencias estadísticamente significativas también en el dominio ambiental relacionado al color de la piel. La correlación de los dominios de CV con las variables13 sociodemográficas mostró diferencias estadísticamente significativas únicamente para los ingresos familiares cuando se correlaciona con dominio ambiental. La correlación entre las puntuaciones de los dominios de CV impactaron positivamente en el EVF en todos los dominios, siendo positivo y fuerte, lo que reveló datos estadísticamente significativos. El análisis de regresión lineal multilple mostró que el único predictor estadísticamente significativo para las puntuaciones de EVF con relevante coeficiente beta fue el ingreso familiar. En el análisis de regresión lineal entre la CV y las variables sociodemográficas y la puntuación del EVF, la única variable estadísticamente signifivativa fue EVF para todos los dominios de CV y mostró coeficiente beta de fuerte asociación. El estudio posibilitó mejor conocimiento de la realidad del estudiante, su CV y su EV elevando informaciones que contribuyan a la discusión de acciones relacionadas con la prevención y promoción de la salud de estos estudiantes en su formación académica.
Palavras-chave: Qualidade de Vida.
Estilo de Vida.
Estudantes de Ciências da Saúde.
Quality of life.
Life Style.
Students of Health Sciences.
Calidad de Vida.
Estilo de vida.
Estudiantes del Área de la Salud.
Área do CNPQ: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Citação: CRUZ, Samantha Silva e. Qualidade e estilo de vida dos graduandos da área da saúde de uma universidade pública em Uberaba-MG. 2017. 100f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 24-Feb-2017
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